Derrota para o Coritiba no Couto Pereira
Data: 04/10/2009
Por Felipe Silveira (texto)
Alexandre Lops (fotos)
Enviados especiais/Curitiba
O Internacional foi derrotado por 2 a 0 na noite deste domingo, no Couto Pereira, em Curitiba, pela 27ª rodada do Brasileirão. Pela primeira vez desde que o campeonato começou, o time colorado deixa de ocupar o G-4. É o quinto colocado, com 44 pontos. Agora, o Inter terá dois jogos seguidos no Beira-Rio, contra Náutico e Atlético-PR, para tentar a reabilitação na tabela.
O jogo
A partida começou em alta velocidade no Couto Pereira. Logo a 1min, Andrezinho cobrou uma falta e a zaga paranaense desviou para a linha de fundo. Após a cobrança de escanteio, Rodrigo Hefner deu um chutão para frente quase em cima da linha do gol. A resposta do Coritiba veio aos 7min, com o próprio Hefner, que chutou de fora da área e a bola passou ao lado do gol.

Inter, de Índio (E), lutou mas levou os gols da derrota no segundo tempo
O jogo seguia equilibrado. O Inter marcava com competência no meio-campo, dificultando a articulação do time da casa. Aos 13min, Hefner cobrou uma falta em cima da barreira. Aos 17min, Sandro ganhou na raça e cruzou do lado direito da área buscando o arremate de Alecsandro. Jeci desviou para escanteio. Um minuto depois, Índio raspou de cabeça no meio da área e Fabiano Eller chutou duas vezes à queirma-roupa no goleiro Edson Bastos, que conseguiu espalmar a bola para novo escanteio. Aos 23min, Ariel cabeceou para defesa segura de Lauro.
Aos 29min, Taison avançou pelo meio e arriscou o chute de longe. A bola saiu sem perigo pela linha de fundo. No minuto seguinte, foi a vez de Bolívar experimentar o chute de longa distancia, que desviou na zaga para escanteio. O Coritiba ameaçava nas cobranças de bola parada. Aos 33min, Marcelinho Paraíba cobrou falta e Andrezinho cortou para escanteio. No lance seguinte, o zagueiro Pereira desviou de cabeça para fora.

Alecsandro (D) teve poucas chances de gol sob forte marcação adversária
O Inter forçava as jogadas pelo lado direito. O volante Sandro se destacava com bons avanços pelo setor. A equipe de Curitiba tentava escapar nos contra-ataques em velocidade. Aos 38min, Marcelinho Paraíba cobrou falta do lado esquerdo da área e Pereira desviou no meio do caminho com um chute rasteiro para fora. Aos 40min, o meia-atacante cobrou nova falta nas proximidades da área, mas o chute saiu muito forte. Foi o último lance do primeiro tempo.
Os dois times voltaram iguais para a etapa final. Aos 2min, Marcelinho cobrou falta do lado da área e Lauro espalmou para escanteio. Aos 4min, Carlinhos Paraíba chutou por cima. O Inter estava acuado no seu campo de defesa. Aos 8min, Leandro Donizeti chutou cruzado e a bola passou perto da trave esquerda. Aos 12min, Kléber cruzou para a área e o goleiro Edson Bastos se antecipou pelo alto, evitando o cabeceio de Alecsandro. Um minuto depois, Pereira cabeceou com perigo sobre o gol colorado. Aos 14min, o Kléber alçou a bola na área, e após bate e rebate, a zaga do Coritiba conseguiu afastar.
O Inter se fechava bem atrás, segurando o ímpeto do time da casa, que lançava-se ao ataque apoiado pela torcida. Aos 22min, o atacante Edu entrou no lugar de Taison. Um minuto depois, o próprio Edu sofreu falta na meia-lua. Andrezinho cobrou a falta em cima da barreira. Aos 25min, Alecsandro recebeu na área e chutou forte para marcar o gol, mas o árbitro anulou o lance por impedimento. O Coritiba ameaçava. Aos 26min, a bola cruzou toda a área e quase que Marcelinho Paraíba conseguiu desviar para o gol.

Sandro teve boa atuação, defendendo bem e aparecendo como opção no ataque
O time da capital paranaense pressionava no ataque. Aos 31min, Rômulo cruzou rasteiro da esquerda, a zaga não conseguiu cortar, e Marcos Aurélio, que recém havia entrado no lugar de Pedro Ken, chutou forte para abrir o placar. 1 a 0. Aos 32min, Sandro cruzou da direita e Edson Bastos afastou de soco para fora da área. Aos 34, Pereira cabeceou sobre o gol após cobrança de escanteio. Aos 35min, Andrezinho chutou sobre o gol da entrada da área. Aos 36min, Donizete chutou para a defesa de Lauro.
O técnico Tite fez as últimas alterações aos 37min: Danilo e D’Alessandro entraram nos lugares de Bolívar e Guiñazu. O Inter não conseguia reagir na busca pelo empate. Aos 42min, Marcos Aurélio chutou de dentro da pequena área para a grande defesa de Lauro para escanteio. Aos 43min, Marcelinho Paraíba chutou ao lado do gol. O duro golpe veio aos 44min: Thiago Gentil, que havia substituído Rodrigo Hefner ainda no primeiro tempo, chutou cruzado para ampliar o placar. A bola ainda desviou na zaga, enganando Lauro. Não havia mais como reagir no Couto Pereira.
Agora, o Inter terá dois jogos em casa para buscar a reação. Na quarta-feira, enfrenta o Náutico. No próximo sábado, o adversário é o Atlético-PR.
“Eles aproveitaram bem as oportunidades que tiveram. É complicado jogar aqui. Conseguimos nos defender boa parte do jogo”, resumiu Kléber.
“É a primeira vez que saímos do G-4. Não podemos fazer um estardalhaço por causa disso. Tenho certeza que a torcida vai apoiar o time nos próximos jogos. Vamos buscar a reação”, disse o presidente Vitorio Piffero.
Coritiba (2): Édson Bastos; Rodrigo Heffner (Thiago Gentil), Pereira, Jeci e Luciano Amaral; Jaílton, Leandro Donizete, Pedro Ken (Marcos Aurélio) e Carlinhos Paraíba; Marcelinho Paraíba e Ariel (Rômulo). Técnico: Ney Franco.
Internacional (0): Lauro; Bolívar (Danilo), Índio, Fabiano Eller e Kléber; Maycon, Sandro, Guiñazu (D'Alessandro) e Andrezinho; Taison (Edu) e Alecsandro. Técnico: Tite.
Gols: Marcos Aurélio, aos 31min, e Thiago Gentil, aos 44min do segundo tempo para o Coritiba.
Cartões amarelos: Índio (I), Taison (I) e Kléber (I); Marcos Aurélio (C).
Arbitragem: Nielson Nogueira Dias, auxiliado por Erich Bandeira e Luciano Coelho Cruz.
Local: estádio Couto Pereira.