INTER REAGE MAS PERDE EM MINAS
Data: 05/08/2007
Por Alexandre Corrêa (textos) e
Alexandre Lops (fotos)
Enviados especiais/Belo Horizonte
O Internacional perdeu para o Cruzeiro por 3 a 2 na tarde deste domingo em Belo Horizonte, em partida válida pela 17ª rodada do Brasileirão. Leandro Domingues, Roni e Alecsandro fizeram os gols do time mineiro. Iarley e Adriano marcaram para o Inter no finalzinho da partida. Na próxima rodada, o time colorado enfrenta o Palmeiras em São Paulo, na quinta-feira, 20h30min. O Inter ocupa a 11ª colocação com 23 pontos.
O Inter foi a campo disposto a derrubar um tabu. Desde 1987, quando derrotou o Cruzeiro por 1 a 0, gol de Amarildo, e avançou para a final da Copa União, o time colorado não batia a equipe mineira atuando em Belo Horizonte em partida válida por Brasileirão. Em 2004, o Inter venceu por 1 a 0, gol de Rafael Sobis, mas o jogo foi válido pela Copa Sul-Americana.
Sem poder contar com Edinho e Alex, suspensos pelo terceiro cartão amarelo, o técnico Alexandre Gallo promoveu as
estréias do argentino Guiñazu e de Magrão (foto ao lado) no meio-campo colorado. Os dois estreantes formaram o meio com Wellington Monteiro e Pinga. Na lateral-esquerda, Rubens Cardoso retornou ao time, enquanto Magal foi deslocado para a lateral-direita. Outra novidade foi a volta de Marcão à zaga, depois de cumprir suspensão automática pela expulsão na vitória sobre o Sport no Recife.
O ambiente no Mineirão era perfeito para uma tarde de futebol. Sol forte, temperatura ao redor dos 25 graus. Cerca de 20 mil pessoas ocuparam as lendárias arquibancadas do estádio. Os colorados que moram em Minas Gerais marcaram presença com cerca de 300 torcedores. O time colorado foi acompanhado ao gramado com cerca de 20 crianças trajando o uniforme do Inter, ação promovida pelo Consulado do clube na cidade. Já a equipe jogou com camisas brancas, calções e meias vermelhos.
O Cruzeiro começou tentando pressionar com o apoio da torcida. A 1min30seg, Wagner arriscou de fora da área por cima. Aos 4min, Roni fez boa jogada, entrou na área, mas Pinga salvou para escanteio. Na cobrança, aos 4min25seg, a bola sobrou para Roni, mas a defesa colorada conseguiu afastar na pequena área. Aos 7min45seg, Roni recebeu na área e cruzou. A bola chegaria até dois jogadores do time mineiro, mas Índio se antecipou e tirou de cabeça. A primeira jogada de perigo do Inter foi aos 9min em cobrança de escanteio da esquerda que Iarley chutou e Fábio fez boa defesa. O juiz, porém, anulou o lance por impedimento.

Iarley conclui com perigo, mas o árbitro anula o lance por impedimento
No Inter, o time marcava forte no meio-campo, principalmente com Guiñazu, de intensa participação marcando, combatendo e puxando contra-ataques. Na frente, Iarley também aparecia bem criando jogadas pelos lados do campo. O Cruzeiro procurava criar se utilizando da velocidade dos meias Leandro Domingues e Wagner e dos atacantes Roni e Marcinho.

Guiñazu apresentou intensa movimentação no Mineirão
Aos 20min20seg, Christian deu grande passe para Iarley na área, que driblou o goleiro, mas o juiz marcou impedimento. Aos 22min5seg, novamente Iarley fez boa jogada pela esquerda, driblou e cruzou para Christian cabecear por cima. Aos 23min10seg, Iarley cruzou da esquerda mais uma vez, a bola atravessou toda a área e Fábio defendeu quando ela estava entrando.
O Cruzeiro reagiu aos 26min15seg com Marcinho tabelando na área e chutando rasteiro para boa defesa de Clemer. Aos 27min10seg, o time mineiro largou na frente. O ataque recuperou bola que estava com Marcão e ela sobrou para Leandro Domingues na área. Ele chutou, Clemer fez grande defesa, mas no rebote o próprio Leandro concluiu para fazer 1 a 0.
O Inter tentou respondeu rapidamente. Aos 28min30seg, Pinga cobrou escanteio com efeito e Fábio evitou com um tapa o que seria um gol olímpico. Com a vantagem, o Cruzeiro se posicionou mais atrás e passou a buscar os espaços para o contra-ataque. Aos 32min25seg, Leandro Domingues recebeu na direita e chutou cruzado para fora. Aos 36min25seg, Marcinho cruzou e Leandro Domingues se antecipou chutando por cima. Aos 37min25seg foi a vez de Marcinho receber na área e chutar pra fora.

Chute de Pinga (E) acertou a trave no primeiro tempo
A melhor chance do Inter na primeira etapa surgiu aos 38min40seg, quando Rubens Cardoso cruzou da esquerda e Pinga chutou na trave. Nos últimos minutos da primeira etapa, o Inter tentou tocar a bola para furar a marcação adversária, mas o Cruzeiro se posicionou bem e garantiu a vantagem parcial.
Na volta para a etapa final, o sol não aparecia mais no gramado encoberto pela cobertura do estádio. No Cruzeiro, o técnico Dorival Júnior retirou Marcinho e colocou Alecsandro no ataque.
Logo no começo do segundo tempo, o Cruzeiro fez jogada pela esquerda e Roni cabeceou para grande defesa de Clemer para escanteio. Aos 6min30seg, Wágner recebeu na área e caiu. O juiz marcou o pênalti. Na cobrança, aos 7min10seg, Roni chutou no alto e fez 2 a 0. Aos 8min25seg, Roni chutou forte e Clemer fez boa defesa.
O Inter buscou descontar aos 12min com cobrança de falta de Wellington Monteiro que Fábio defendeu. Aos 12min25seg, Roni fez bonita jogada na área, dando um chapéu e chutando para defesa sensacional de Clemer.
Aos 14min, o técnico Alexandre Gallo fez duas mudanças de uma só vez: saíram Magrão e Christian e entraram Jonas e Adriano. Com isso, Jonas foi pra lateral-direita e Magal se posicionou no meio-campo. Aos 20min, o Cruzeiro retirou Léo Silva e colocou Paulinho.

Artilheiro: Adriano marcou seu quinto gol pelo Inter
Aos 22min, cobrança de falta para Marcão que toca de cabeça até Adriano. O atacante tenta chutar duas vezes, mas o goleiro Fábio salva. Aos 23min30seg, Gallo tentou sua última modificação no jogo: entrou Luciano Henrique e saiu Magal.
O Inter buscou pressionar mais, mas o Cruzeiro levava perigo nos contra-ataques. Aos 25min, depois de cobrança de falta, a bola sobrou para Luciano Henrique chutar na área e Fábio defender. Um minuto depois, Leandro Domingues recebeu grande passe, avançou até a área e tentou colocar no canto, mas Clemer fez outra defesa sensacional.
Aos 35min45seg, Ramires tentou chutar, a bola saiu torta, mas acabou nos pés de Alecsandro, livre na área. Ele ajeitou a bola e tocou no canto: 3 a 0. Não era o dia do Inter. Tanto que aos 39min, Adriano marcou um gol legal, mas o juiz anulou o lance por impedimento que não existiu. Aos 40min, saiu Roni e entrou Nenê. Um minuto depois, o time mineiro trocou passes até Alecsandro chutar pra fora.

Iarley avança com a bola...

chuta de perna esquerda...

e marca o primeiro gol do Inter no Mineirão
Aos 43min15seg, o Inter conseguiu descontar com Iarley, que recebeu bom lançamento, entrou na área e chutou de esquerda: 3 a 1. O gol deu ânimo ao Inter que marcou mais um em seguida. Aos 44min45seg, Adriano recebeu na área e concluiu cruzado: 3 a 2. O tempo era exíguo porém e o time não conseguiu o gol do empate.

Reação: Adriano marcou no final do jogo
"O primeiro gol desestabilizou a equipe. Na segunda etapa demos muito espaço para o adversário. Conseguimos reagir só no finalzinho. Mas vamos manter a cabeça erguida e seguir trabalhando forte para o jogo contra o Palmeiras", avaliou Iarley.
?O Cruzeiro jogou melhor e o nosso time não estava em uma boa tarde. O primeiro gol deu uma desestabilizada no time. Agora precisamos reagir e crescer na próxima partida?, avaliou o técnico Alexandre Gallo.
?Temos que nos superar e reagir na próxima partida. Temos equipe, plantel e jogadores experientes. Precisamos atuar como fizemos nos últimos 10 minutos, quando reagimos e marcamos dois gols?, afirmou o lateral Rubens Cardoso.
Cruzeiro (3): Fábio; Jonathan, Emerson, Thiago Heleno e Fernandinho; Ramires, Léo Silva (Paulinho), Wagner e Leandro Domingues; Marcinho (Alecsandro) e Roni (Nenê). Técnico: Dorival Júnior.
Internacional (2): Clemer; Magal (Luciano Henrique, 23min30seg2), Índio, Marcão e Rubens Cardoso; Wellington Monteiro, Guiñazu, Magrão (Jonas, 14min2ºt) e Pinga; Iarley e Christian (Adriano, 14min2ºt). Técnico: Alexandre Gallo.
Gols: Leandro Domingues (C), aos 27min10seg do primeiro tempo, Roni (C), aos 7min10seg do segundo tempo, Alecsandro (C), aos 35min45seg do segundo tempo, Iarley (I), aos 43min15seg do segundo tempo, Adriano (I), aos 44min45seg do segundo tempo. Cartões amarelos: Guiñazu, Wellington Monteiro (I). Público: 20.316 pagantes. Arbitragem: Wilson Souza de Mendonça (Fifa-PE), auxiliado por Jossemar Moutinho (PE) e Luciano Cruz (PE). Local: Estádio Mineirão, em Belo Horizonte.