CAMPEÕES DO MUNDO TREINAM NO BEIRA-RIO
Data: 05/02/2007
Depois de duas semanas de trabalhos na pré-temporada em Bento Gonçalves, o grupo campeão do mundo voltou a treinar nesta segunda-feira no estádio Beira-Rio. Os jogadores iniciaram a preparação para o próximo desafio do Gauchão - contra o Guarany de Bagé, no próximo sábado (10/02), em Cidreira.

De volta para a casa: Adriano avança com a bola durante treino no Gigante
A preparação do time principal segue em alto ritmo. Pela manhã, os jogadores participaram de exercícios físicos orientados pelo preparador Eduardo Silva. No período da tarde, o técnico Abel Braga comandou o primeiro treino com bola do ano no Beira-Rio. A movimentação durou cerca de 40 minutos. Logo depois, Abel orientou jogadas de linha de fundo e finalização a gol.

Abel conversa com o grupo durante treino
A formação do time titular durante o treino tático foi a mesma que iniciou o amistoso contra o Esportivo, na última sexta-feira, em Bento Gonçalves. A novidade foi o atacante recém-contratado Christian, que entrou no lugar de Wellington. O Inter treinou com Clemer; Elder Granja, Índio, Rafael Santos e Martin Hidalgo; Edinho, Wellington Monteiro, Alex e Adriano; Iarley e Christian. Os jogadores Mossoró e Maycon, que atuaram no clássico contra o Juventude, foram reintegrados ao time principal, assim como o zagueiro Wilson.
Tecnologia
A comissão técnica do Inter não mede esforços para oferecer qualidade à preparação física dos jogadores colorados. Desde a pré-temporada na Serra Gaúcha, os atletas utilizam uma espécie de relógio de pulso conectado a um satélite (GPS) que ajuda a monitorar o desempenho durante os treinos. O aparelho registra o tempo, a velocidade, a distância percorrida em campo e os batimentos cardíacos. "Temos o perfil de resistência física de cada jogador. Depois de colhermos o desempenho deles durante os treinos, despejamos tudo no computador. Dessa forma, podemos avaliar de forma precisa o rendimento de cada jogador, sem que ele seja exposto de forma demasiada durante os exercícios", explica o auxiliar de preparação física, Flávio Soares.

Iarley exibe o equipamento usado para monitorar o desempemho físico
O volante Edinho obteve a melhor marca do treino desta segunda-feira: o jogador percorreu 9,9 quilômetros durante a atividade. No entanto, todos os atletas do grupo colorado registraram índices superiores a 9 quilômetros. Para efeito de comparação, um jogador costuma percorrer, em média, 12 quilômetros durante uma partida oficial de futebol.
Fortalecimento
Os atacantes Luiz Adriano e Alexandre Pato e o goleiro Muriel, que participaram da conquista do sul-americano sub-20, em janeiro, no Paraguai, também iniciaram os preparativos com o grupo principal. Durante as primeiras semanas, a comissão técnica realizará um trabalho específico de suplementação alimentar com os atletas para fortalecê-los para a temporada. Para tanto, eles deverão seguir uma dieta balanceada. "Todo jogador jovem, quando sobe para os profissionais, necessita de uma preparação especial para agüentar a carga de exercícios. A nutrição nesta fase é muito importante", explica o médico Luiz Crescente.
Recuperação
O lateral Ceará, que sofreu uma lesão ligamentar durante a pré-temporada em Bento Goançalves, apresentou boa recuperação, segundo o departamento médico colorado. O jogador não está mais com o tornozelo imobilizado e começou a realizar exercícios nesta segunda-feira. O meia-atacante Fernandão, por sua vez, segue se recuperando da cirurgia de hérnia inguinal. O jogador fez musculação e esteira nesta segunda-feira. Enquanto Fernandão estiver de fora da equipe, o atacante Iarley será o capitão.
Treino no Beira-Rio para matar a saudade
Depois de mais de um mês sem pisar no gramado principal do Complexo Beira-Rio, os jogadores campeões do mundo
estão de volta pra casa. Após as férias e os 13 dias de pré-temporada na Serra Gaúcha, os jogadores treinaram neste sábado no campo suplementar do Complexo e nesta segunda-feira dentro do estádio Beira-Rio. A última vez que o grupo colorado esteve no gramado principal foi naquela apoteótica recepção da torcida colorada no dia 19 de dezembro, data do retorno vitorioso do Japão.
Um treino no sagrado campo do estádio já não basta, saudade bateu e todos já estão loucos para jogar e sentir o calor do torcedor lotando as arquibancadas. "Voltar é bom demais. Não vejo a hora de jogar e ganhar aqui outra vez. Queremos um 2007 maravilhoso e vamos lutar pra isso", afirma o herói Adriano. Junto de meia colorado, Edinho também segue na mesma linha de raciocínio: "Nossa! Estamos loucos para jogar na nossa casa outra vez e ver o estádio lotado", disse Edinho 'Guerreiro' (foto acima), como grita a torcida colorada.

Elder Granja (E) e Rubens Cardoso em ação no Beira-Rio
Por outro lado, todos sabem que a responsabilidade para a temporada que inicia aumentou. "Depois da forte preparação que fizemos na pré-temporada, voltamos mais tranqüilos, com o pensamento de retomar o caminho das vitórias. Porém, temos que deixar o passado de lado e buscar repetir as glórias de 2006. Sempre com os pés no chão, sabendo que as dificuldades estão maiores, já que todos os times jogarão tudo contra o campeão do mundo", esclarece o novo capitão, Iarley. "Eita, tava com saudade daqui do Beira-Rio. Nossa profissão tem treinos como fundamental, mas quando pisei hoje (05-01) no gramado deu uma vontade imensa de jogar, nossa maior alegria, ver os colorados torcendo e gritando de todos os lados", completa Elder Granja.
Christian entrosado com o grupo
O mais novo reforço colorado, que chegou na última sexta-feira, já treina sob o comando do técnico Abel Braga. O centroavante Christian (1º na foto ao lado, da dir. para esq.) já sente-se entrosado aos companheiros. "Bah, são todos muito gente boa por aqui, deixam o cara à vontade, tranqüilo. Toda turma me recebeu bem, o Fernandão, o Iarley, Clemer, todos vieram conversar comigo. E o Perdigão sempre muito irreverente", destacou o sorridente Christian, sentindo-se em casa em apenas três dias de convivência com a equipe.
_christian_site.jpg)
Christian marcou duas vezes no seu primeiro treino com bola
No treinamento, Christian participou do primeiro trabalho tático com bola, nesta segunda-feira, junto dos demais jogadores e pensa em fazer uma forte preparação, visando os compromissos do Inter 2007. "Vou trabalhar para estar mil por cento na estréia na Libertadores. Quero fazer os gols que a torcida tanto espera", afirmou o atacante colorado, que no primeiro treino marcou dois gols e acertou uma bola na trave. O meia Adriano gostou da movimentação do novo ataque. "Eu com o Iarley e o Christian foi ótimo nesta atividade e sendo um jogador de qualidade vamos nos entrosar rápido. Neste primeiro trabalho já deu pra se entender um pouco e com certeza vamos chegar bem na estréia da Libertadores", concluiu Adriano.
Enquanto isso, Iarley destaca as qualidades de Christian e fala da forma de jogar com o centroavante. "É um jogador que tem como características de matador nato. Assim, vamos trabalhar pra dar bolas pra ele fazer gols, sendo um centroavante de área e que certamente vai se encaixar bem com a gente", comenta Iarley, o garçom autor do passe para Adriano no gol do título mundial contra o Barcelona.
Fotos: Alexandre Lops