INTER PARTICIPA DE CONCORRIDA ENTREVISTA COLETIVA
Data: 16/12/2006
Por Alexandre Corrêa/Enviado Especial ao Japão
Foto: Daniel Boucinha
Em uma concorrida entrevista coletiva realizada antes do treino de reconhecimento do gramado no Estádio Internacional de Yokohama, o técnico Abel Braga criticou o posicionamento exagerado em relação ao favoritismo do Barcelona. O técnico cobrou mais respeito ao Inter. ?É a primeira vez que vejo esse grau de favoritismo absurdo. Acho estranho porque não vou entrar com oito ou nove jogadores. São 11 contra 11?, afirmou Abel para os cerca de 50 jornalistas da imprensa mundial presentes.
Durante a entrevista que contou com a participação do capitão Fernandão e do presidente Fernando Carvalho, o principal assunto foi como o time colorado poderá superar o favoritismo do time catalão. Fernandão deu pistas do que pode ser uma arma colorada no confronto decisivo. ?A bola alta é um ponto que podemos explorar?, afirmou. Além disso, o jogador apontou a principal qualidade da equipe gaúcha: ?Temos um conjunto muito bom. Talvez não tenhamos um grande jogador como o Barcelona, mas temos um grande conjunto.?

Fernandão ressaltou as qualidades do time colorado durante a coletiva
Perguntado se no caso de o Inter vencer o Barcelona poderá ser considerado o melhor time do mundo, o técnico Abel Braga arrematou: ?Quem vencer será o melhor do mundo em 2006.? A respeito da marcação sobre Ronaldinho, o treinador afirmou que ?não pode se preocupar só com um jogador do Barcelona. Todos os atletas deles podem fazer a diferença.?
Apesar de a entrevista ter tradução simultânea a todos presentes, uma repórter da rede de televisão ESPN pediu a Fernandão responder em espanhol em determinado momento da entrevista. O pedido foi atendido pelo capitão colorado com bom humor. ?Só consigo em portunhol?, disse, arrancando risadas de alguns jornalistas. ?A gente está vestindo a camisa da nossa seleção, que é o Inter. E vamos enfrentar um time que é melhor que muitas seleções que disputaram a última Copa do Mundo. Ninguém é louco de dizer que o Inter é o favorito. O Barcelona é favorito contra qualquer time do mundo. Mas o favorito nunca vence fora do campo. Vai ter que provar dentro do gramado?, analisou o meia-atacante.
No final da entrevista, o presidente Fernando Carvalho passou uma mensagem aos jornalistas presentes: ?Estamos muito orgulhosos em participar do Campeonato Mundial. Queremos estar mais vezes aqui nos próximos anos e vamos trabalhar para isso.?