Olá, Marcos Duarte!

BRASILEIRÃO: INTER PERDE NO RIO

Data: 26/05/2007

Por Alexandre Corrêa (textos)
e Alexandre Lops (fotos)
Enviados Especiais/Rio de Janeiro

O Internacional foi derrotado pelo Fluminense por 3 a 0 na noite deste sábado no Estádio Maracanã, no Rio de Janeiro, em partida válida pela terceira rodada do Brasileirão. Os gols foram marcados por Thiago Neves, Rafael e Rodrigo Tiuí.

O Inter entrou em campo em busca de reabilitação. Sem vencer nas duas primeiras rodadas, a equipe colorada queria a primeira vitória no Brasileirão. Para isso, o técnico Alexandre Gallo manteve o time que atuou diante do Atlético-PR com a exceção de uma mudança: o colombiano Vargas entrou no lugar de Maycon, suspenso pela expulsão sofrida em Curitiba.


Wellington Monteiro prepara chute observado pelo adversário

O Fluminense, por sua vez, atuou com um time formado sem a maioria dos titulares poupados para as finais da Copa do Brasil diante do Figueirense. A torcida do Fluminense compareceu em pouco número, também preferindo aguardar a partida da Copa do Brasil. Até este sábado cerca de 30 mil ingressos para o jogo de quarta já haviam sido vendidos.

Já a torcida colorada esteve presente naquele que um dia foi o maior estádio do mundo. Localizou-se ao lado das cabines de imprensa ou no lado direito de quem assistiu ao jogo pela televisão. Com faixas de torcidas organizadas, bandeiras vermelhas e do Rio Grande do Sul, a maior torcida do Rio Grande do Sul chegou confiante em um bom resultado do Inter. Quando o time entrou em campo, a festa da torcida colorada foi grande.


Torcida colorada compareceu em grande número no Maracanã

No plano tático, o Inter se planejou para, quando não estivesse com a bola, marcar forte com nove jogadores do meio para trás e Alexandre Pato bem adiantado para os contra-ataques. A defesa esteve com três zagueiros (Índio, Edinho e Titi), enquanto o meio-campo contou com os alas Ceará e Mineiro, os volantes Wellington Monteiro e Vargas e o meia Pinga. Com a bola, a ordem era buscar as jogadas pelas laterais ou os passes de Pinga para os atacantes.

O time colorado teve dificuldades no primeiro tempo. Sem conseguir criar muitas oportunidades, apenas Alexandre Pato levava vantagem sobre a defesa carioca, principalmente em lances de velocidade e habilidade.


Alexandre Pato ganha jogada em cima dos defensores do Flu

Aos 2min50seg, Alexandre Pato recebeu passe de Vargas, passou por Anderson em velocidade, entrou na área e chutou para defesa de Fernando Henrique. O Fluminense respondeu aos 8min15seg com Ivan cruzando da esquerda e Rafael cabeceando ao lado do gol. Aos 16min5seg, Rodrigo Tiuí chutou forte da entrada da área também ao lado.

Aos 17min10seg, quase Alexandre Pato marcou um golaço. Recebeu na meia-lua, ganhou no corpo de um zagueiro, deu um balãozinho em outro, entrou na área, tentou outro balãozinho, mas a zaga salvou. O lance levantou a torcida colorada no Maracanã que passou a contar o nome do Inter.


Capitão colorado, Fernandão, conduz a bola sob olhar atento do bandeira

Aos 24min50seg, em outra grande jogada de Pato, o Inter quase chegou ao primeiro gol. O garoto arrancou pela direita com velocidade espantosa, passou por um zagueiro com uma meia-lua e cruzou para Pinga na área. O goleiro Fernando Henrique, porém, salvou com grande saída do gol. Aos 34min, Fernandão deixou o gramado lesionado para a entrada de Iarley.

Aos poucos, o time carioca passou a ameaçar mais, principalmente em lances de bola parada. Aos 36min25seg, Thiago Neves cobrou falta com força e o goleiro Renan não conseguiu defender: Fluminense 1 a 0. O Inter tentou o empate em dois lances seguidos. Aos 38min10seg, Ceará arriscou de fora da área por cima. Aos 40min45seg, Pinga cobrou falta com perigo.

Nos últimos minutos, o Fluminense quase marcou outro gol. Aos 41min45seg, Tiuí fez boa jogada pela esquerda e passou para Rafael Moura chutar e Renan salvar pra escanteio com boa defesa. Um minuto depois, Ivan cruzou da esquerda e Davi cabeceou livre ao lado do gol. Foi o último lance de perigo do primeiro tempo.


Lateral Ceará tenta jogada contra os cariocas do Fluminense

No intervalo, o técnico Alexandre Gallo fez nova modificação: entrou Márcio Mossoró no lugar de Vargas. Na abertura da etapa final, o Inter buscou pressionar em busca do empate, enquanto o Fluminense se posicionou para contra-ataques fatais. Em um deles, aos 3min15seg, Ivan cruzou da esquerda e Tiuí cabeceou ao lado do gol. Em outro, aos 4min30seg, Rafael partiu do seu campo, avançou até a área e chutou no canto: 2 a 0. Aos 12min30seg, Roger fez boa jogada pela esquerda e cruzou para Rodrigo Tiuí chutar livre: 3 a 0.

Aos 13min, o técnico Alexandre Gallo tentou a sua última substituição: entrou Alex e saiu Titi. No Fluminense, aos 22min30seg, saiu Rodrigo Tiuí e entrou Lenny. Aos 25min35seg, Lenny entrou na área e chutou cruzado ao lado do gol, com perigo. Aos 28min, saíram Rafael Moura e Thiago Neves e entraram Alex e André Moritz. Aos 37min10seg, Leeny chutou rasteiro e Renan defendeu. Depois disso, pouca coisa mudou no jogo. Agora, o Inter volta as atenções para a Recopa e decide o título com o Pachuca, do México.

?O mau momento vai passar com o nosso trabalho. Temos um jogo importante na quinta-feira e o Inter tem que jogar com alma?, avaliou o técnico Alexandre Gallo.

?Cabe neste momento a gente dar a volta por cima na partida no México?, afirmou o vice-presidente de futebol, Giovanni Luigi.

?Temos que jogar no México pensando em trazer a decisão para o Beira-Rio?, disse o presidente Vitorio Piffero.

?A torcida sabe que não jogamos dessa maneira. Infelizmente este ano não nos achamos ainda?, afirmou o atacante Iarley.

?Temos que levantar a nossa auto-estima e buscar a reação nesta partida de quinta-feira. Vencendo a gente vai ter mais confiança para reagir também no Brasileiro?, avaliou o capitão Fernandão,

Fluminense (3): Fernando Henrique; Rafael, Anderson, Roger e Ivan; Romeu, Maurício, Davi e Thiago Neves (André Moritz); Rodrigo Tiuí (Lenny) e Rafael Moura (Alex).
Técnico: Renato Portaluppi.
Internacional (0): Renan; Índio, Edinho e Titi (Alex, 13min2°t); Ceará, Wellington Monteiro, Vargas (Márcio Mossoró, intervalo), Pinga e Mineiro; Alexandre Pato e Fernandão (Iarley, 34min1ºt).
Técnico: Alexandre Gallo.

Gol: Thiago Neves (F), aos 36min25seg do primeiro tempo, Rafael (F), aos 4min30seg do segundo tempo, Rodrigo Tiuí (F), aos 12min30seg do segundo tempo. Cartões amarelos: Titi, Vargas, Mineiro (I). Renda: R$ 58.346,00. Público: 4.291 pagantes. Arbitragem: Evandro Roman (PR), auxiliado por Aparecido Santana (PR) e José Pontarolo (PR). Local: Maracanã, no Rio de Janeiro.

Voltar