Olá, Marcos Duarte!

OFICINEIROS, EDUCADORES E ALUNOS CONTAGIAM-SE PELA POESIA DE MARIO QUINTANA

Data: 11/05/2006

I Seminário do Centenário de Quintana oportunizou contato com poetas e formação de multiplicadores

A declamação de uma poesia para um pequeno grupo de poetas e educadores, no final da tarde de sábado, dia 6, foi um fato ainda mais motivador para os estudantes  Carine da Silva, 14 anos, Eduarda Duarte de Assumpção, 13, e Everton Prado, 13, responsáveis pela Rádio Escolar da Escola Municipal Chapéu do Sol. Incentivados pela professora Tânia Prado, desfrutaram de um sábado diferenciado, tendo por local o Salão de Atos do Conselho Deliberativo e o estacionamento do Estádio Beira-Rio. O espaço comumente ocupado por torcedores e debates esportivos, foi tomado pela magia da poesia de Mario Quintana, tendo como protagonistas educadores, alunos, oficineiros da Secretaria Municipal de Educação (Abrindo Espaços na Cidade que Aprende e Escola Aberta) e do Programa Social Saci Colorado, desenvolvido pelo Sport Club Internacional.


Acompanham a declamação (da esq. para direita) de Carine da Silva, Alfeu Farias, Odone Neves, Maria Clara Segobia e Maria do Carmo Souza

Ao participarem do I Seminário Conhecendo Vida e Obra de Mario Quintana, tiveram oportunidade de assistir a declamações, leituras dramáticas e performances baseadas na poesia simples, irônica e bem-humorada  do poeta gaúcho que completaria 100 anos em 30 de julho de 2006. Além disso, quando encerrou o evento, aproveitaram o final de tarde ensolarada para conversarem com alguns dos palestrantes, como o poeta e professor de Literatura Odone Antônio Silveira Neves e a poetisa e declamadora Jane Pimentel ? que distribuiu alguns livros autografados.

Ao serem entrevistados, os estudantes destacaram o valor daquele momento de interação com os es-critores e a interferência disso em sua educação: ?Eles  mostraram muito bem os poemas e dá vontade de ler também para sentir essa mesma emoção?, afirmou Carine, aluna da 7ª série. A colega de turma, Eduarda, complementou: ?Dá vontade de escrever, vão surgindo idéias de rimas?.

No próximo final de semana, durante as atividades do Escola Aberta, a comunidade atendida pela Escola Municipal Chapéu do Sol  terá oportunidade de ouvir, na Rádio Escolar, o relato dos estudantes sobre o evento. Dessa forma, pretendem contribuir para o envolvimento de colegas, professores e familiares na construção das atividades propostas junto às escolas municipais através do projeto sócio-educativo-cultural Centenário de Quintana, parceria do Saci Colorado, Smed e Fundação de Educação e Cultura do S. C. Inter-nacional (Feci), com apoio da Casa do Poeta Rio-Grandense e Academia Literária Gaúcha.    

Voltar