FECI INICIA NOVA AÇÃO SOCIAL EM ESCOLAS DA CAPITAL
Data: 28/09/2007
A Fundação de Educação e Cultura do Internacional (FECI) e a Secretaria Municipal de Educação (SMED), através do Projeto Social Saci Colorado e o Programa Cidade Escola formalizaram uma nova parceria no âmbito social.
Com início previsto para a primeira semana de outubro, o Cidade Escola é um projeto que envolverá os alunos da rede de ensino de Porto Alegre em atividades artísticas, esportivas, de informática e outras. As oficinas extracurriculares serão no turno inverso ao das aulas nos núcleos de atendimento das escolas. As ações serão gerenciadas pelos professores conforme o foco principal da comunidade.
Os alunos organizam seu horário com a equipe de supervisão do colégio. O Cidade Escola prevê atendimento a três ciclos escolares incluindo a EJA (Educação de Jovens e Adultos). A equipe de atendimento é formada por 12 monitores do Projeto Social Saci Colorado. As atividades serão divididas em núcleos de Letramento, Música, Dança, Educação Ambiental, Yoga, Artes Plásticas, Informática, Esporte e Cooperativa de Alimentação.
Escolas participantes:
EMEF Neusa Goulart Brizola
EMEF Mario Quintana
EMEF Dolores Alcaraz Caldas
EMEF Migrantes
EMEF Nossa Senhora de Fátima
EMEF Dep. Marcírio Goulart Loureiro
EMEF Nossa Senhora de Fátima
O que é o Saci Colorado?
O Projeto Social Saci Colorado começou suas atividades em 2005, e estava previsto para ser concluído em dois anos. O programa surgiu da necessidade do Internacional em pagar uma multa junto ao Ministério do Trabalho. Após o pagamento a multa, o clube manteve o Saci Colorado, pois teve bons resultados e os atendimentos sociais não poderiam parar repentinamente, já que havia um compromisso com as comunidades.
O Saci Colorado já realizou 54 mil atendimentos em dois anos. Somente no primeiro semestre de 2007 foram seis mil atendimentos. O projeto social do Inter atua em creches, escolas municipais, estaduais e em suas respectivas comunidades, além de atender aos mais de 100 idosos de um asilo da capital. As atividades oferecidas são variadas: vão desde o reforço escolar até cursos de capacitação profissional. Um curso de informática é mantido no Gigantinho e cerca de 200 jovens já se formaram desde o início das atividades em 2005.