Olá, Marcos Duarte!

Inter goleia Goiás e já é o terceiro

Data: 30/08/2009

Com grande atuação, o Internacional goleou o Goiás por 4 a 0, na noite deste domingo, no Beira-Rio, pela terceira rodada do returno do Brasileirão. Marquinhos, Guinãzu, Giuliano e Kléber marcaram os gols. Com o resultado, o Inter chegou aos 37 pontos e assumiu a terceira colocação. Tem a mesma pontuação do São Paulo, mas supera o time do Morumbi por ter uma vitória a mais. Na próxima quarta-feira, o time colorado enfrenta o Atlético-MG, no Beira-Rio, em jogo atrasado do campeonato.


Jovem atacante Marquinhos foi um dos destaques da goleada no Beira-Rio

Foi uma atuação de encher os olhos do torcedor. Apesar dos diversos desfalques (Alecsandro, lesionado, Sandro, D'Alessandro e Taison, suspensos, Sorondo, expulso na última rodada, e Andrezinho, preservado em função de um desconforto muscular), o Internacional teve um desempenho consistente em todos os setores e foi soberano na partida do primeiro ao último minuto. Os jogadores que entraram para substituir as baixas deram conta do recado e foram fundamentais na conquista da 11ª vitória no campeonato que fez o Inter subir na tabela de classificação. Já é o terceiro, com um jogo a menos que os demais times. Na próxima quarta, enfrenta o Atlético-MG, no Beira-Rio, em jogo atrasado referente à 17ª rodada. Se vencer, chegará à vice-liderança, ficando a um ponto do líder Palmeiras.

**IMAGEM**

Atuando no esquema 3-5-2, o Inter teve a reestreia do zagueiro Fabiano Eller, que compôs o setor defensivo ao lado de Bolívar e Índio. Danilo, pela direita, e Kléber, pela esquerda, foram os alas. Magrão e Guiñazu formaram a dupla de volantes. Giuliano foi o responsável pela articulação, e Marquinhos, grande destaque da partida, foi o companheiro do estreante Edu no ataque.

O Inter impôs um forte ritmo logo no início do jogo. A forte marcação e as boas trocas de passes envolveram o Goiás no seu campo de defesa. Já aos 5min, a estrela de Marquinhos começou a brilhar. O atacante formado nas categorias de base recebeu grande passe de Giuliano, passou pelo marcador com um drible sensacional na meia-lua e tocou por cima na saída do goleiro Harlei. Um gol de craque, o seu primeiro pelo time profissional logo na sua terceira partida.

O Goiás tentou ameaçar aos 8min, em um chute de Felipe que passou ao lado do gol. Mas era o Inter que ditava o ritmo com jogadas rápidas em volta da área do time goiano. Aos 12min, Kléber fez excelente lançamento para Marquinhos no ataque. O jovem jogador deu um corte no marcador e serviu para Giuliano, que soltou a bomba de fora da área. A bola passou muito perto do ângulo. Pouco depois, Fernandão disputou um lance com Magrão e acertou o volante colorado com o cotovelo. O árbitro não perdoou e expulsou o ex-jogador colorado. Enquanto se dirigia ao túnel do vestiário, a torcida gritava “Uh, Fernandão, uh, Fernandão”. Antes, no momento do anúncio da escalação do Goiás pelo sistema de som do estádio, os colorados também gritaram o nome do eterno capitão das conquistas da Libertadores e Mundial Fifa. O mesmo ocorreu quando o nome de Iarley foi anunciado.


Fernandão foi expulso no seu primeiro jogo contra o Inter

Homenagens à parte, o que se viu no Beira-Rio foi um Goiás totalmente inoperante. O Inter anulou as principais jogadas do time do Serra Dourada. E com um jogador a mais em campo, teve ainda mais espaço para explorar as investidas no ataque.

Aos 16min, Marquinhos tabelou com Guiñazu na entrada da área e fez uma assistência perfeita para o capitão colorado. Guiñazu puxou a bola para o lado esquerdo e chutou forte buscando o cantinho esquerdo de Harlei. Era tudo o que a torcida queria: um gol do ídolo argentino, o seu quarto com a camisa colorada.

O segundo gol não arrefeceu o ímpeto colorado. Aos 20min, Edu fez boa jogada na linha de fundo e cruzou para a área, mas Harlei interceptou a bola. Um minuto depois, após bola alçada para a área do Goiás, Danilo chutou forte sobre o gol. O ala esperou a bola quicar no chão e soltou a bomba.

O Internacional fazia uma marcação implacável no meio-campo. Guiñazu e Magrão eram verdadeiros gigantes, dando liberdade total para Giuliano trabalhar a bola para os atacantes Edu e Marquinhos. O Goiás, por sua vez, ficava espremido no seu campo de defesa. Aos 32min, Giuliano recebeu grande lançamento, avançou em velocidade, se livrou da marcação e ficou cara a cara com Harlei. O meia-atacante chutou buscando o canto direito e a bola passou muito próxima à trave. Aos 35min, Edu fez boa tabela com Fabiano Eller e a bola sobrou para Kléber, que soltou a pancada frontal ao gol. Harlei se esticou para desviar a bola para escanteio. Apesar da falta de ritmo, Edu mostrava qualidade quando tinha a bola dominada. Aos 42min, o atacante recebeu no interior da área pelo lado esquerdo e chutou cruzado pela linha de fundo.

Os dois times voltaram sem modificações para a etapa final. O Inter manteve o padrão de desempenho e logo chegou ao terceiro gol. Aos 6min, Marquinhos fez boa jogada pela esquerda e cruzou para a área, encobrindo o goleiro Harlei. A bola parecia que iria sair, mas Edu chegou a tempo no segundo pau e cruzou novamente. Giuliano apareceu por trás da zaga e cabeceou de forma certeira: 3 a 0. Foi o quarto gol do meia-atacante com a camisa colorada.

O Inter dava show, para delírio dos mais de 30 mil torcedores que vieram ao Gigante. Aos 10min, Kléber chutou cruzado da esquerda e a bola explodiu na trave. Aos 14min, Bolaños entrou no lugar de Edu, que deixou o campo bastante aplaudido pela torcida. Aos 15min, em um raro lance de perigo oferecido pelo Goiás, Leandro Euzébio cabeceou ao lado do gol.

Aos 22min, em um rápido ataque, Bolaños escorou para Magrão no interior da área, o volante chutou para a defesa parcial de Harlei, e no rebote, Marquinhos quase conseguiu nova conclusão, mas Harlei acabou ficando com a bola. Aos 26min, a zaga goiana afastou para fora da área e Giuliano chutou a sobra por cima do gol. Aos 28min, Kléber fez grande lançamento para Bolaños na área. O equatoriano tentou encobrir o goleiro, mas a bola tomou muita elevação.

O quarto gol era iminente. Aos 34min, Danilo aparou um cruzamento no interior da área e Kléber apareceu para concluir com muita categoria. O lateral deu o toquezinho na bola e encobriu Harlei. A goleada estava fechada. Mas o Inter teve outras boas chances de marcar. Aos 40min, Marquinhos lançou Bolaños no meio-campo e o equatoriano partiu com a bola dominada até a área adversária. Na conclusão, o chute saiu desviado para escanteio. Aos 43min, Giuliano cruzou do lado da pequena área e Danilo chutou na rede, pelo lado de fora. Foi o último lance de uma atuação eletrizante do Inter.

"Tentei ajudar ao máximo. Fico feliz por ter marcado um gol e feito o passe para outro. Quando o Tite precisar, estarei à disposição", comemorou Marquinhos.

“Consegui render bastante junto ao time. Foi uma grande noite”, vibrou Kléber.

"Foi acima da expectativa o desempenho do Inter. Tivemos muita posse de bola e envolvemos o adversário. Foi atípico, pelo fato do time ter sido montado em cima de muitos desfalques. Mas futebol é assim. O nosso desafio sempre é ter um bom desempenho. Tomara que a gente consiga repeti-lo contra o Atlético-MG", avaliou o técnico Tite.

"Foi uma grande vitória. Fizemos prevalecer o fator local e batemos um adversário direto na tabela. Vale elogiar o técnico Tite, que soube armar uma boa equipe apesar de todos os desfalques", afirmou o presidente Vitorio Piffero.

Internacional (4): Lauro; Índio (Danny Morais), Bolívar e Fabiano Eller; Danilo, Guiñazu, Magrão (Glaydson), Giuliano e Kléber; Edu (Bolaños) e Marquinhos. Técnico: Tite.

Goiás (0): Harlei; Valmir Lucas, Leandro Eusébio e Ernando; Victor, Ramalho, Léo Lima (Everton), Fernandão e Júlio César; Iarley (Fernando) e Felipe (Bruno). Técnico: Hélio dos Anjos.

Gols: Marquinhos (I), aos 5min do primeiro tempo, Guiñazu (I), aos 16min do primeiro tempo, Giuliano (I), aos 6min do segundo tempo, Kléber (I), aos 34min do segundo tempo.

Cartões amarelos: Fabiano Eller, Magrão, Glaydson (I); Expulsão: Fernandão (G).

Público: 30.198 / Renda: R$ 470.020,00.

Arbitragem: Ricardo Marques Ribeiro, auxiliado por Helberth Costa Andrade e Guilherme Dias Camilo (trio mineiro).

Local: Beira-Rio, Porto Alegre.

Voltar