Olá, Marcos Duarte!

A INÉDITA CONQUISTA DA TRÍPLICE COROA

Data: 07/06/2007

Depois de conquistar a Libertadores, o Mundial Fifa e a Recopa, Inter chega à Tríplice Coroa

Poucos times possuem o privilégio de ostentar a Tríplice Coroa. Para cobiçar esta nobre chancela, é preciso trilhar um longo caminho. O primeiro passo é repleto de desafios. É necessário superar os melhores times do continente sul-americano em uma das competições mais difíceis do futebol mundial: a Libertadores da América.

Em 2006, o Inter realizou uma longa jornada em busca da primeira coroa. O time do técnico Abel Braga superou seis adversários diferentes em 14 partidas para conquistar o inédito título para o clube colorado. Na final, uma vitória antológica sobre o São Paulo no Morumbi somada a um dramático empate no Beira-Rio garantiram a conquista da América.


Momento histórico: Fernandão ergue a taça da Libertadores 2006

Assim que Fernandão ergueu a taça mais cobiçada do continente, os colorados começaram a sonhar com um triunfo ainda maior: o título de campeão do mundo. O Inter cruzou o globo terrestre e foi até o Japão disputar o Mundial Fifa.

O torneio reuniu os campeões continentais de 2006: Inter (América), Barcelona (Europa), América (Concacaf), Al-Ahly (África), Auckland City (Oceania) e Jeonbuk Motors (Ásia). Depois de superar o time egípcio do Al-Ahly por 2 a 1 na semifinal, a equipe colorada garantiu presença na sonhada final contra o Barcelona. Para não restar dúvidas de que o Inter da temporada 2006 reunia virtudes únicas, o poderoso time catalão foi vencido por 1 a 0 no duelo final em Yokohama. Na Terra do Sol Nascente, o clube colorado atingia o topo do mundo.


Fernandão (E) com a taça mais cobiçada do mundo (Jefferson Bernardes/VIPCOMM)

Mas no futebol os desafios nunca pararam. É preciso provar sempre mais. Menos de seis meses depois da conquista do Mundial Fifa, o Inter alcançou mais um título inédito: a Recopa Sul-Americana. Para chegar à Tríplice Coroa ? título não oficial dado ao time que conquista três importantes títulos de forma seqüencial ? a equipe colorada encarou o Pachuca do México. O duelo marcou o encontro entre os campeões da Libertadores e da Copa Sul-Americana das edições de 2006.


Joagdores comemoram conquista da Recopa (Alexandre Lops)

No primeiro confronto, o Inter foi derrotado por 2 a 1 em Pachuca del Soto, no México. Mas ao lado da torcida colorada no Beira-Rio, o time do técnico Alexandre Gallo venceu...e ergueu mais uma taça de competição internacional, tornando-se o primeiro time a conquistar a Tríplice Coroa desde que o Mundial Fifa foi criado.

Curiosidades sobre a Recopa

O torneio é jogado desde 1989. Até 1998 a disputa era entre o campeão da Copa Libertadores e o campeão da Supercopa dos Campeões da América, competição que reunia todos os campeões da Libertadores. Em 1990 a partida foi realizada na cidade de Miami, nos Estados Unidos. Em 1991 o Olímpia (Paraguai) foi campeão sem precisar jogar, pois venceu os dois torneios classificatórios.

De 1992 a 1997, a competição foi jogada no Japão. Em 1993 a Recopa aconteceu como parte do Campeonato Brasileiro, entre Cruzeiro e São Paulo, devido à falta de datas no calendário. Em 1994, como o São Paulo havia ganho a Libertadores e a Supercopa, a disputa foi com o Botafogo, campeão da Copa Conmebol. A edição de 1998 foi jogada em 1999, como parte da Copa Mercosul, entre Cruzeiro e River Plate.

Entre 1999 e 2002 não houve competição. A partir de 2003, a Recopa passou a ser disputada entre os campeões da Libertadores e da Copa Sul-Americana. Em 2003 e 2004, o título foi decidido em partida única, nos Estados Unidos.
Em 2005 a competição voltou a ser disputada em partidas de ida e volta. O campeão de 2006 é a equipe do Boca Juniors. O time argentino venceu o São Paulo por 2 a 1 na Bombonera e empatou em 2 a 2 no Morumbi.

Voltar