Olá, Marcos Duarte!

TIME BUSCA ADAPTAÇÃO PARA ENFRENTAR ESQUEMAS FECHADOS

Data: 03/03/2007

Por Alexandre Corrêa
Enviado Especial/Bento Gonçalves

Se, por um lado, ser campeão do mundo acarreta uma série de glórias, por outro, coloca o melhor time do planeta diante de um novo desafio: o respeito muito maior por parte dos adversários. É provável que o Inter terá de enfrentar esquemas de marcação bem rígidos e posturas mais fechadas na temporada 2007. Foi assim, por exemplo, no primeiro jogo-treino diante da seleção de Bento Gonçalves, na Associação Geremia, esta semana. Com os 11 jogadores da intermediária para trás, os espaços foram diminutos para a criação de jogadas. ?Todos vão querer ser internacionais contra o Internacional?, afirmou o técnico Abel Braga, alertando para a nova postura dos adversários.


Abel Braga orienta treinamento tático na pré-temporada

O Inter já se prepara para enfrentar estes novos desafios. Para fugir das marcações rígidas e dos poucos espaços em campo o certo é que a equipe precisará se movimentar bastante. Isso acarreta um esforço e um desgaste físico maiores de todos os jogadores. ?Para fugir da marcação temos que nos movimentar muito?, afirma o volante Edinho.

Além da movimentação maior, o Inter precisará também de bastante paciência e toque de bola. Contra equipes fechadas, não se pode ter desespero. ?A paciência e o posicionamento da defesa são fundamentais. E muito cuidado com os contra-ataques porque estaremos mais expostos a isso?, conta Índio.


Edinho domina bola em jogada no campo da Associação Geremia 

Outro cuidado tático para se fugir de esquemas fechados é a marcação adiantada. Procurar pressionar o adversário no campo de ataque mesmo. Uma roubada de bola pode ser fundamental porque pega o time oponente mal posicionado. E nisso entram o trabalho dos laterais, zagueiros e volantes, que geralmente têm mais possibilidade de roubarem a bola e aparecem como elemento-surpresa. ?O ideal é adiantar o  máximo a marcação?, conta Edinho.
 
A nova adaptação diz respeito também aos treinamentos táticos e físicos. O técnico Abel Braga já busca na pré-temporada exercícios que exigem a movimentação grande dos jogadores, principalmente do meio pra frente. No treino desta quarta-feira na Associação Geremia, Abel exigiu bastante a troca de passes e a movimentação constante na hora de atacar, bem como o posicionamento correto no momento de defender.


Autor do gol campeão do mundo, Adriano prepara chute durante treino

No aspecto físico, a resistência física está tendo um cuidado ainda maior. ?Contra equipes fechadas o time precisa correr e se movimentar muito mais e nisso o importante é a resistência aeróbica. Já em jogos com mais espaço o fundamental é a velocidade?, compara o preparador físico Eduardo Silva. Levando em conta que um jogador de futebol costuma correr de 10 a 12 quilômetros em um jogo, os jogadores provavelmente percorrerão distâncias maiores devido a movimentação maior em campo. ?Fazemos um treinamento de esforço até mais intenso do que o encontrado no jogo, Isso faz com que o atleta sinta uma facilidade e naturalidade maiores na hora da partida?, revela Silva.


Rubens Cardoso faz jogada sob marcação de Iarley

Notinhas

Os jogadores realizaram uma sessão de hidroginástica na manhã desta quarta-feira em Bento Gonçalves como parte da pré-temporada realizada na Serra. À tarde, o técnico Abel orientou um treinamento tático forte e escalou os seguintes jogadores de linha: Élder Granja, Índio, Rafael Santos e Hidalgo; Edinho, Wellington Monteiro, Adriano e Alex; Iarley e Wellington. Mais tarde entraram Michel no lugar de Wellington e Ediglê na vaga de Rafael Santos.

O meio-campista Vargas deixou a pré-temporada na noite desta quarta-feira para se apresentar à seleção colombiana, que irá disputar amistoso contra o Uruguai na próxima semana. Vargas deve estar de volta no dia 9.

Jogadores, dirigentes e integrantes da comissão técnica foram homenageados pela Câmara de Vereadores de Bento Gonçalves na noite desta quarta-feira. O projeto foi do vereador Olmes Pertile (PMDB) e aprovado por todos os vereadores.

O técnico Abel Braga e o consultor motivacional Evandro Mota participarão de uma palestra-almoço nesta quinta-feira às 12h na Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves. Cerca de 250 pessoas são esperadas para o evento. Maiores informações pelo telefone 54 21051999.

Fotos: Marcelo Campos

Voltar