INTER VENCE GAÚCHO EM PASSO FUNDO: 1 A 0
Data: 17/02/2007
Por Alexandre Corrêa
Enviado Especial/Passo Fundo
Fotos: Alexandre Lops
O Internacional venceu o Gaúcho por 1 a 0 na tarde deste sábado em Passo Fundo, em jogo válido pela sétima rodada do Campeonato Gaúcho. O gol foi marcado por Wellington, aos 16min40seg do segundo tempo. Em uma partida típica de Gauchão com muita disputa física, gramado ruim, escorregadio e molhado, o time colorado mostrou raça, teve uma boa atuação, criou várias oportunidades de gol e mereceu a vitória.

Garra colorada: Wellington marcou o gol da vitória
O local da partida remetia às lembranças dos confrontos difíceis com o Gaúcho, na década de 70, quando os zagueiros João e Daison - os irmãos Pontes - promoviam verdadeiras batalhas físicas com os atacantes colorados com direito a pontapés, cotoveladas e entradas duríssimas, por vezes desleais.
O gramado do estádio Wolmar Salton também lembrava outras épocas, infelizmente: a grama era ruim e dificultava o toque de bola das equipes, principalmente o do Internacional. Os moradores de Passo Fundo, entre eles o cônsul do Inter no município, Jaime Bridi, já alertavam antes do jogo para a precariedade do gramado, que tinha até umas marcações de canaletas. Para piorar as coisas, choveu antes e durante a partida, dificultando ainda mais o estado da grama.
A concentração para o jogo era total. A ponto de o técnico Abel Braga solicitar que o grupo não fosse recebido com tanta festa na cidade pelos milhares de torcedores da região como havia ocorrido na pré-temporada em Bento Gonçalves. A idéia era manter o foco do grupo na difícil partida e na busca pela vitória.
O Inter foi a campo com uma equipe sem os titulares, poupados para o confronto diante do Nacional, em Montevidéu, na próxima quarta-feira, mas com cinco jogadores que participaram do grupo que conquistou o Mundial Fifa no Japão. Com isso, o técnico Abel Braga escalou Renan, no gol, o garoto Diogo, 19 anos, e Rubens Cardoso nas laterais e Gum e Wilson na zaga. O meio-campo foi formado por João Guilherme, Perdigão, Michel e Pinga, enquanto Wellington e Léo foram a dupla de atacantes.
A presença de torcedores colorados era marcante. A torcida do Inter de Passo Fundo e de outras cidades do Planalto Médio praticamente lotou o espaço destinado pela administração do estádio.

Inter supera dificuldades no estádio Wolmar Salton e arranca importante vitória no Campeonato Gaúcho
A partida começou quente. Logo aos 30 segundos, o zagueiro Leandro, do Gaúcho, deu uma bolada desleal em Diogo, que estava caído e a partida estava paralisada. O juiz, porém, não deu cartão. Aos 3min10seg, o zagueiro Serjão cabeceou depois de cobrança de falta para a área e Renan fez grande defesa. Em seguida, Marcelo Buda se desentendeu com Michel e discutiu bastante. No lance seguinte, aos 4min, Marcelo Buda deu uma entrada forte em Pinga e recebeu o cartão amarelo.
Apesar do estado do gramado, que deixava a bola quicando muito, e da chuva e do vento, os dois times criaram oportunidades para marcar, com o Inter chegando mais e perdendo as melhores chances. Aos 10min20seg, Michel cruzou da esquerda e Wellington cabeceou por cima. Aos 12min35seg, Léo cruzou da direita e Michel concluiu por cima. O Inter buscava as jogadas pelas laterais com Michel se movimentando pelos dois lados. Outro destaque era Perdigão, com bons passes, puxando os ataques e contra-ataques colorados.
Aos 17min, a torcida do Inter cantou forte sentindo que o momento era bom. Um minuto depois, uma grande chance para o time do técnico Abel Braga. Perdigão deu ótimo passe para Pinga, na área. O meia avançou livre e chutou forte para defesa sensacional do goleiro Paulo Roberto. Aos 23min15seg, o Inter pressionou muito e quase marcou. Depois de cruzamento da esquerda de Pinga, houve uma sucessão de chutes de jogadores colorados, mas a bola teimava em tocar em um zagueiro ou no goleiro e não entrar.
Aos 31min25seg, Wellington chutou de fora da área e Paulo Roberto defendeu. Aos 33min25seg, Léo driblou o marcador na frente da área e concluiu de perna esquerda por cima. Aos 35min, Pinga fez boa jogada no meio, driblando dois adversários e lançando para Rubens Cardoso, que entrou na área e chutou no corpo de um zagueiro. Na cobrança do escanteio, aos 35min45seg, Léo pegou rebote e concluiu para defesa de Paulo Roberto.
O Gaúcho tentou ameaçar com um chute de Rondinha de fora da área, que Renan deteve com grande defesa para escanteio. Aos 37min30seg, o goleiro Renan deu um grande lançamento com os pés para o lateral Diogo, que entrou na área e chutou de primeira por cima. Aos 40min35seg, Léo deu bom toque para Pinga na área. O meia-atacante chutou e Paulo Roberto salvou para escanteio, em grande saída do gol. O mesmo Pinga cobrou falta da meia-lua aos 48min30seg e a bola saiu por pouco, na última chance do primeiro tempo.
No intervalo, Danny Morais entrou no lugar de Wilson.
No segundo tempo, o Inter voltou tentando marcar cedo. Aos 2min15seg, Diogo lançou para Michel, em rápido contra-ataque. O atacante cruzou da direita e Paulo Roberto salvou em boa saída do gol. Um minuto depois, uma cabeçada de Gum acertou a trave, depois de cobrança de falta para a área, em mais uma ótima chance para o Inter.

Perdigão (E) e Michel mostraram muita movimentação contra o Gaúcho
O Gaúcho respondeu aos 5min25seg com cabeçada de Marcelo Buda, que Renan defendeu para escanteio. O jogo seguia em ritmo alucinante, apesar da chuva e do vento que aumentavam, dificultando o domínio da bola. Aos 7min30seg, Léo entrou na área e concluiu para boa defesa de Paulo Roberto.
O time de Passo Fundo fez a primeira modificação aos 9min, quando saiu Rondinha e entrou William. Aos 12min, João Guilherme fez boa jogada pelo meio e concluiu para defesa segura de Paulo Roberto. Dois minutos depois, outra mudança no Gaúcho: saiu Serginho e entrou Alfinete. Aos 14min30seg, Pinga dividiu com o goleiro Paulo Roberto na área, mas não conseguiu chutar para o gol. Aos 15min40seg, Leandro fez falta dura em Léo e foi expulso.
O Inter pressionou e chegou ao gol. Aos 16min40seg, Michel avançou pela direita e cruzou na medida para Wellington completar de cabeça, de peixinho: 1 a 0. Foi o primeiro gol de Wellington como profissional do Inter. Festa da torcida colorada em Passo Fundo.
Aos 18min, o técnico Abel Braga retirou Léo e colocou Márcio Mossoró. Dois minutos depois, entrou Plínio no Gaúcho na vaga de Léo. Aos 27min, Diogo derrubou William e recebeu o cartão vermelho direto, deixando o Inter com 10 jogadores também. Aos 30min, saiu Pinga e entrou Roger no time colorado. Com isso, Michel passou a ir improvisado para a lateral-direita.
O Inter passou a tocar mais a bola e ficar mais posicionado na defesa, buscando os contra-ataques, enquanto o Gaúcho tentava pressionar com chutões e bolas erguidas na área de Renan. O goleiro colorado, porém, demonstrava segurança nas saídas do gol.
Aos 46min30seg, Rubens Cardoso recebeu na área e chutou para grande defesa de Paulo Roberto. No rebote, o próprio Rubens Cardoso concluiu de pé direito, mas a zaga salvou para escanteio. Depois disso, o time segurou bem o resultado e garantiu a segunda vitória no Gauchão.
?Valeu pelo empenho de toda a moçada. O time mostrou raça e qualidade pra vencer a partida?, festejou o lateral Rubens Cardoso na saída do campo.
"A maneira como os jogadores se entregaram ao jogo foi o diferencial. Foi uma vitória justa, pois o time se empenhou em superar as adversidades do gramado. Esta dedicação me deixou contente", elogiou o técnico Abel Braga.
"Foi um legítimo jogo de Gauchão. Vencemos por 1 a 0, mas poderíamos ter marcado mais gols. Estamos seguindo o planejamento inicial e os resultados estão começando a aparecer. Vamos recuperar pontos jogo a jogo", analisou o presidente Vitorio Piffero.
Gaúcho (0): Paulo Roberto; Giba, Serjão e Leandro; Graciano, Maccarini, Serginho (Alfinete), Paulinho e Léo (Plínio); Rondinha (William) e Marcelo Buda. Técnico: Eugênio Silva.
Internacional (1): Renan; Diogo, Gum, Wilson (Danny Morais, intervalo) e Rubens Cardoso; João Guilherme, Perdigão, Michel e Pinga (Roger, 30min 2ºt); Wellington e Léo (Márcio Mossoró, 18min2ºt). Técnico: Abel Braga.
Gol: Wellington (I), aos 16min40seg do segundo tempo. Cartões amarelos: Léo, Marcelo Buda, Leandro, Serjão (G), Perdigão, Gum (I). Expulsões: Leandro (G), Diogo (I). Arbitragem: Francisco Silva Neto, auxiliado por Altemir Hausmann e André Olmedo. Local: Estádio Wolmar Salton, em Passo Fundo.