Olá, Marcos Duarte!

BRASILEIRÃO: INTER EMPATA COM O FLAMENGO NO RIO

Data: 16/06/2007

Por Alexandre Corrêa (textos) e Alexandre Lops (fotos)
Enviados especiais/Rio de Janeiro
 

O Internacional empatou com o Flamengo em 2 a 2 na noite deste sábado no Maracanã em partida válida pela sexta rodada do Brasileirão. O time colorado marcou com belos gols de Alex e Adriano, que estreou. Os gols cariocas foram de Ronaldo Angelim e Juan. Com o resultado, o Inter subiu para sete pontos na 13ª posição na competição e agora parte para a disputa do Gre-Nal no próximo domingo.


Atacante Adriano marcou um gol na sua estréia

Depois de alguns dias de sol, o Rio de Janeiro ficou com o tempo nublado para a partida que teve até ameaça de chuva. O gramado do Maracanã, que sempre foi excelente, estava com problemas devido aos ensaios para a cerimônia de abertura dos Jogos Pan-Americanos que começam em julho na capital dos cariocas. Nas arquibancadas, as obras podiam ser vistas também. Dois placares eletrônicos, ainda por instalar, ocupavam um espaço que deveria ser da torcida, interditando parte do setor atrás dos gols.


Colorados apoiaram o Inter no Maracanã

O ambiente no outrora maior estádio do mundo tinha ares de festa antes do jogo. O Maracanã completou 57 anos neste sábado e, para comemorar a data, uma banda da Polícia militar tocou músicas aos torcedores antes do jogo. No placar eletrônico uma frase: ?Torcedor, o Maracanã é seu há 57 anos. Parabéns, Maracanã?. Apesar disso, ao contrário do que se esperava, o público não foi grande para o confronto. Mas a torcida colorada esteve presente com faixas, bandeiras e muitas camisetas vermelhas no lado direito das cabines de imprensa na arquibancada.

O técnico Alexandre Gallo definiu o time com Márcio Mossoró no ataque ao lado de Iarley, em substituição a Alexandre Pato, que está com a seleção brasileira sub-20. O restante da equipe foi o mesmo que derrotou o Santos na última rodada no Beira-Rio.

O time colorado fez um primeiro tempo no qual foi melhor que o adversário e só não terminou com possibilidade maior de vitória graças a um erro clamoroso do juiz Heber Roberto Lopes, que não marcou pênalti claro sobre Márcio Mossoró.

O Flamengo tentou pressionar no começo. Aos 2min45seg, Paulo Sérgio recebeu bom passe, entrou na área e concluiu rasteiro ao lado do gol, perdendo a chance. O time carioca tentava tocar a bola, mas o Inter marcava bem e com solidez. Sidnei mostrava firmeza e ganhava a maioria dos lances. Outro destaque era Edinho no combate à frente da defesa.


Iarley em ação contra o Flamengo

Aos 9min45seg, Paulo Sérgio recebeu na área e chutou forte para defesa de Clemer. Um minuto depois, o Inter respondeu com um bonito toque de calcanhar de Mossoró para Wellington Monteiro, no bico da área, chutar rasteiro e forte. A bola cruzou toda a área perigosamente. Por falar no volante, ele aparecia bem pela direita com Ceará. Do outro lado, Rubens Cardoso também surgia como boa alternativa pelo flanco.

Aos 16min25se, Pinga roubou a bola e tocou para Rubens Cardoso entrar na área, passar pelo marcador e cruzar forte, mas a zaga salvou. No contra-ataque, Léo Medeiros arriscou de longe, a bola quicou no gramado e Clemer fez boa defesa para escanteio. Dois minutos depois, Ceará recebeu na área e cruzou rasteiro para Pinga, livre próximo à marca do pênalti. O meia tentou dominar, mas a bola escapou e saiu ao lado do gol.


Rubens Cardoso tenta a jogada

Aos 24min40seg, Leonardo Moura cruzou e Ceará salvou pra escanteio. Na cobrança, aos 25min, o lateral carioca ergueu na cabeça de Angelim cabecear e Clemer defender. Aos 32min40seg, o juiz Héber Roberto Lopes aprontou contra o Inter. Mossoró recebeu pela esquerda, penetrou na área, driblou Leonardo Moura e foi derrubado. Pênalti claro, não marcado pelo juiz. Além disso, o árbitro ainda deu cartão amarelo para Mossoró alegando simulação. Um absurdo.

O Inter continuava dominando em busca do primeiro gol, enquanto os flamenguistas não conseguiam atacar, gerando vaias e irritação na torcida. Aos 36min30seg, Ceará cobrou falta com violência e o goleiro Bruno fez defesa salvadora. Aos 37min40seg, Pinga deu bom passe para Iarley na área, de frente para Bruno, mas Ronaldo Angelim conseguiu afastar quando o atacante iria concluir. Aos 42min30seg, depois de boa trama pela esquerda, envolvendo Rubens Cardoso e Mossoró, o meia-atacante recuou para Edinho chutar forte e quase marcar um belo gol. Foi o último lance do primeiro tempo. 

No intervalo, o técnico Alexandre Gallo colocou Adriano no lugar de Márcio Mossoró em busca de mais poder ofensivo. Com isso, Adriano estreou com a camiseta colorada.


Adriano fez sua estréia pelo Inter

Se o primeiro tempo não teve muitos lances de perigo, a etapa final foi emocionante. Houve quatro gols, dois deles nos últimos minutos, lances de perigo e até pênalti perdido. 

Na largada do segundo tempo, o Inter teve uma grande chance para abrir o placar. Aos 2min30seg, Wellington Monteiro cobrou falta para a área e Ronaldo Angelim derrubou Índio na área: pênalti. Desta vez Heber marcou. Na cobrança, aos 3min45seg, Alex fez uma paradinha e deslocou o goleiro, mas a bola foi para fora. Foi o primeiro pênalti perdido por Alex em três anos de Inter.

Com o lance, a torcida flamenguista se empolgou e passou a incentivar o time. O Inter, porém, seguia firme na marcação. Aos 9min, Juan caiu na área, pedindo pênalti, e o juiz deu cartão amarelo para ele. Aos 12min, saiu Rubens Cardoso para a estréia de Marcão na lateral-esquerda.

Aos 13min30seg, Pinga recebeu de Iarley, entrou na área e chutou cruzado para grande defesa de Bruno. Adriano ainda tentou alcançar a bola na pequena área, mas não conseguiu.


Alex marcou um golaço

Aos 19min50seg, um golaço de placa no Maracanã. Marcão tocou para Iarley na área. O atacante matou a bola e recuou para Alex. O meio-campista então fez um lance antológico. Entrou a dribles em velocidade na área, passou por dois zagueiros, pelo goleiro e, quase sem ângulo, chutou para marcar o gol colorado. Foi o segundo gol de Alex na competição e o terceiro na temporada.

Aos 23min, saiu Toró e entrou Caíque no Flamengo. A torcida carioca, irritada, protestava na arquibancada. Aos 27min30seg, três substituições ao mesmo tempo, duas no Flamengo e uma no Inter. Pelo time da casa, saíram Paulo Sérgio e Léo Lima e entraram Luizinho e Gérson Magrão. No Inter, Pinga deu lugar a Maycon.

O Flamengo passou a pressionar mais em busca do empate, enquanto o Inter se posicionou mais atrás e tentou explorar o contra-ataque. Aos 32min, Juan entrou na área e cruzou com perfeição para Ronaldo Angelim cabecear no canto: 1 a 1. Aos 38min50seg, Leonardo Moura, na área, chutou, a bola bateu em Sidnei e saiu ao lado do gol.


Adriano marcou um belo gol e comemorou com acrobacias

Aos 41min15seg, o Inter ficou em vantagem de novo. Edinho arrancou pelo meio e deu grande passe para Adriano. O atacante estreante matou no peito, driblou Jailton e colocou no canto com categoria. Um outro golaço. Na comemoração, Adriano deu cambalhotas acrobáticas. A vantagem colorada não demorou muito, porém. Aos 45min, o lateral Juan recebeu na área e empatou para o Flamengo.

Com o empate, o Inter completou quatro jogos invicto e subiu para sete pontos na classificação do Campeonato Brasileiro. O resultado fez o Inter completar também quatro anos sem perder para o time carioca em Campeonatos Brasileiros. A última derrota foi em 2003. Agora, o time se volta para o clássico Gre-Nal no próximo domingo, no Beira-Rio.

?Fizemos um bom jogo e poderíamos ter vencido, mas são coisas do futebol e não podemos lamentar. Vamos buscar melhorar ao longo do Campeonato?, avaliou o técnico Gallo.

?Campeonato Brasileiro é assim mesmo. São enfrentamentos com grandes equipes e as dificuldades são grandes. Mas o time esteve bem e merecia a vitória?, disse o zagueiro Sidnei.

Flamengo (2): Bruno; Leonardo Moura, Irineu, Ronaldo Angelim e Juan; Jailton, Toró (Caíque), Léo Medeiros e Léo Lima (Luizinho); Paulo Sergio (Gérson Magrão) e Leonardo. Técnico: Ney Franco.

Internacional (2): Clemer; Ceará, Índio, Sidnei e Rubens Cardoso (Marcão, 12min2ºt); Edinho, Wellington Monteiro, Alex e Pinga (Maycon, 27min30seg2º), Márcio Mossoró (Adriano, intervalo) e Iarley. Técnico: Alexandre Gallo.

Gols: Alex (I), aos 19min30seg do segundo tempo, Ronaldo Angelim (F), aos 32min do segundo tempo, Adriano (I), aos 41min15seg do segundo tempo, Juan (F), aos 45min do segundo tempo. Cartões amarelos: Paulo Sérgio, Ronaldo Angelim, Juan (F), Pinga, Mossoró (I). Renda: R$ 203.759,00. Público: 15.358 pagantes. Arbitragem: Heber Roberto Lopes (Fifa), auxiliado por Aparecido Santana e José Amilton Pontarolo (trio paranaense). Local: Estádio Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ).

Sócio: veja fotos exclusivas de Flamengo 2x2 Inter

Voltar