A ORIGEM DOS JOGADORES COLORADOS
Data: 14/12/2006
Por Alexandre Corrêa/Enviado Especial ao Japão
Fotos: Daniel Boucinha
Enquanto o mundo se volta para a decisão entre Internacional e Barcelona no próximo domingo, em Yokohama, o time colorado apresenta traços de um time além-fronteiras. Apesar de o clube ser do Rio Grande do Sul, o grupo do técnico Abel Braga reúne as características das mais variadas partes do Brasil e da América. Os 23 jogadores que estão no Japão para buscar o título mundial são de nove estados diferentes brasileiros. Há também dois estrangeiros.
Entre os brasileiros, o estado mais presente é o de São Paulo, com cinco atletas. Em seguida, vem o Rio Grande do Sul, o Rio de Janeiro, o Paraná e o Ceará, com três jogadores cada. Há também representantes de quase todas as regiões do país, com exceção do Norte. Do Centro-Oeste, por exemplo, vem o goiano Fernandão. Já do Nordeste, há o maranhense Clemer, o alagoano Adriano e os cearenses Ediglê, Iarley e Ceará. Do Sudeste ainda, o zagueiro Fabiano Eller é o capixaba da equipe.

Em pé: Índio, Fabiano Eller, Edinho, Wellington Monteiro Clemer e Hidalgo
Agachados: Ceará, Alexandre Pato, Alex, Iarley e Fernandão
Apesar desta variadade de culturas e características regionais no grupo, os jogadores dos outros estados aprenderam a gostar das tradições gaúchas. No hotel onde o Inter está, por exemplo no Japão, não é raro ver o maranhense Clemer e o cearense Iarley sorvendo um bom chimarrão. O goiano Fernandão também costuma dizer que se adaptou tão bem ao Rio Grande do Sul que já se considera um gaúcho.
Como bem convém a um time campeão da América, a presença de jogadores de língua espanhola é igualmente forte. O peruano Hidalgo e o colombiano Vargas são titulares das suas seleções e garantem o sotaque latino na concentração colorada. E o grupo ainda teria a presença de outro colombiano, o atacante Rentería. O jogador, porém, sofreu uma lesão na véspera do embarque e acabou sendo substituído pelo paulista Léo.

Luiz Adriano (D), o herói da classificação à final, é o único porto-alegrense
Entre os três jogadores gaúchos, há apenas um de Porto Alegre. E justamente o herói da partida contra o Al-Ahly: o atacante Luiz Adriano. Os outros dois conterrâneos são os goleiros Renan, de Viamão, e o goleiro Marcelo Boeck, de Vera Cruz.
Outra curiosidade demográfica do time colorado diz respeito às cidades de nascimento dos atletas. Dos 23 jogadores, há um equilíbrio entre os jogadores que nasceram em capitais (11) e em municípios do Interior (12). Entre as cidades, a que mais tem jogadores oriundos é São Paulo com Michel, Léo e Rubens Cardoso. Confira abaixo os estados de onde vêm os jogadores colorados e a origem de cada um.
Quantidade de jogadores por estado:
São Paulo ? 5
Rio Grande do Sul ? 3
Rio de Janeiro ? 3
Paraná ? 3
Ceará ? 3
Alagoas ? 1
Goiás ? 1
Espírito Santo ? 1
Maranhão ? 1
Obs: há ainda um peruano e um colombiano.
Quantidade de jogadores por região:
Sudeste ? 9
Sul ? 6
Nordeste ? 5
Centro-Oeste ? 1
Norte ? 0
Obs: há ainda um peruano e um colombiano.
A origem de cada atleta:
Clemer ? São Luiz, Maranhão
Ceará ? Crato, Ceará
Índio ? Maracaí, São Paulo
Fabiano Eller ? Linhares, Espírito Santo
Wellington Monteiro ? Santa Cruz, Rio de Janeiro
Hidalgo ? Lima, Peru
Alex ? Cornélio Procópio, Paraná
Edinho ? Niterói, Rio de Janeiro
Fernandão ? Goiânia, Goiás
Iarley ? Quixeramobim, Ceará
Alexandre Pato ? Pato Branco, Paraná
Renan ? Viamão, Rio Grande do Sul
Ediglê ? Fortaleza, Ceará
Fabinho ? Nova Iguaçu, Rio de Janeiro
Rubens Cardoso ? São Paulo, São Paulo
Adriano ? Maceió, Alagoas
Vargas ? Bogotá, Colômbia
Luiz Adriano ? Porto Alegre, Rio Grande do Sul
Léo ? São Paulo, São Paulo
Perdigão - Curitiba
Elder Granja ? Santos, São Paulo
Marcelo Boeck ? Vera Cruz, Rio Grande do Sul
Michel ? São Paulo, São Paulo