Inter empata com o Santos em jogo eletrizante na Vila Belmiro
Data: 26/08/2009
O Internacional empatou em 3 a 3 com o Santos na noite desta quarta-feira, na Vila Belmiro, em jogo atrasado da 16ª rodada do Brasileirão. Foi uma partida muito movimentada na Baixada Santista. O time colorado saiu perdendo por 2 a 0, mas Alecsandro estava em noite inspirada e marcou três gols, dois deles ainda no primeiro tempo. O Inter virou o placar na etapa final, mas o time da casa conseguiu buscar o empate. O time colorado retoma o quarto lugar, com 34 pontos, e ainda tem um jogo atrasado para disputar contra o Atlético-MG.

Artilheiro: Alecsandro marcou três gols no empate na Vila Belmiro
A partida foi eletrizante desde os primeiros instantes na Vila Belmiro. Logo aos 3min, o Inter teve boa chance. Taison fez um passe na medida para Andrezinho na intermediária, o meia-atacante avançou com a bola e invadiu a área para chutar em cima do goleiro Felipe. Os dois times marcavam forte e se movimentavam com intensidade, alternando-se nas investidas ofensivas. Aos 8min, Fabão arriscou de fora da área e Lauro defendeu com segurança.
Duro golpe
O equilíbrio da partida foi quebrado em dois lances isolados, praticamente em sequência, que determinaram os dois primeiros gols do Santos. Aos 13min, Bolívar tentou recuar de cabeça para Lauro, mas Mádson ganhou na velocidade e tocou na saída de Lauro para fazer 1 a 0. Dois minutos depois, após cruzamento da direita, a zaga colorada afastou mal e Kléber Pereira pegou a sobra na entrada da área. O atacante driblou o lateral Daniel e chutou forte para ampliar.
**IMAGEM**
Reação espetacular
O placar de 2 a 0 atentava contra o empenho apresentado pelo Inter nos minutos iniciais da partida. O time colorado sentiu os gols relâmpagos e ficou acuado em campo. Aos 18min, Mádson recebeu livre na direita e chutou para a grande defesa de Lauro. O goleiro evitou o gol de cobertura tocando a bola para escanteio com a ponta dos dedos. Aos 22min, o ataque santista roubou a bola nas proximidades da área e Sorondo salvou na cobertura, com um carrinho para a linha lateral.
Da mesma maneira surpreendente com a qual sofreu os dois gols, o Inter buscou o empate. Foram precisos também dois minutos para que a história do jogo começasse a mudar. Aos 24min, Taison fez grande jogada pela ponta esquerda, chegou à linha de fundo e cruzou rasteiro para a área, onde Alecsandro apareceu para desviar para o gol. 2 a 1. Era o começo da reação na Vila Belmiro. Aos 26min, Kléber cobrou falta e alçou a bola na cabeça de Alecsandro, que subiu com perfeição para empatar o jogo. Gol de artilheiro! Detalhe: Alecsandro fez um gesto para Kléber momentos antes da cobrança da falta e buscou a conclusão pelas costas da zaga santista. Foi um gol de quem conhece a grande área. 2 a 2 na Vila Belmiro.
Aos 29min, Giuliano chutou de longe e a bola passou quicando ao lado do gol. O Santos respondeu aos 31min, em um chute de Paulo Henrique que passou perigosamente sobre o travessão. O Santos tinha mais iniciativa no ataque. Aos 39min, Paulo Henrique chutou cruzado da meia-lua e a bola passou perto do ângulo direito de Lauro. Aos 40min, após cruzamento da esquerda, Kléber Pereira ganhou pelo alto e cabeceou para a grande defesa de Lauro. O goleiro se esticou para espalmar para o lado esquerdo do gol.
O time da casa pressionou bastante, mas o Inter conseguiu sustentar o empate heróico no primeiro tempo.
A virada
O Inter voltou igual para a etapa final. No Santos, Germano entrou no lugar de Rodrigo Mancha. O time paulista foi para cima logo nos primeiros minutos, mas a noite era de Alecsandro. Em um rápido contra-ataque, aos 4min, o centroavante marcou o gol da virada. Andrezinho achou o artilheiro livre de marcação pela esquerda e fez um lançamento preciso. Alecsandro chutou com categoria da entrada da área e fez 3 a 2. Foi uma atuação antológica de Alecsandro. O camisa 9 marcou três vezes e chegou aos 10 gols no Brasileirão. É o artilheiro do time no campeonato. Já são 22 gols na temporada.

Atuação irretocável de Alecsandro foi decisiva na reação do Inter
Novo empate
O jogo seguia muito disputado, com espaços para os dois times criarem chances ofensivas. Aos 12min, Neymar entrou no lugar de Róbson, no Santos, para dar mais velocidade ao ataque. O time de Vanderlei Luxemburgo rondava a área colorada, e aos 13min, empatou novamente a partida. George Lucas cruzou da direita e Kléber Pereira cabeceou com qualidade: 3 a 3. Foi o segundo gol do atacante santista na partida. Em 58 minutos de jogo, seis gols foram marcados na Vila Belmiro.
Goleador sente lesão
Aos 20min, Marcelo Cordeiro entrou no lugar de Andrezinho para desempenhar a função de meia-esquerda. Aos 24min, Kléber Pereira por pouco não desviou para o gol um cruzamento da esquerda. A bola passou por toda a área e saiu pela linha de fundo. Aos 25min, Alecsandro sentiu uma lesão muscular e precisou ser substituído. Magrão entrou em seu lugar.
O ritmo da partida caiu e o duelo na Baixada Santista ficou bastante truncado. Aos 31min, o árbitro acatou a uma informação prestada pelo auxiliar e expulsou Sorondo e Kléber Pereira, que teriam trocado empurrões na área. De imediato, o técnico Tite recompôs o setor defensivo colocando Danny Morais no lugar de Giuliano.

Sandro recebeu o terceiro cartão amarelo e desfalca o time na próxima rodada
Time sofre com expulsão
Com o sistema tático bastante descaracterizado em função das circunstâncias do jogo, o Inter perdeu sua força ofensiva. O Santos pressionava, e o time colorado se limitava à defesa, escapando em raros contra-ataques. Aos 41min, Marcelo Cordeiro cruzou da esquerda para a área. Taison aparecia para a conclusão, mas a zaga chegou antes para desviar para escanteio. Após a cobrança, Marcelo Cordeiro chutou longe do gol. Um minuto depois, o Santos trocou passes na área colorada e a zaga afastou providencialmente para escanteio. Após a cobrança, Fabão cabeceou com perigo, ao lado do gol.
Os cinco minutos de acréscimos dados pelo juiz foram tensos. O Inter tentava trocar passes no meio-campo esperando o tempo passar. Aos 47min, Kléber cobrou uma falta em cima da barreira, desperdiçando boa chance. Aos 48min, o jovem lateral Daniel, que fez sua segunda partida pelo time profissional, demorou para cobrar um arremesso lateral e recebeu o segundo cartão amarelo, sendo expulso. Pouco depois, o jogo acabou, e o empate foi valorizado pelos jogadores colorados.
De volta ao G-4
O resultado recolocou o Inter no G-4. É o quarto colocado, com 34 pontos. Vale ressaltar que o time colorado ainda tem um jogo atrasado para disputar, contra o Atlético-MG, no dia 2 de setembro, no Beira-Rio. Antes, porém, encara o Goiás, no próximo domingo, também em casa.
"Conseguimos reagir na partida. O empate fica de bom tamanho pelas circunstâncias da partida", avaliou o volante Sandro.
"Foi um jogo duro. Agora temos que trabalhar para os próximos jogos que teremos em casa", disse Marcelo Cordeiro.
"Nosso objetivo era vencer, mas este ponto aqui na Vila Belmiro é válido. Jogamos com a postura de um time que queria vencer. Não deu, mas seguimos na expectativa de voltar ao topo da tabela", afirmou o goleador Alecsandro.
"Estivemos muito próximos da vitória. Valeu o esforço. Foi um ponto importante. Agora, se vencermos o Atlético-MG no outro jogo atrasado, seremos o campeão do primeiro turno", ressaltou o presidente Vitorio Piffero.
"Tivemos equilíbrio emocional para buscar os gols. É um ponto importante conquistado em uma partida atrasada. Agora temos que tentar corrigir os erros para as próximas partidas", observou o técnico Tite.
Santos (3): Felipe; George Lucas, Eli Sabiá, Fabão e Léo; Rodrigo Mancha (Germano), Rodrigo Souto (André), Róbson (Neymar) e Paulo Henrique; Madson e Kléber Pereira. Técnico: Vanderlei Luxemburgo.
Internacional (3): Lauro; Daniel, Bolívar, Sorondo e Kléber; Guiñazu, Sandro, Giuliano (Danny Morais) e Andrezinho (Marcelo Cordeiro); Alecsandro (Magrão) e Taison. Técnico: Tite.
Gols: Mádson (S), aos 13min do primeiro tempo, Kléber Pereira (S), aos 15min do primeiro tempo, Alecsandro (I), aos 24min do primeiro tempo. Alecsandro (I), aos 26min do primeiro tempo, Alecsandro (I), aos 4min do segundo tempo, Kléber Pereira (S), aos 13min do segundo tempo.
Cartões amarelos: Rodrigo Mancha, George Lucas, Fabão (S); Sandro, Guiñazu, Marcelo Cordeiro (I). Expulsões: Sorondo e Daniel (I); Kléber Pereira (S).
Árbitro: Luiz Antônio Silva dos Santos, auxiliado por Marco Aurelio Pessanha e Wagner de Almeida (trio carioca).
Local: Vila Belmiro, Santos.