ALEXANDRE PATO SE DESPEDE DO BEIRA-RIO
Data: 02/08/2007
O Milan acertou nesta quinta-feira o pagamento da cláusula rescisória no valor de US$ 20 milhões do atacante Alexandre Pato e o contratou por um período de cinco anos. O jogador está indo para Itália, onde irá realizar exames médicos. Após isso, o clube italiano irá depositar o valor e assinará o contrato. ?O Inter foi como uma família pra mim. Saio feliz por ter ajudado o clube a conquistar o Mundial e a Recopa. Vou sempre ser colorado e espero retornar um dia a vestir esta camisa gloriosa?, afirmou Alexandre Pato, na sua despedida.

Pato posa com as taças da Libertadores, Mundial e Recopa Sul-Americana na sua despedida
Antes de brilhar no time principal, Pato exibiu sua categoria nos times de base do Inter. Durante os seis anos que esteve no Beira-Rio, o atacante conquistou o Gauchão Juvenil (2005), o Brasileirão Sub-20 (2006), dentre outros torneios estaduais e nacionais. A qualidade do seu futebol chamava a atenção de todos no Gigante. Desde cedo se ouvia comentários dando conta do surgimento de um novo craque nos campos suplementares.

Pato lembrou dos grandes momentos que viveu no Inter
A estréia pelo time profissional foi de luxo - contra o Palmeiras, em São Paulo, na penúltima rodada do Brasileirão de 2006. O promissor atacante marcou um gol e deu a assistência para outro na vitória de 4 a 1. No Mundial Fifa, no Japão, Pato mostrou novamente estrela e marcou um gol na partida de estréia contra o Al-Ahly, além de arrancar um frisson dos torcedores presentes no estádio depois de fazer embaixadinhas com a bola no ombro. O Inter venceu o time egípicio por 2 a 1 e garantiu vaga na final contra o Barcelona. Aos 17 anos, o jogador conquistava o maior título interclubes do mundo.

Alexandre Pato em ação contra o Barcelona: aos 17 anos, o atacante conquistava o mundo (VIPCOMM)
Em 2007, o atacante foi decisivo na final da Recopa Sul-Americana. Marcou dois gols nas duas partidas contra o Pachuca do México e foi um dos destaques na conquista do título inédito. Pato se despede do Inter depois de atuar 27 vezes com a camisa colorada e marcar 12 gols.

Consagração: título da Recopa coroou uma trajetória marcada pelo sucesso
"Lembro que quando cheguei ao Inter, com 11 anos, olhei para o Beira-Rio e fiquei um pouco assutado com o seu tamanho. Prometi a meu pai que um dia marcaria um gol para ele. Fico muito feliz por ter realizado meu sonho. Sempre procurei retribuir o carinho da torcida com muito empenho em campo. Agora, a cada dia que passar, vou lembrar com muito carinho deste grande clube", garantiu Pato.
O craque também fez um pedido para a torcida colorada: "A torcida deve continuar apoiando o Inter até o final, pois dessa maneira os jogadores vão colocar o coração na ponta da chuteira. Sempre foi assim comigo e continuará sendo com o restante do grupo. Vou levar o nome do Inter para a Itália e ajudar a divulgar este clube maravilhoso", prometeu.
Fotos: Alexandre Lops