Olá, Marcos Duarte!

INTER VENCE DE VIRADA EM NATAL

Data: 14/07/2007

Por Alexandre Corrêa (textos) e
Alexandre Lops (fotos)
Enviados especiais/Natal

O Internacional derrotou o América-RN por 2 a 1, de virada, na noite deste sábado em Natal em partida válida pela 11ª rodada do Brasileirão. Os gols foram de Pinga e Christian. Com o resultado, o time colorado avançou para a 12ª colocação na classificação. Na próxima rodada, o Inter enfrenta o Corinthians, quarta-feira, no Beira-Rio para se aproximar da zona de classificação para a Copa Libertadores.


Christian marcou o gol da vitória em Natal

Sem poder contar com vários jogadores por lesão, suspensão ou impossibilidade legal, como por exemplo, Alex, Ceará, Fernandão, Wellington Monteiro, Granja, Rubens Cardoso, Índio, Magrão e Guiñazu, o técnico Alexandre Gallo escalou uma equipe com algumas novidades. A principal delas, porém, estava no banco. Alexandre Pato retornou do Mundial Sub-20 realizado no Canadá direto para Natal como opção para o treinador.

O adversário potiguar vinha embalado depois de vencer fora de casa o Paraná por 1 a 0. Além disso, era pra ser dia de festa para o América-RN, que completou 92 anos neste sábado. A principal estrela do time era Souza, meia habilidoso de passagens por Corinthians e Atlético-PR.


União: grupo colorado prepara-se para buscar a primeira vitória fora de casa

Durante o aquecimento, na entrada dos jogadores do Inter no gramado, o mascote do América-RN, um funcionário fantasiado de dragão, ficava provocando os jogadores colorados.

O Inter foi a campo com a camiseta branca e calção vermelho já que o adversário tem as mesmas cores que o atual campeão do mundo Fifa. Nas arquibancadas, o time colorado contou com a presença de 300 torcedores que foram ao Machadão demonstrando confiança e apoio.


Torcida colorada marcou presença no Machadão

Cinco minutos antes do jogo, uma chuva intensa começou a cair sobre Natal. Com o foguetório da torcida na entrada da equipe da casa, uma nuvem de fumaça tomou conta do estádio por alguns instantes. Além da chuva, a iluminação era ruim nas duas goleiras. Havia vento forte em alguns momentos do jogo, enquanto o gramado estava alto e irregular.

O time da casa tentou pressionar cedo. Aos 3min30seg, a bola quicou, enganou Marcão e sobrou para Frontini, que passou por Clemer e chutou, mas Marcão salvou na pequena área. Na sobra, a bola voltou nas mãos do goleiro colorado.

No plano tático, o volante Edinho buscava perseguir o meia Souza por todo o campo. Pinga ajudava a marcação no meio, enquanto Iarley tentava a movimentação para fugir dos zagueiros e buscar Christian. O lateral-direito Diego se apresentava pela direita para o apoio, enquanto Marcão e Hidalgo se revezavam no apoio pela esquerda. Por vezes, o Inter buscava o lançamento direto da defesa para o ataque, o que facilitava a tarefa do adversário.


Pinga ajudou na marcação e marcou um golaço

Aos 8min, Arlon arriscou de fora da área e Clemer defendeu para escanteio. Aos 9min45seg, Iarley tocou para Christian chutar rasteiro e Clemer defender. Depois de 10 minutos, a chuva parou.

Aos 11min20seg, depois de escanteio, a bola foi desviada no primeiro pau e sobrou para Rogélio completar e marcar 1 a 0.

Aos 14min, a torcida do América cantou parabéns a você em homenagem aos 92 anos do clube.

Com a desvantagem, o Inter tratou de avançar em busca da igualdade com a equipe potiguar mais posicionada na defesa. Aos 17min, o lateral Diego fez boa jogada pela direita e cruzou para Pinga matar a bola na área e concluir rasteiro para defesa de René. Aos 23min45seg, Edinho roubou a bola no meio e tocou para Diego, que rolou até Pinga na entrada da área chutar no canto ao lado do gol.

Aos 31min30seg, Souza cobrou falta ao lado do gol. Aos 34min35seg, Hidalgo cobrou falta, Sidnei cabeceou para Christian, que concluiu por cima, na melhor chance colorada da primeira etapa. Aos 37min40seg, em um contra-ataque rápido, Souza encontrou Marcinho. O lateral entrou na área e chutou por cima. Aos 43min, a chuva voltou com intensidade, dificultando o controle da bola até o final do primeiro tempo.

No intervalo, o técnico Alexandre Gallo retirou o volante Magal e colocou o meia Roger em busca da virada.

Na volta para o segundo tempo, Roger e Luciano Henrique avançaram mais, deixando Pinga mais como volante.

Com o avanço do Inter, o América-RN teve mais espaços para o contra-ataque na largada da etapa final. Aos 6min25seg, Souza cobrou escanteio e Rogélio cabeceou com perigo. Aos 7min50seg, Arlon foi lançado, entrou na área e arrematou por cima.

Aos poucos, porém, o Inter passou a dominar a partida liderado por Pinga, de grande atuação como volante na etapa final. E foi dele o gol que empatou o jogo. Aos 9min20seg, o meio-campista cearense pegou rebote de fora da área, driblou um e chutou com perfeição no ângulo. Um golaço.


Pinga está chutando para empatar o jogo

A igualdade animou o Inter e sua torcida no Machadão. Que ficou ainda mais empolgada quando aos 11min o técnico Alexandre Gallo chamou Pato para entrar em campo. Aos 11min15seg, Iarley tocou para Luciano Henrique, na área. O meia enganou um zagueiro e chutou ao lado do gol com perigo.

O jogo ficou franco com os dois times criando e desperdiçando oportunidades. Aos 12min5seg, o ala Thiago Machado entrou na área e concluiu na rede pelo lado de fora. Aos 12min30seg, entrou Pato no lugar de Luciano Henrique. A torcida colorada cantou: ?olelê, olalá, o Pato vem aí e o bicho vai pegar?.

E pegou mesmo. Aos 15min50seg, Pato foi lançado pela direita, ganhou do marcador ao matar a bola, entrou na área e cruzou para Christian chutar dividindo com a zaga para fora. Aos 17min15seg, Pato passou com facilidade espantosa pela zaga, entrou na área e cruzou. A bola, porém, passou por todos. Trinta segundos depois, a bola voltou para Alexandre chutar colocado de fora da área, ao lado.

Aos 20min30seg, Pinga deu grande passe para Roger na entrada da área chutar, o goleiro Renê defender e, no rebote, Pato dividiu com um zagueiro e o goleiro conseguiu salvar novamente. Aos 22min5seg, novamente Roger chutou forte de fora da área e René fez defesa sensacional. O Inter pressionava, mas o América-RN continuava perigoso. Tanto que aos 22min30seg, Arlon recebeu livre na entrada da área e tentou chutar colocado, mas a bola foi para fora.

Aos 25min10seg, o Inter respondeu com grande jogada de Pinga que driblou um zagueiro e concluiu forte para defesa firme de René. Aos 27min30seg, Sidnei, lesionado, deixou o campo para a entrada de Ji-Paraná. Com a substituição, Edinho foi recuado para a zaga.


Christian sofreu o pênalti que garantiu a vitória

Aos 30min15seg, depois de escanteio, Ney Santos conseguiu ganhar de cabeça na área do Inter, mas a zaga salvou na pequena área. Aos 32min50seg, Souza cobrou falta e Clemer defendeu. Aos 34min45seg, Roger recebeu na direita e cruzou para Christian, que foi derrubado na área: pênalti. Na cobrança, aos 36min, Christian fez o gol da virada. Foi o quarto gol do centroavante no Brasileirão, artilheiro do time na competição. Foi também o 96º gol com a camisa do Inter. Agora faltam quatro para o 100º.


Centroavante cobrou com categoria e chegou ao seu 96º gol pelo Inter

Aos 37min30seg, o América retirou Reinaldo e colocou Leandro Sena. Aos 39min, foi a torcida do Inter que passou a cantar o parabéns a você, debochando da torcida do América-RN. Um minuto depois, outra mudança no time potiguar: saiu o lateral Thiago Machado e entrou Bea.

Aos 43min40seg, Arlon recebeu na área e conclui para defesa salvadora de Clemer, garantindo a vitória colorada. Foi a segunda vitória consecutiva do Inter no Brasileirão. Na próxima rodada, se vencer o Corinthians avança ainda mais na zona de classificação da Copa Sul-Americana e se aproxima da zona da Libertadores.

 ?O Pinga como volante atuou muito bem. Os jogadores estão de parabéns. O mérito é deles, que jogaram muito bem na etapa final. Temos um grupo e quem ficar no banco vai estar torcendo para o companheiro que estiver jogando?, afirmou o técnico Alexandre Gallo, com a voz rouca, depois do jogo.

?O que importa é que todos correram e todos lutaram. Quando isso acontece, o Inter estará sempre forte?, disse o presidente Vitorio Piffero.

?Agora temos que pensar no jogo de quarta-feira. Quem está entrando está mantendo o bom nível da equipe?, elogiou Pinga.

?O Inter tem grandes jogadores. Todos trabalham para sair jogando. Quem o professor Gallo escolher vai dar conta do recado?, disse Alexandre Pato.

"Estou trabalhando forte para conquistar meu espaço no time. Fico muito feliz por estar ajudando o Inter", comemorou Christian.

"Pensamos partida por partida. Nosso foco estava totalmente voltado para a conquista da vitória em Natal. O Inter mostrou a qualidade do seu conjunto, pois quem entrou correspondeu em campo", analisou o vice-presidente de futebol Giovanni Luigi.

América-RN (1): Renê; Ney Santos, Rogélio e Edson Borges; Thiago Machado (Bea),  Marcos Alexandre, Reinaldo (Leandro Sena), Souza e Marcinho; Frontini (Nunes) e Arlon. Técnico: Marcelo Veiga.

Internacional (2): Clemer; Diego, Sidnei (Ji-Paraná, 27min30seg2ºt), Marcão e Hidalgo; Edinho, Magal (Roger, intervalo), Luciano Henrique (Alexandre Pato, 12min30seg2ºt) e Pinga; Iarley e Christian.
Técnico: Alexandre Gallo.

Gols: Rogélio (A), aos 11min20seg do primeiro tempo, Pinga (I), aos 9min20seg do segundo tempo, Christian (I), de pênalto, aos 36min do segundo tempo. Cartões amarelos: Pinga, Ji-Paraná, Marcão (I), Ney Santos, Leandro Sena (A). Arbitragem: Wilson de Souza Mendonça (PE), auxiliado por Jossemmar Moutinho (PE) e José Pedro da Silva (PE). Local: Estádio Machadão, em Natal.

Voltar