CONHECIDOS CAMPEÕES GAÚCHOS DO GENOMA COLORADO
Data: 19/11/2007
Os campeões gaúchos do Genoma Colorado 2007 foram conhecidos no dia 17 de novembro, no campo principal do estádio Beira-Rio. Após disputarem muitos jogos e classificatórias regionais no interior do Estado e Região Metropolitana, os melhores time nas categorias pré-mirim, mirim, infantil e juvenil chegaram às finais.

Diretor do Genoma, Adil Souto (D), entrega medalhas aos campeões
Não bastasse os troféus e medalhas aos campeões e vices, os garotos ainda tiveram o prêmio de jogar a decisão da competição no sagrado gramado do Gigante da Beira-Rio. Centenas de torcedores compareceram e das arquibancadas do estádio apoiaram as escolinhas do Genoma Colorado que ali decidiam o título.

Meninos de uma das milhares de escolinhas do Genoma festejam com a torcida no Beira-Rio
O diretor do projeto Genoma Colorado, Adil Souto, avalia que esses campeonatos mostram a consolidação do Genoma. ?O desafio é formar não só jogadores e, sim, cidadãos, visando construir uma sociedade mais justa e fortalecer o sentimento colorado?, afirma. Um dos diferenciais do projeto é que todas as equipes jogam uniformizadas com a logomarca do Genoma Colorado no fardamento oficial do clube.

Campeões do Pré-mirim, Garrat/Humaitá-Poa (de vermelho), posam para foto junto dos vices, Viamão RV
O Campeonato
O 5º Campeonato Genoma Colorado começou a ser disputado no dia 28 de abril deste ano. Na Região Metropolitana 30 núcleos participaram da competição, divididos em quatro chaves. No Interior foram 45 núcleos, divididos em oito chaves regionais. O torneio reúne as categorias juvenil, infantil, mirim e pré-mirim. Na final estadual, o campeão metropolitano enfrenta o vencedor do Interior, onde é definido o campeão gaúcho do Genoma Colorado.
Confira abaixo os campeões por categoria:
Pré-mirim
Garrat/Humaitá, de Porto Alegre (campeão) 1 x 1 Viamão RV ( 4 x 3, nos pênaltis)
Mirim
Chuy, de Chuy do Uruguai (campeão) 3 x 0 Viamão
Infantil
Soledade, de Soledade-RS (campeão) 2 x 1 Intersul, de Porto Alegre
Juvenil
Vila Eliza, de Gravataí (campeão) 2 x 2 São Borja, de São Borja-RS (4 x 3, nos pênaltis)

Garotada campeã comemora com a volta olímpica e o troféu do título do Genoma em mãos
Santa Catarina e Paraná
Pela primeira vez os estados de Santa Catarina e Paraná tiveram campeonatos estaduais do Genoma Colorado. Em Santa Catarina são 22 núcleos em sete chaves, e no Paraná são 20 núcleos em quatro chaves. Confira os campeões:
>> Santa Catarina
Campeão Juvenil - Núcleo de Xanxerê
Vice-campeão - Núcleo de Três Barras
Campeão Infantil - Núcleo de São Carlos
Vice-campeão - Núcleo de Guaratura/Ibituba
Campeão Mirim - Núcleo de São Carlos
Vice-campeão - Núcleo de Indaial
>> Paraná
Campeão Juvenil - Núcleo de Pato Branco
Vice-campeão - Núcleo de Coronel Vivida
Campeão Infantil - Núcleo de Maringá
Vice-campeão - Núcleo de Coronel Vivida
Campeão Mirim - Núcleo de Londrina
Vice-campeão - Núcleo de Coronel Vivida
Expansão
O Projeto Genoma Colorado foi criado em 2002 e já conta com mais de 27 mil meninos inscritos e atuantes nos torneios. São 250 núcleos espalhados pelo Brasil, com exceção do Espírito Santo. No Exterior, há núcleos em Nova Jersey, nos Estados Unidos, no Uruguai, no Paraguai, e até mesmo na Índia.
Curiosidades
Durante a realização de um evento do Genoma Colorado em Três de Maio, no interior gaúcho, em novembro de 2006, o coordenador técnico do projeto, Elpidio Braga, foi abordado pela Brigada Militar. ?Os policiais vieram falar comigo para dar os parabéns pela iniciativa do projeto de resgate dos garotos através do futebol. Afirmaram que desde que o Genoma começou a atuar na cidade, não houve mais ocorrências entre adolescentes?, lembra. É o Genoma Colorado formando cidadãos!