O melhor do Brasil no primeiro turno
Data: 02/09/2009
O Internacional goleou o Atlético-MG por 3 a 0 na noite desta quarta-feira, no Beira-Rio, em jogo atrasado da 17ª rodada do Brasileirão. Edu (2) e D'Alessandro marcaram os gols. O time colorado chegou aos 40 pontos e assumiu a vice-liderança, ficando a um ponto do líder Palmeiras. Além disso, o Inter conquistou o título simbólico do primeiro turno. Foi a melhor campanha entre os 20 participantes do campeonato (37 pontos, 11 vitórias, 4 empates e 4 derrotas).
**IMAGEM**
O Inter repetiu o padrão tático da goleada sobre o Goiás, com o técnico Tite escalando a equipe no esquema 3-5-2. A única mudança foi a entrada do zagueiro Sorondo no lugar de Índio. D'Alessandro, liberado para atuar após cumprir pena imposta pelo STJD, começou no banco de reservas.
O Inter tomou a iniciativa no início da partida. A 1min Giuliano cruzou da direita, a zaga cortou mal, Edu rolou para Kléber, que chutou cruzado em direção à pequena área. Giuliano entrou de carrinho e quase alcançou a bola. O Atlético respondeu com força no minuto seguinte. Diego Tardelli deu grande passe para Rentería, que entrou livre na área e tentou encobrir o goleiro, mas a bola foi por cima. Um susto.
O time colorado trocava passes, se movimentava e tentava as jogadas pelos lados do campo. O Atlético ficava com oito jogadores atrás da linha da bola, marcava forte e dificultava a criação colorada. Tardelli e Rentería ameaçavam nos contra-ataques. Aos 11min, Marquinhos cobrou escanteio com efeito e Bruno deu um tapa para novo escanteio. Aos 12min, Rentería fez boa jogada pela esquerda, entrou na área e chutou rasteiro na rede, pelo lado de fora.

Inter não deu chance para o Atlético-MG no Beira-Rio
O Atlético se fechava bem e forçava o Inter a trocar passes em busca de espaços. Era um jogo de paciência. Aos 17min, Corrêa cobrou falta com perigo e a bola passou ao lado. Aos 22min, Tardelli entrou a dribles na área e chutou, mas Bolívar salvou para escanteio. No lance seguinte, Kléber fez boa jogada pela esquerda, passou por Corrêa e cruzou, mas a zaga afastou. Aos 27min, Renan Oliveira arriscou de fora da área ao lado do gol.
O Inter não conseguia superar a marcação e tinha dificuldades para criar diante da boa marcação mineira. Aos 30min, Edu entrou na área, passou pelo marcador e foi puxado: Pênalti claro não marcado pelo juiz. Um absurdo. O árbitro estava a cinco metros do lance. Aos 37min, Giuliano cruzou com perigo da esquerda, mas a zaga cortou. Aos 38min, Giuliano passou pelo marcador e chutou rasteiro. A bola tocou em Renan e saiu para escanteio. O juiz mais uma vez aprontou: deu tiro de meta. Aos 40min, a zaga do Atlético deu um chutão para a frente, a bola sobrou para Diego Tardelli livre, mas Lauro saiu da área e salvou de cabeça. Aos 45min, Kléber cruzou forte, Sorondo tentou de calcanhar, mas a bola sobrou para o goleiro. Foi o último lance da etapa.
O Inter teve muitas dificuldades de criar no primeiro tempo devido à forte marcação do Atlético, que ainda conseguiu levar perigo em lances com Diego Tardelli e Rentería. Apesar disso, o resultado dos primeiros 45 minutos poderia ter sido favorável ao Inter, devido a um pênalti claro não marcado sobre o atacante Edu.
O time colorado voltou com uma modificação para a etapa final: entrou D´Alessandro no lugar de Danilo. Aos 2min, Kléber cobrou falta para a área, mas o goleiro Bruno defendeu. Aos 3min, D´Alessandro avançou pela meia-esquerda e tocou em Marquinhos que chutou na zaga. Na sobra, Giuliano concluiu muito alto. O Inter forçava as jogadas pela esquerda com Kléber, Marquinhos e D´Alessandro.

Edu (camisa 18) sobe para a cabeçada...

e parte para a comemoração do seu primeiro gol
Aos 5min, D´Alessandro deu lindo passe para Kléber que foi à linha de fundo e cruzou na medida para Edu cabecear e fazer o primeiro gol. Uma linda jogada coletiva do Inter! Foi o primeiro gol de Edu com a camisa colorada.
O Inter dominava amplamente, e o segundo gol saiu na sequência. Aos 7min, Giuliano começou a jogada pela direita, a bola sobrou para Kléber chutar cruzado. No rebote, D´Alessandro deu uma bomba e marcou o segundo gol colorado. Foi também o 12º gol do argentino com a camisa do Inter. Um jogo que estava complicado para o Inter transformou-se completamente com a entrada de D´Alessandro. Com sete minutos, construiu a jogada do primeiro gol e marcou o segundo.
Aos 10min, Giuliano recuperou a bola na entrada da área e chutou forte. A bola desviou na zaga e quase entrou. Aos
15min, Edu foi mais uma vez decisivo no ataque. Kléber cruzou da intermediária e Edu deu um peixinho para fazer o terceiro gol do Inter e o seu segundo com a camisa colorada, Já Kléber chegou a sua 16ª assistência na temporada. O lateral é o jogador que mais deu passes para gols no Inter no ano.
O Inter dava show, com um futebol lindo de dribles, movimentação e toques rápidos. Aos 23min, D´Alessandro (foto ao lado) fez um carnaval pela direita, aplicou vários dribles em dois marcadores e cruzou para Kléber que chutou forte e quase Bolívar alcançou na pequena área. Aos 27min, D´Alessandro deu bom passe para Marquinhos que cruzou na rede pelo lado de fora. Mais uma boa iniciativa do meia argentino que incendiou o jogo a favor do Inter. Aos 29min, Marquinhos foi lançado na área e chutou forte para boa defesa de Bruno. Aos 31min, o Inter fez uma série de passes, de pé em pé, da esquerda pra direita até Giuliano lançar Edu, na área, mas a bola correu demais e saiu pela linha de fundo. A torcida aplaudiu a linda jogada coletiva.
Aos 33min, Corrêa cobrou falta e Lauro defendeu com segurança. Aos 34min, saiu Edu, o goleador da noite, e entrou Léo, que fez a sua primeira partida com a camisa colorada. A torcida gritou o nome de Edu. Aos 37min, Corrêa cobrou nova falta com força e Lauro salvou de soco. Aos 43min, saiu Kléber, muito aplaudido, para a entrada de Marcelo Cordeiro. Já aos 45min, Guiñazu deu grande passe para Marquinhos, mas o goleiro Bruno salvou em boa saída de gol. Foi o último lance antes do apito final.
"A gente tem jogadores de qualidade que dão alternativas pro treinador", elogiou Magrão. "Temos que seguir trabalhando que o time tem condições de lutar pelo Brasileiro. O grupo do Inter é muito qualificado e isso facilita a adaptação", afirmou Edu, o artilheiro da noite.
"Voltamos a jogar bem. Foram duas partidas excelentes em casa, mas temos muitas partidas ainda. Temos que seguir com atenção e mobilização totais em busca do título", afirmou o zagueiro Fabiano Eller.
"Encostamos no Palmeiras e confirmamos a melhor campanha do Primeiro Turno. Está bom, mas queremos mais. E este mais passa por buscar um bom resultado diante do Avaí. Temos que jogar fora de casa como jogamos em casa. A torcida correspondeu, apesar da chuva que caiu desde ontem", disse o presidente Vitorio Piffero.
"Este é o campeonato mais equilibrado. O fato mais significativo é ter encostado no Palmeiras, mais até do que ser campeão do Primeiro Turno. Fundamental para estes resultados bons é o grupo do Inter, que temos que valorizar. Os jogadores estão entrando e dando a conta do recado", elogiou o técnico Tite.
Internacional (3): Lauro; Bolívar, Sorondo e Fabiano Eller; Danilo (D´Alessandro), Magrão, Guiñazu, Giuliano e Kléber (Marcelo Cordeiro); Edu (Léo) e Marquinhos. Técnico: Tite.
Atético-MG (0): Bruno; Werley, Alex Bruno, Felipe (Paulinho), Carlos Alberto, Renan, Corrêa, Renan Oliveira (Pedro Oldoni) e Tiago Feltri; Diego Tardelli e Rentería (Thiago Cardoso). Técnico: Celso Roth.
Gols: Edu (I), aos 5min do segundo tempo, D´Alessandro (I), aos 7min do segundo tempo, Edu (I), aos 15min do segundo tempo.
Cartões amarelos: Rentería, Felipe, Alex Bruno (A), Sorondo, Bolívar (I).
Público: 20.250 / Renda: R$ 276.070,00.
Arbitragem: Francisco Carlos Nascimento (AL), auxiliado por Marco Antonio Martins (SC) e Carlos Jorge Titara da Rocha (AL).
Local: Beira-Rio, Porto Alegre.