TIMEMANIA: INTER ASSINA ADESÃO À NOVA LOTERIA
Data: 12/11/2007
O Sport Club Internacional assinou na tarde segunda-feira (12/11) sua adesão à Timemania, modalidade de loteria criada pelo Governo Federal que será administrada pela Caixa Econômica Federal. A solenidade de assinatura ocorreu na Superintedência Regional de Porto Alegre, na agência Praça da Alfândega da Caixa Econômica Federal, com a presença dos presidentes dos clubes gaúchos participantes da loteria.

Presidentes dos clubes na solenidade de assinatura da nova loteria esportiva
Cinco times de futebol gaúchos assinaram nesta segunda-feira com a Caixa Econômica Federal contratos de parcelamento de débitos para com o fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), o que faz parte do processo de habilitação dos clubes à Timemania, a nova loteria. A solenidade de assinatura contou com a presença do presidente Vitorio Piffero, os vice-presidentes do Inter Pedro Affatato e Mário Sérgio Martins, dirigentes de Grêmio, Caxias, Juventude e Novo Hamburgo, além do superintendente regional da Caixa, Valdemir Colla, e da gerente de filial de administração do FGTS, Ângela Scangarelli.

Presidente Vitorio Piffero (3º da esq. para a dir.) assinou participação do Inter na loteria
A nova loteria, que será lançada em breve, foi a solução encontrada pelos clubes e governo para quitar as dívidas discais contraídas ao longo dos anos pelos times de futebol brasileiros. "A Timemania viabiliza os clubes participantes. Todos conseguirão pagar suas dívidas com a venda da própria imagem, e, após quitar, a verba entra direto para o cofre dos times, tornando-se uma nova receita. É uma vida nova ao futebol brasileiro", afirma o presidente Vitorio Piffero. Além disso, a loteria vai possibilitar a aplicação de mais recursos em programas sociais do País.
Desta forma, para aderir à Timemania os clubes de futebol concordaram em vincular a receita proveniente da cessão do direito de imagem ao pagamento de débitos fiscais com a Receita Federal, Previdência, Fazenda Nacional e FGTS. Os times de futebol terão direito ao rateio de 22% da arrecadação bruta da nova loteria como contrapartida a essa cessão de direito ao uso de suas marcas.
Os clubes aptos a aderirem ao programa somam 98 em todo o Brasil. Juntos eles devem mais de R$ 2 bilhões ao governo, sendo de aproximadamente R$ 155 milhões o débito dos clubes com o FGTS. Na renegociação de débitos em até 240 meses entram as dívidas vencidas até 15 de agosto deste ano. Com a assinatura dos contratos de parcelamento de débitos pendentes no FGTS, os clubes ficam aptos a obter da Caixa o Certificado de Regularidade do FGTS, documento obrigatório para quem quer participar de licitações públicas ou obter empréstimos e financiamentos nos bancos públicos.
Na Timemania o apostador poderá marcar 10 números entre os 80 do volante de aposta - cada número representa o escudo de um clube - e, ainda, escolher o Time do Coração para concorrer aos prêmios. A nova loteria terá um sorteio semanal, sempre aos sábados, e premiará os apostadores que acertarem sete, seis, cinco, quatro ou três números sorteados, além de pagar prêmios pelo acerto do Time do Coração.
A premiação ficará com 46% da arrecadação de cada concurso. O repasse para a área social está discriminado da seguinte forma: 3% para o Ministério do Esporte, 3% para o Fundo Nacional de Saúde, 3% para o Fundo Nacional Penitenciário Nacional, 2% para o Comitê Olímpico Brasileiro e Comitê Paraolímpico Brasileiro e 1% para a Seguridade Social.
Foto: Aleco Mendes