Olá, Marcos Duarte!

INTERNACIONAL RECEBE HOMENAGEM EM BRASÍLIA

Data: 13/04/2007

A Câmara dos Deputados, em Brasília, realizou na tarde da última sexta-feira (13/04) a sessão solene para homenagear o Sport Club Internacional pela conquista do Campeonato Mundial Interclubes de Futebol de 2006. Requerida pelo deputado Pompeo de Mattos (PDT-RS), a sessão foi presidida pelo deputado Ibsen Pinheiro (PMDB-RS), ex-dirigente do clube.


Da esq. para dir.: Vitorio Piffero, Ibsen Pinheiro, Nelson Jobim e Arthur Dallegrave durante a sessão solene na capital federal

A Mesa, que ostentava o troféu de campeão mundial, foi composta pelo ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e ex-deputado Nelson Jobim; pelo atual presidente do clube, Vitorio Piffero, e pelos ex-presidentes Fernando Carvalho (que comandou a campanha vitoriosa de 2006) e Arthur Dalegrave; pelo cônsul do Internacional em Brasília, Mateus Ferrão; e pelo atacante Iarley, um dos destaques do time que derrotou o Barcelona na final de Tóquio, no Japão. 


Vitorio Piffero (E), Ibsen Pinheiro (C) e Nelson Jobim (D) durante a sessão solene na Câmara dos Deputados, em Brasília

Também estiveram presentes à sessão o senador Paulo Paim (PT-RS); o deputado Paulo Roberto (PTB-RS); os jogadores Renan, Ceará, Marcelo Boeck, Hidalgo, Adriano Gabiru (autor do gol da vitória contra o Barcelona) e Edinho; e diversos dirigentes e torcedores do Internacional.

Torcedor fanático

A sessão começou com o Hino Nacional e a apresentação de um vídeo sobre a conquista do título. Primeiro orador, o deputado Pompeo de Mattos definiu-se como "torcedor fanático", e fez um relato emocionado sobre a "estupenda façanha" do clube, comparando-a inclusive à heróica luta dos revolucionários farroupilhas.


Deputado Pompeo de Mattos discursa com a taça do Mundial em punho

Pompeo de Mattos também elogiou os feitos de clubes gaúchos rivais, como o Grêmio e o Juventude. Mas fez questão de ressaltar que o Grêmio foi campeão mundial em uma única partida, enquanto o Internacional teve de disputar um torneio intercontinental, até derrotar, na final, "o poderoso Barcelona". "Fomos os desafiantes e vencemos os favoritos, o melhor time do mundo, com o melhor jogador do mundo (Ronaldinho Gaúcho)", orgulhou-se.

Paixão

Em seqüência, o deputado Ibsen Pinheiro falou da paixão pelo futebol. "Quem conhece essa paixão a vive profundamente, quem não a conhece não a compreende", afirmou. Após elogiar cada um dos presentes, e também todos os ausentes que contribuíram para a história e para a maior conquista do Internacional, Ibsen Pinheiro concluiu dizendo que pode haver controvérsias quanto ao Inter ser ou não o maior clube de futebol do Brasil, mas não quanto ao fato de possuir o melhor time. "Se é o melhor time do mundo, é o melhor do Brasil", definiu.


Da esq. para dir.: Iarley, Fernando Carvalho, Vitorio Piffero e Ibsen Pinheiro durante a execução do Hino Nacional

Também falaram em nome do Inter o deputado Paulo Roberto e o vice-presidente de serviços especializados do clube, Roberto Siegmann.


Roberto Teixeira Siegmann falou em nome do Inter

Voltar