GALLO COMEÇA A DEFINIR A DEFESA
Data: 02/05/2007
Por Alexandre Corrêa (texto)
Alexandre Lops (fotos)
Enviados especiais/Bento Gonçalves
O técnico Alexandre Gallo trabalhou bastante com a defesa colorada no treinamento da tarde desta quarta-feira em Bento Gonçalves. Durante todo o período, o treinador orientou, exercitou e indicou a melhor maneira do sistema defensivo se movimentar e se posicionar. A novidade na formação foi a presença do zagueiro Titi, que veio do Inter B. O garoto de 19 anos formou a zaga com Índio, enquanto Ceará e Rubens Cardoso foram os laterais. À frente dos dois, os volantes Wellington Monteiro e Vargas ? Edinho se recupera de uma cirurgia no nariz e não está na Serra.

Titi formou a zaga com Índio no treino desta quarta-feira
O trabalho tático com a defesa teve vários estágios. No primeiro, o treinador trabalhou a troca de passes e a movimentação da linha de quatro defensores. Ceará esteve na lateral-direita, Índio, como zagueiro pela direita, Titi, como zagueiro pela esquerda, e Rubens Cardoso na lateral-esquerda. O treinador pediu passes rápidos na saída de bola, inversões de jogo e compactação dos jogadores que não estavam com a bola.
Em seguida, o técnico treinou a marcação e a cobertura com a linha de quatro jogadores. Chamou então Ramon, Diego e Wellington para se posicionarem no ataque, sendo marcados pelo quarteto defensivo. Nesse trabalho, o trabalho de cobertura foi bastante realçado.
Na parte final do trabalho, foi a vez de Vargas (foto ao lado) e Wellington Monteiro entrarem no sistema como os dois volantes. Exigiu bastante dos dois meio-campistas, principalmente na saída rápida para os laterais e inversões de jogo de um lado para o outro. ?O trabalho foi muito bom pra gente para trabalhar a movimentação da defesa?, afirmou o zagueiro Titi. ?É uma maneira um pouco diferente da que eu vinha atuando, mas vamos nos adaptar o mais rápido possível?, avaliou Índio.
Notas coloradas
- O zagueiro Titi, que trabalhou como titular no treinamento tático, veio do Progresso, de Pelotas, e está no Beira-Rio desde 2004. No ano passado, foi um dos principais destaques da conquista colorada no Brasileiro Sub-20.
- O preparador físico Manoel Faleiro afirmou que prefere trabalhar sempre com a bola até mesmo nos trabalhos físicos. ?Trabalhamos com a bola pra que eles não sintam tanto. Com a bola, podemos trabalhar três horas sem problemas. Sem a bola, fica difícil até fechar uma hora?, exemplificou Faleiro.

Gallo (de vermelho ao centro) observa o grupo colorado durante alongamento
- O técnico Gallo tem se mostrado um profissional que trabalha bastante os fundamentos específicos de cada posição, com repetição de movimentos que os jogadores costumam fazer durante as partidas. No primeiro dia, fez um trabalho de conclusão de fora da área com os laterais. Nesta quarta-feira, foi a vez de os volantes treinarem os lançamentos e inversões de jogo, bem como os passes rasteiros.
- O lateral-direito Ceará treinou bastante cobranças de faltas na tarde desta quarta-feira. O jogador colocou um agasalho no ângulo da goleira e ficou procurando acertar a bola ali, a exemplo do que outros cobradores famosos faziam nos treinamentos, como Zico.
- O volante Vargas voltou aos treinamentos normalmente na tarde desta quarta-feira, depois de se recuperar de uma lesão no tornozelo.