ALEXANDRE PATO MARCA NO PRIMEIRO COLETIVO EM TÓQUIO
Data: 09/12/2006
Sob uma sensação térmica próxima a 0°C, o Inter treinou em Tóquio no segundo dia de atividades para a partida da próxima quarta-feira válida pela semifinal da Copa do Mundo de Clubes da Fifa. Para se protegerem do frio e da chuva fina, os jogadores utilizaram luvas, toucas e abrigos.
Os 23 jogadores da delegação colorada que lutam pelo título mundial treinaram com uma temperatura de 6ºC, mas com sensação térmica menor. A exemplo do que foi feito ontem, o time iria treinar em dois turnos. No treino da manhã, o técnico Abel Braga realizou um coletivo de cerca de 30 minutos vencido por 1 a 0 pelos titulares, em gol marcado por Alexandre Pato (foto ao lado). Na jogada, o atacante driblou o goleiro Clemer (nos coletivos, geralmente o goleiro titular joga entre os reservas para ser mais testado), e tocou para o gol. O time titular teve Renan, Ceará, Índio, Fabiano Eller e Hidalgo. Edinho, Wellington Monteiro, Fernandão e Alex; Alexandre Pato e Iarley.
Pato comemorou o bom desempenho: "Me senti feliz, muito tranqüilo e concentrado para fazer o trabalho que o professor Abel Braga pediu para fazer". O jogador também festejou o fato de ter marcado o único gol do coletivo. "Tive uma boa chance. O Fernandão me deixou na cara do gol, tive a oportunidade de me livrar do Clemer e fazer o gol".
Clemer analisou o rendimento do time no coletivo: "A movimentação foi muito boa. É isso que temos que fazer no primeiro jogo: com a posse de bola ter ofensividade e fazer de tudo para que possamos fazer o nosso gol rápido, para dar tranqüilidade para nós ali atrás".

Abel passa instruções aos jogadores (Reuters)
O frio japonês nessa época do ano é rigoroso e muito próximo aos piores momentos do inverno gaúcho, quando as temperaturas chegam próximas a 0°C. Em 1987, por exemplo, na disputa entre Porto e Peñarol, o jogo foi disputado debaixo de muita neve. Apesar disso, a tendência é que não haja neve durante o Mundial este ano.

Fernandão salta para cabecear: treino em dois tunros neste sábado (EFE)
O treino programado para a tarde foi cancelado devido ao cansaço sentido por alguns jogadores. A partir de domingo, a equipe só vai treinar à tarde, em um horário mais próximo aos dos jogos. O Inter estréia na quarta-feira em Tóquio, às 8h20min (horário de Brasília), diante do vencedor do confronto entre Al Ahly e Auckland City, que se enfrentam no domingo em Toyota a partir das 8h20min. O técnico Abel Braga, o auxiliar Robertinho, o presidente Fernando Carvalho e o vice-presidente de futebol, Vitório Piffero, devem acompanhar a partida ao vivo no estádio de Toyota.

Abel observa Fernandão (E) e Alexandre Pato durante treino em Tóquio (EFE)