LIBERTAD, O ADVERSÁRIO NAS SEMIFINAIS
Data: 20/07/2006
O Libertad, do Paraguai, garantiu sua vaga à penúltima fase da competição continental vencendo por 3 a 1 o River Plate, no Estádio Defensores del Chaco, no último dia 18 de julho. Os gols contra os argentinos foram marcados por Hernán López, Sergio Aquino e Cristian Riveros.

Jogadores do Libertad comemoram classificação depois de vencer o River Plate
O atual vice-campeão do Torneio Clausura está em sua sétima participação na Libertadores, sendo a quarta consecutiva. Pela segunda vez na história, o clube chega às semifinais da competição. A última vez que isso aconteceu foi em 1977. Atualmente, o Libertad está em 57ª posição no ranking histórico da Conmebol.
Comandada pelo técnico argentino Gerardo Martino, os paraguaios ? assim como o Inter ? terminaram em primeiro lugar na segunda fase da competição, desbancando o argentino River Plate, o equatoriano El Nacional e o brasileiro Paulista. Nas oitavas-de-final empatou contra o Tigres, do México, em 0 a 0, na partida de ida. A decisão que colocou o clube nas quartas-de-final foi nos pênaltis, quando os paraguaios venceram por 5 a 3.
O Internacional enfrenta o Libertad na próxima quinta-feira (27/7), em Assunção, no Paraguai. A partida de volta no Beira-Rio será disputada no dia 3 de agosto.
O técnico considerou a vitória em cima do River Plate o melhor jogo de sua equipe em toda a campanha na Libertadores. Afirma que a oportunidade de jogar essa semifinal não pode ser desperdiçada. Os jogadores estão conscientes da importância da próxima partida.
Como curiosidade, o Libertad é o time que o presidente da Conmebol, Nicolas Leóz, torce. Tanto que o estádio da equipe se chama Nicolas Leóz.
Time base, que enfrentou o River: Aldo Bobadilla; Carlos Bonet, Pedro Sarabia, Edgar Balbuena e Martín Hidalgo; Sergio Aquino (Edgar Robles), Javier Villarreal, Cristian Riveros e Pablo Guiñazú; Roberto Gamarra (Nelson Romero) e Rodrigo López.