Olá, Marcos Duarte!

SORONDO: UM GIGANTE NA ZAGA COLORADA

Data: 23/10/2007

O jogador uruguaio se tornou uma referência na zaga colorada. Logo que chegou ao clube, em setembro deste ano, Sorondo assumiu a titularidade no time do técnico Abel Braga com seu estilo sóbrio e seguro. São apenas cinco partidas com a camisa colorada, mas o defensor já conquistou a confiança da torcida. "Estou muito feliz e totalmente adaptado ao Inter. Por enquanto só conheço o caminho entre minha casa e o Beira-Rio, mas estou gostando muito de viver em Porto Alegre", conta o jogador.

A força do jogo aéreo de Sorondo é uma de suas principais virtudes. A qualidade do seu cabeceio chama a atenção nos treinos e jogos. Ao executar o fundamento, o uruguaio sempre tenta direcionar o máximo possível a bola, como um verdadeiro passe. A bola dificilmente é afastada à revelia. A altura avantajada (1m90cm) também contribui para a soberania de Sorondo pelo alto. Os atacantes têm sérias dificuldades para superâ-lo, e quando tenta a sorte na área adversária, o zagueiro também leva muito perigo. Já na sua segunda partida pelo Inter - contra o São Paulo, no Beira-Rio - o camisa 4 marcou seu primeiro gol com a camisa colorada, que foi intensamente comemorado junto à torcida. "Procuro sempre treinar o máximo possível a técnica do cabeceio. A bola aérea muitas vezes acaba decidindo um jogo", avalia. 

Sorondo assistiu à goleada sobre o Juventude das arquibancadas do Beira-Rio. E como toda a torcida colorada, gostou do que viu. Para o zagueiro, o Inter reencontrou o equilíbrio necessário para buscar o maior número de pontos nos seis jogos restantes do Campeonato Brasileiro. "Foram muito importantes os três gols marcados. Os atacantes estavam precisando dessa confiança, e isso também acaba dando mais tranqüilidade para o setor defensivo. O time está embalando", resume.


Sorondo está marcando seu primeiro gol pelo Inter (Divulgação)

O defensor também elogiou o desempenho de Orozco, seu substituto no clássico gaúcho: "Ele foi muito bem. O Orozco sempre entra com muita qualidade no time", afirmou. A atuação de Marcão contra o Juventude na lateral esquerda foi vista com otimismo por Sorondo: "Ele trouxe segurança à zaga. É um lateral com consciência defensiva, que sabe a hora certa de apoiar sem deixar espaço para o adversário. É um jogador que acrescenta muito ao time", elogiou.

Contra o Paraná, Sorondo espera ajudar o Inter a conquistar mais três preciosos pontos na tabela de classificação. Apesar de nunca ter jogador em Curitiba, o zagueiro imagina as dificuldades que serão encontradas no próximo domingo. "Todos os jogos do Brasileirão são difíceis. Acredito que não será diferente contra o Paraná, pois teremos a pressão da torcida pela frente e um time que também vai brigar muito pela vitória. É necessário estar atento o tempo inteiro. Mas o nosso time está tranqüilo e motivado", afirma.

Notas coloradas

  • Apenas os jogadores que não atuaram contra o Juventude treinaram na manhã desta terça-feira. O destaque no coletivo realizado no garamdo suplementar ficou por conta das atuação de Nilmar e Iarley. Os atacantes jogaram em times distintos e participaram de toda a atividade de 60 minutos de duração. Nilmar marcou dois gols e mostrou excelente movimentação. Iarley, por sua vez, marcou um gol no seu primeiro treino com bola desde a cirurgia no ombro realizada no final de agosto. O retorno dos jogadores aos gramados, no entanto, ainda não tem data definida.

  • O meia-atacante Pinga retornou aos treinos normais na última segunda-feira. O jogador declarou que deve atuar no futebol árabe na próxima temporada. Pinga permanecerá no Inter até ser liberado pela direção colorada, o que deve ocorrer em dezembro. 

  • Os jogadores que estiveram em campo contra o Juventude retornam aos treinos na manhã desta quarta-feira.

Fotos: Alexandre Lops

Voltar