Olá, Marcos Duarte!

BRASILEIRÃO: INTER JOGA MELHOR E EMPATA EM SÃO PAULO

Data: 09/08/2007

Por Alexandre Corrêa (textos) e
Alexandre Lops (fotos)
Enviados especiais/São Paulo

O Internacional empatou com o Palmeiras em 1 a 1 na noite desta quinta-feira no Estádio Parque Antarctica, em São Paulo, em partida válida pela 18ª rodada do Brasileirão. Valdívia marcou para os palmeirenses no primeiro tempo. Alex empatou em um golaço de falta na etapa final. O resultado foi injusto porque o Inter atuou melhor, criou mais chances, principalmente na etapa final, mas o goleiro Diego Cavalieri salvou. Com o resultado o Inter avançou para a 10ª colocação.


Alex (camisa 7) comemora gol de empate

O Inter foi a campo em uma data histórica. Há um ano, o time enfrentava o São Paulo no Morumbi pela primeira partida das finais da Copa Libertadores da América. A vitória de 2 a 1, dois gols de Rafael Sobis, encaminhou o título continental colorado. O ambiente do Parque Antarctica também remetia a boas lembranças. No ano passado, o Inter havia vencido a equipe da casa por 4 a 1, na estréia de Alexandre Pato. O jogo serviu para encaminhar a equipe que venceria o Mundial semanas depois no Japão.

Diante do Palmeiras nesta quinta-feira, o Inter começou montado no esquema 3-5-2. Índio, Marcão e Mineiro foram os zagueiros, enquanto Jonas e Alex se posicionaram nas alas. O meio-campo teve Edinho, Guiñazu e Luciano Henrique. No ataque a novidade foi a entrada de Adriano ao lado de Iarley. Cerca de 500 torcedores colorados foram ao estádio apoiar a equipe.


Luciano Henrique foi a novidade no meio-campo

Quando o time colorado entrou em campo, a torcida palmeirense vaiou bastante o volante Magrão, que estava no banco de reservas. O jogador passou pelo Palmeiras, mas também atuou no Corinthians, inimigo número 1 do time da casa.

Por uma lei municipal, foi executado o hino nacional brasileiro antes do jogo. Com isso, os dois times se perfilaram como se fosse uma partida internacional. O Inter começou sofrendo um gol cedo. A 1min25seg, Valdívia concluiu de carrinho um cruzamento da direita e fez 1 a 0. Apesar do gol sofrido, o Inter não se intimidou e tratou de buscar o empate. O time buscava principalmente as jogadas pela esquerda, onde Alex e Guiñazu apareciam bem. O Palmeiras se posicionava mais atrás e tentava o contra-ataque.


Volante Guiñazu fez sua segunda partida com a camisa colorada e apresentou muita garra em campo

Aos 7min35seg, Mineiro cruzou da esquerda, a bola quicou no gramado e o goleiro Diego defendeu. O Palmeiras chegou aos 9min40seg com um chute de Martinez de longe por cima. Aos 12min30seg, o Inter respondeu com cruzamento de Alex da esquerda para Jonas, que dividiu com um zagueiro. Na sobra, Adriano concluiu forte para grande defesa de Diego. O juiz, porém, anulou o lance alegando falta de Jonas.


Índio (E) afasta a bola observado por Mineiro (D)

Como estava difícil penetrar na área adversária, o Inter passou a arriscar as conclusões de fora da área. Aos 14min30seg, Mineiro cobrou falta de longe por cima. Aos 22min10seg, Adriano recebeu na entrada da área e girou por cima também. Aos 33min45seg, Luciano Henrique arriscou da intermediária para defesa de Diego. Um minuto depois foi a vez de Jonas chutar rasteiro ao lado do gol, com perigo. O lance empolgou a torcida colorada presente e pôde ser ouvido o nome do clube cantado.

O Palmeiras, que depois do gol marcado, não tinha ameaçado mais só foi levar perigo aos 40min50seg quando Edmundo deu grande lançamento para Makelele. O volante avançou até a área e concluiu para fora. O Inter tentou o empate até o final da etapa. Aos 44min30seg, Iarley recebeu na área e cruzou a bola pra pequena área. A defesa palmeirense, porém, conseguiu afastar. Na saída do campo, no intervalo, o atacante Iarley demonstrou confiança: ?Vamos virar no segundo tempo.?


Iarley acreditou na reação do Inter no Parque Antarctica

No intervalo, o técnico Caio Júnior mudou o ataque. Tirou Luiz Henrique e colocou William. A 40 segundos do segundo tempo, Edmundo deu bom passe para William na área. Clemer conseguiu fazer grande saída do gol e salvou. O juiz, porém, marcou impedimento. O panorama da etapa final não mudou muito no começo. O Inter buscando atacar, enquanto o Palmeiras ficava fechado atrás e buscava os contra-ataques.

Aos 4min35seg, Mineiro avançou e chutou com muita força. A bola passou perto da trave, ao lado. Guiñazu se destacava na marcação e armação aparecendo bastante. Já o Palmeiras passou a entrar mais duro. Em nove minutos, Valdívia e William receberam cartão amarelo por faltas violentas.


Inter pressionou o Palmeiras em busca do empate

O Inter jogava com muita disposição e pressionava em busca do empate. Aos 13min45seg, Alex recebeu no bico da área e chutou para grande defesa de Diego para escanteio. Na cobrança, aos 14min10seg, Marcão cabeceou e Diego defendeu novamente. Em novo escanteio, a bola sobrou para Marcão cruzar e Índio cabecear por cima.

Aos 17min, Luciano Henrique fez boa jogada, passou por dois e chutou ao lado. Aos 20min30seg, o técnico Alexandre Gallo fez duas mudanças: entraram Magrão e Wellington e saíram Luciano Henrique e Mineiro. Com isso, o time passou para o 4-3-3, com Iarley, Wellington e Adriano no ataque.

Aos 27min40seg, Edmundo cobrou falta e a bola passou perto ao lado. Aos 31min20seg, entrou Rubens Cardoso no lugar de Guiñazu. Aos 35min, Valmir substituiu Leandro, lesionado, no Palmeiras. Trinta segundos depois nova substituição: Rodrigão na vaga de Edmundo. Aos 38min40seg, o Inter chegou ao empate finalmente. Iarley sofreu falta na intermediária. O estádio calou com medo da cobrança. Com razão. Alex cobrou com perfeição. A bola tocou na trave e entrou. Um golaço.


Alex teve atuação destacada contra o Palmeiras

Aos 40min, Alex chutou e Diego defendeu. Aos 42min, Iarley cruzou da direita e Wellington chutou forte para defesa sensacional de Diego Cavalieri. O Inter era melhor e quase virou. Nos últimos minutos, o jogo se tornou emocionante.


Alex avança com a bola observado por Magrão: Inter quase virou o placar

Aos 43min25seg, Rubens Cardoso cruzou da esquerda e Adriano, na pequena área, chutou para fora, desperdiçando grande chance. Aos 45min40seg, Iarley cruzou da direita, Gustavo tentou cortar e quase marcou gol contra. Aos 46min15seg, depois de escanteio, Marcão chutou e Diego fez outra grande defesa. Aos 47min15seg, em contra-ataque, Valdívia fez ótima jogada, arrancou até a área e tocou para William chutar e Clemer fazer grande defesa, no reflexo. Na seqüência do lance, a bola foi para escanteio. Foi a última chance do jogo. Um jogo que o Inter merecia resultado melhor.

?Poderíamos ter saído com uma vitória?, lamentou Iarley, na saída do campo.

"Nossa equipe se postou bem em campo no segundo tempo. Pelo que apresentamos, merecíamos um resultado melhor", avaliou o volante Edinho.

"Pressionamos muito o Palmeiras, apesar de atuarmos fora de casa. O importante foi o empenho apresentado por todos", afirmou o goleiro Clemer.

"Dominamos os 90 minutos. Criamos mais oportunidades no segundo tempo, quando podíamos ter decidido o jogo. A preparação física do Inter também foi superior, pois sobramos em campo", analisou o presidente Vitorio Piffero.

"O controle da partida foi nosso durante o jogo inteiro, por isso merecíamos a vitória. Tivemos equilíbrio defensivo e ofensivo. Voltamos a jogar da maneira como vínhamos atuando nas partidas anteriores, com marcação forte e entrega total em campo. Agora temos que manter este bom nível de jogo", projetou o técnico Alexandre Gallo.

Palmeiras (1): Diego Cavalieri; Paulo Sérgio, Dininho, Gustavo e Leandro (Valmir); Wendel, Makelele, Martinez e Valdívia; Edmundo (Rodrigão) e Luiz Henrique (William). Técnico: Caio Júnior.

Internacional (1): Clemer; Índio, Marcão e Mineiro (Magrão, 20min30seg2°t); Jonas, Edinho, Guiñazu (Rubens Cardoso, 31min20seg2°t), Luciano Henrique (Wellington, 20min30seg2°t) e Alex; Adriano e Iarley. Técnico: Alexandre Gallo.

Gols: Valdívia (P), a 1min30seg do primeiro tempo, Alex (I), aos 38min40seg do segundo tempo. Cartões amarelos: Edinho (I), Luiz Henrique, Valdívia, William, Martinez (P). Público: 15.496. Arbitragem: Willian Nery (RJ), auxiliado por Hilton Moutinho e Dilbert Moisés. Local: Estádio Parque Antarctica, em São Paulo.

Voltar