Olá, Marcos Duarte!

MUNDIAL: INTER ENFRENTARÁ O BARCELONA NA FINAL

Data: 14/12/2006

Por Alexandre Corrêa/Enviado Especial ao Japão

O Barcelona, atual campeão europeu, será o adversário do Inter na grande final do Mundial de Clubes da Fifa no próximo domingo, em Yokohama, no Japão. O time catalão venceu na noite desta quinta-feira (manhã do Brasil) o América, do México, por 4 a 0, em Yokohama e classificou-se à decisão. Os gols foram marcados por Gudjohnsen, Márquez.

Na partida disputada no mesmo local da final de domingo, o Barcelona demonstrou superioridade ao time mexicano e venceu com facilidade. Desde os primeiros minutos, o time catalão dominou a partida com um bom toque de bola e movimentação dos seus jogadores.


Barcelona e América se enfrentaram em Yokohama

O clima foi favorável ao Barcelona desde o começo. A ampla maioria do estádio tomada por japoneses torcia pelo time catalão. Durante o anúncio do time mexicano pela dupla de locutores do estádio, a torcida permaneceu em silêncio. Só manifestou-se um pouco quando surgiu o nome do atacante Cláudio Lopez, ex-titular da seleção argentina. Mas quando a equipe espanhola foi anunciada, o estádio passou a aplaudir todos os jogadores, principalmente Ronaldinho e Deco. Havia também muitos japoneses com bandeiras e camisetas do time europeu, dando a impressão que o time jogava em casa.

Apesar do ambiente propício e do favoritismo, o Barcelona sofreu um susto cedo. Aos 5min45seg, o brasileiro Fabiano Costa, ex-Inter, fez grande lançamento para Cláudio Lopez, que invadiu a área, driblou o goleiro Valdes e foi derrubado. O juiz colombiano Oscar Ruiz, porém, preferiu não marcar o pênalti.


Gudjohnsen (no alto) abriu o placar para o time espanhol

Depois disso, porém, o América recuou demais e concedeu espaços ao adversário, facilitando as coisas. Aos 7min30seg, Ronaldinho Gaúcho recebeu livre na área e chutou. A bola desviou na zaga e foi para escanteio. Aos 9min, Deco arriscou de fora da área com perigo. Aos 10min40seg, em uma jogada de toques rápidos, Ronaldinho passou de calcanhar para Iniesta que achou Gudjohnsen livre na área. O atacante islandês chutou colocado e marcou o primeiro gol.

O América sentiu a desvantagem e só foi ameaçar aos 22min25seg, quando Cabanas cobrou forte uma falta da intermediária e o goleiro Valdes fez boa defesa. Aos 24min55seg, o lateral-direito Zambrotta avançou pelo meio e chutou forte ao lado do gol. Aos 29min50seg, Deco cobrou escanteio e Márquez subiu livre de cabeça para marcar o segundo gol.

O gol arrefeceu de vez os mexicanos, que só foram levar certo perigo aos 44min30seg, quando Fabiano Costa chutou forte, da entrada da área, ao lado do gol. Foi o último lance importante da primeira etapa. No intervalo, o técnico do América retirou o atacante paraguaio Cabanas e colocou o mexicano Blanco em busca da reação.


Iniesta entre a marcação mexicana

Mas ela não veio. Aos 2min40seg Fabiano Costa tentou chute de fora da área ao lado do gol. O Barcelona respondeu com bonita jogada de Giuly, que fez lance de ponteiro, foi à linha de fundo e passou para Deco, de calcanhar, achar Iniesta. O meio-campista da seleção espanhola chutou por cima. Aos 6min50seg, Ronaldinho Gaúcho recebeu na área, depois de jogada ensaiada de escanteio, e desviou no canto. O goleiro Ochoa, porém, conseguiu evitar o gol com boa defesa. No rebote, a zaga afastou da área.

Aos 15min, a primeira substituição. Entrou Xavi no lugar do volante brasileiro Motta. Aos 15min40seg, Giuly recebeu na área e chutou ao lado do gol. Aos 18min20seg, Blanco passou para Fabiano Costa, livre na área, desviar de primeira e Valdes salvar com grande defesa. O lance, porém, foi anulado por impedimento. Aos 19min55seg, Giuly recebeu na área, pelo lado direito, e chutou forte para defesa parcial de Ochoa. No rebote, Ronaldinho Gaúcho chutou no alto pra fazer o 3 a 0. Aos 21min, saiu Gudjohnsen e entrou Ezquerro.


Ronaldinho gaúcho marcou o terceiro gol

Aos 22min, Xavi arriscou de fora da área e Ochoa defendeu sem problemas. Um minuto depois, Ezquerro recebeu bom passe na área e chutou para nova defesa de Ochoa. 

Aos 29min, três substituições de uma só vez. No América, deixaram o campo Lopez e Fabiano Costa e entraram Vuoso e Mendoza. No time catalão entrou Beletti na vaga de Giuly. Aos 36min10seg, Ronaldinho Gaúcho recebeu na área e tocou de calcanhar para Deco. O luso-brasileiro tentou encobrir o goleiro e acertou o rosto de Ronaldinho. Na seqüência, a zaga colocou para escanteio. Aos 37min, na melhor chance do América na segunda etapa, Valdes fez grande defesa em chute de primeira na área de Cuevas.

Aos 39min, o Barcelona chegou ao quarto gol. Ronaldinho Gaúcho recebeu na área e rolou para Deco chutar de primeiro no canto, de fora da área, marcando um bonito gol. Aos 42min50seg, Ochoa afastou errado a bola e Van Bronckhorst tentou encobrir o goleiro, mas a bola foi por cima. Aos 46min25seg, Ronaldinho tentou encobrir o goleiro de fora da área e acertou o travessão.

Depois da partida, o técnico do Barcelona, Frank Rijkaard, projetou o confronto contra o Inter no próximo domingo:

?Temos algumas coisas para corrigir para a final. Nós não movimentamos muito bem e temos que corrigir isso. Vamos tentar fazer o nosso melhor na decisão. O Internacional tem um grande time e grandes jogadores. Eles têm uma mentalidade como a nossa. Tenho certeza que vai ser um grande jogo no domingo. Eles estão motivados por jogarem contra nós e estão melhor preparados porque estão no Japão há mais tempo. Mas não os tememos.?

Barcelona (4):
Valdes; Zambrotta, Puyol, Márquez e Van Bronckhorst; Motta (Xavi), Deco e Iniesta; Giuly (Beletti), Gudjohnsen (Ezquerro) e Ronaldinho. Técnico: Frank Rijkaard.

América (0): Ochoa; Castro, Davino, Oscar Rojas e Ricardo Rojas; Villa, Fabiano Costa (Mendoza), Arguello e Cuevas; Cabañas (Blanco) e Cláudio Lopez (Vuoso). Técnico: Luis Fernando Tenas.

Gols: Gudjohnsen (B), aos 10min40seg do primeiro tempo, Márquez (B), aos 29min50seg do primeiro tempo, Ronaldinho Gaúcho (B), aos 19min55seg do segundo tempo, Deco (B), aos 39min do segundo tempo. Cartões amarelos: Fabiano Costa, Lopez (A). Público: 63.316. Arbitragem: Oscar Ruiz (Colômbia), auxiliado por Wilson Berrio (Colômbia) e Rafael Yanez (Venezuela). Local: Estádio Internacional de Yokohama, no Japão.

Fotos: site oficial do Barcelona

Voltar