DISCURSO DE VITORIO PIFFERO NA FESTA DE 98 ANOS DO INTER
Data: 12/04/2007
Discurso do presidente Vitorio Piffero na festa de aniversário realizada na noite desta quinta-feira

Presidente Vitorio Piffero (E) entrega taça do título Mundial ao capitão Fernandão (E)
"Hoje é uma noite de festa. Hoje é uma noite de comemoração. Nossos rostos revelam nosso orgulho e a nossa satisfação. Vemos nossa casa renovada, enfeitada e embelezada. Estamos entre amigos, entre aqueles que fazem a grandeza do nosso querido Internacional.
O Centro de Eventos Beira-Rio, que hoje entregamos a Porto Alegre, é grandioso como o nosso Internacional e os seus 98 anos de existência. Aqui, com certeza, serão realizados os mais importantes eventos do calendário festivo e cultural da nossa Capital.
Quanto à obra, é inegável a sua beleza arquitetônica. Coube a esta gestão, todavia, inaugurá-la em um verdadeiro reconhecimento de que estamos trabalhando em continuidade, em um projeto administrativo que teve início há aproximadamente cinco anos.
Um projeto que, sem qualquer arrogância, soberba, ou pretensão, mas apenas no dever de prestar contas, já rendeu alguns frutos positivos à nossa comunidade. Esta magnífica realização teve início na gestão do amigo e companheiro, Fernando Carvalho.
Recebemos dele não apenas o projeto, mas a obra em avançado estágio e, com ela, também, o Pedro e o Emídio. Falo do Pedro Afatato, ex-vice-presidente de patrimônio da gestão Fernando Carvalho e atual primeiro vice-presidente eleito e de finanças e do Emídio Ferreira atual vice-presidente de patrimônio, dupla a quem tanto devemos pela renovação do nosso estádio.
Pois bem, na história moderna do Internacional, quem quiser registrar a verdade, quem quiser fazer justiça à realidade, deve comparar estes últimos cinco anos àquelas corridas de revezamento por equipe, onde todos correm e onde o bastão vai sendo passado de mão em mão.
O uso dessa figura tem uma razão de ser, pois falo de uma corrida de equipe, de grupo. Nesta modalidade esportiva, uns correm mais, outros menos, uns arrancam com maior velocidade, outros têm mais resistência, mas o que interessa é o resultado final alcançado pelo grupo.
O que faz a diferença é a soma dos esforços. Pois é assim que ocorre conosco.
Não apostem na divisão, apostem na soma do nosso trabalho de equipe. Todos nós buscamos um único resultado: a grandeza do Sport Club Internacional. Ninguém pode ter dúvida de que em um sentido histórico os nossos 98 anos são inigualáveis.
Conquistamos dois títulos inéditos ? somos campeões da Libertadores da América e somos Campeões do Mundo Fifa. Mas o futebol é momento, é dia-a-dia, é trabalho e para tanto estamos, juntos com os nossos homens do futebol, dirigidos pelo Giovanni Luigi, buscando sempre o melhor.
O futebol é assim, possui o mistério da paixão, embalado pelo sabor da emoção...
Nada supera o drible, a coragem do atleta, a abnegação do conjunto e o estufar da rede adversária. O grito da torcida é o combustível das nossas ações. Frente a esta magia, construída em 98 anos feitos no rigorismo dos treinos, nas indagações táticas, no silêncio e concentração dos vestiários é que chegamos ao que é hoje o Internacional.
Rompemos as barreiras de nossa cidade, do nosso estado e do nosso país. Somos como nunca o Colorado Internacional, o Colorado do Mundo. Com muita responsabilidade convoco a todos para o trabalho, redobrado e responsável, pois as exigências de nosso tempo são cada vez maiores.
Parabéns a todos e muito obrigado."