<P align=left>O BEIRA-RIO DO FUTURO </P>
Data: 14/05/2007
Texto: Felipe Silveira
O Internacional recebeu a visita do Ministro do Esporte Orlando Silva Júnior na noite desta segunda-feira, no Centro de Eventos Beira-Rio. O clube apresentou o anteprojeto de reformulação do Complexo Beira-Rio visando a preparação do estádio para a Copa do Mundo de 2014, que deverá ser realizada no Brasil.

Ilustração do Estádio Beira-Rio remodelado e com a cobertura metálica
O Inter exibiu um DVD com 11 minutos de duração em um telão que explicou de forma detalhada o anteprojetoprojeto intitulado 'Gigante Para Sempre". Através de animações gráficas, os espectadores puderam compreender as etapas do processo de reformulação da casa dos colorados. A partir da construção de uma cobertura metálica sobre o estádio, diversas implementações e readequações no Complexo estão previstas no anteprojetoprojeto (veja detalhes abaixo).
"A partir da construção da cobertura começamos a fazer um estudo mais aprofundado sobre a otimização e a modernização de todo o Complexo. É uma obra totalmente viável", explica o arquiteto Gabriel Garcia, um dos responsáveis pelo anteprojeto.

Ilustração do Beira-Rio do Futuro

Anteprojeto prevê ampliação da arquibancada inferior

Complexo Beira-Rio passaria por uma completa remodelação
Orlando assistiu à apresentação acompanhado pelos deputados Mano Changes, Manuela D'Avila, Luis Augusto Lara, Frederico Antunes e pela vereadora Maristela Maffei. Ao final da exibição, que também foi vista por conselheiros e diretores do clube, o ministro se mostrou empolgado com a iniciativa colorada: "O Inter mostrou que é parceiro do Ministério do Esporte no engajamento do Brasil em sediar a Copa do Mundo de 2014. Vim com muito prazer fazer esta visita ao Beira-Rio e saío ainda mais satisfeito", comemorou Orlando.

Vitorio Piffero (D) entrega camisa, levada ao Mundial Fifa no Japão, ao ministro Orlando Silva Júnior

Da esq. para dir.: Frederico Antunes, Manuela D'Avila, Orlando Silva Júnior, Vitorio Piffero, Mano Changes, Mário Sérgio Martins (2º vice-presidente) e Pedro Affatato (1º vice-presidente e vice-presidente de Finanças)
Ao final do discurso, o presidente Vitorio Piffero entregou uma camiseta oficial do Inter que foi levada ao Japão na histórica jornada da conquista do Mundial Fifa, em 2006. "Esta eu vou emoldurar e colocar na minha sala", prometeu Orlando. Piffero, por sua vez, reafirmou a importância do processo de reformulação do Beira-Rio: "Este projeto deixa o Inter alinhado com o desejo do Brasil de ser sede da Copa do Mundo. Estamos ao lado da Prefeitura de Porto Alegre, do Governo do Estado e da CBF na busca por este objetivo", afirmou.
Confira alguns detalhes do anteprojeto 'Gigante Para Sempre':
* Cobertura: 75 módulos construídos em estrutura metálica
* Estacionamento com 6 mil vagas
* 32 cabines de imprensa para 400 profissionais
* Centro de treinamento com 4 campos, academia, departamento médico, fisioterapia e sauna
* Construção de um hotel: investimento do capital privado (rede hoteleira), apoio ao turismo, shows e eventos
* Não haverá a necessidade de interdição do estádio durante a execução do projeto
* Gigantinho: reformado e adequado para shows e convenções
* Investimento previsto em R$ 55 milhões
* Arquitetos responsáveis: Fernando Balvedi, Gabriel Garcia e Maurício Santos (Hype Studio)
Modernização constante
Digno de um campeão do mundo, o Inter segue modernizando o seu patrimônio. As obras na estrutura do Complexo Beira-Rio continuam sem parar, como têm sido nos últimos anos. Assentos foram instalados, bem como muitos banheiros e copas reformados. A área de musculação do vestiário profissional do clube ganhou um mezanino e novos equipamentos de musculação e cardio-respiratórios. Também para melhorar a infra-estrutura de treinamentos para os jogadores, uma cancha de areia foi construída no campo suplementar B. E próximo dos quatro campos suplementares do Gigante, os meninos da Escola Rubra ganharam três campos de treinos com gramado novíssimo.
Elogio da Fifa
Em março deste ano, o diretor de segurança e estádios da Fifa, Walter Gagg, elogiou o Gigante. Na oportunidade, Gagg realizou uma vistoria de uma hora e meia no estádio, que pode ser uma das sedes das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2014. ?É um lindo estádio com um gramado maravilhoso. Quando as pessoas vêm para o Beira-Rio devem vir felizes?, elogiou Gagg.
Fotos: Alexandre Lops
Ilustrações: Hype Studio