Olá, Marcos Duarte!

VITÓRIA E VAGA NA COPA SUL-AMERICANA 2008

Data: 25/11/2007

O Internacional venceu o Palmeiras por 2 a 1 na tarde deste domingo no Beira-Rio em jogo válido pela penúltima rodada do Brasileirão. Fernandão marcou os gols da equipe colorada. Rodrigão descontou para o Palmeiras. Com o resultado, o Inter chegou aos 54 pontos e garantiu classificação para a Copa Sul-Americana de 2008.


Fernandão marcou duas vezes contra o Palmeiras

A partida era decisiva para as duas equipes. Enquanto o Inter buscava somar pontos para garantir classificação na Copa Sul-Americana de 2008, o Palmeiras lutava por vaga na Copa Libertadores da América. Antes do jogo, o lendário ponteiro Valdomiro foi homenageado pela direção do clube, ganhando uma camisa da Tríplice Coroa. Valdomiro entrou no gramado e foi bastante aplaudido pelos torcedores colorados.

Sem poder contar com alguns titulares como Nilmar e Alex, o técnico Abel Braga definiu o time com Clemer; Sidnei, Orozco e Marcão; Wellington Monteiro, Edinho, Guiñazu, Fernandão e Jorge Luís; Iarley e Gil. Como opção no banco de reservas o Inter tinha Renan, Danny Morais, Jonas, Maycon, Rubens Cardoso, Adriano e Christian.


Torcida compareceu em bom número no último jogo do ano no Beira-Rio

Apesar do tempo nublado, o Beira-Rio recebeu um bom público para esta que foi a última partida do Inter em casa na temporada. O time irá se despedir do Brasileirão no próximo domingo diante do Goiás, em Goiânia. Na entrada de campo, o goleiro Clemer gritou para o grupo: ?É decisão para nós também!?  Os jogadores entraram no gramado com camisetas conclamando para a festa do dia 16 de dezembro, que irá comemorar o primeiro aniversário do título mundial conquistado no Japão, em 17 de dezembro de 2006.


Jogadores entraram em campo com camisa alusiva à festa que irá celebrar o primeiro ano da conquista do Mundial no Japão

O time colorado tentou pressionar cedo. O time trocava passes e buscava preparar jogadas pelas laterais para os cruzamentos de Wellington Monteiro e Jorge Luís nas alas. O Palmeiras se fechava bem com três volantes, deixando apenas Rodrigão na frente. Caio e Edmundo tinham a função de puxar os contra-ataques.


Marcão fez o passe para o segundo gol

A primeira chegada mais forte foi do Palmeiras. Aos 6min20seg, Caio cobrou falta para a área e Martinez desviou de cabeça para defesa de Clemer. Aos 7min, o Inter respondeu com Iarley, que ganhou jogada de corpo e iria entrar na área, quando foi derrubado. O juiz, porém, não marcou a falta absurdamente.

Os primeiros 15 minutos foram de muito equilíbrio. O Inter tinha mais posse de bola e iniciativa, mas não conseguia criar chances. Da mesma maneira, o Palmeiras ficava mais posicionado atrás mas não tinha espaços para puxar os contra-ataques. Até que aos 16min Wellington Monteiro deu grande passe para Edinho entrar na área e chutar forte para defesa de Diego. Aos 18min, outra boa oportunidade colorada. Marcão lançou para Fernandão na área cabecear até Gil. O atacante se antecipou à marcação e concluiu no alto para grande defesa do goleiro palmeirense.


Wellington Monteiro atuou na ala direita

Aos 21min45seg, Gil fez boa jogada de ponteiro pela esquerda, foi à linha de fundo e cruzou bem para Fernandão cabecear ao lado do gol. O jogo era muito disputado com carrinhos, divididas, mas sem violência. Tanto que o juiz Wagner Tardelli não aplicou cartões amarelos em ninguém nos primeiros 25 minutos. Aos 26min, Makelele entrou na área e quando tentou driblar Clemer, o goleiro salvou com grande saída do gol. A torcida gritou o nome do experiente goleiro. Na seqüência do lance, Iarley foi lançado e tentou desviar de Diego, que salvou para escanteio.


Iarley tenta a jogada sobre a marcação palmeirense

Roubou a bola de Martinez, em jogada de corpo, avançou em diagonal até a entrada da área e chutou por cima. Aos 34min20seg, Guiñazu fez jogada de raça e técnica e foi muito aplaudido. Roubou a bola de Martinez, em jogada de corpo, avançou em diagonal até a entrada da área e chutou por cima. Aos 36min35seg, depois de cobrança de falta para a área do Inter, a bola sobrou para Makelele chutar e marcar o gol, mas o juiz anulou o lance por impedimento.



Aos 40min30seg, o Inter abriu o placar. Sidnei deu grande passe para Iarley na área que rolou a bola para Fernandão na área chutar de pé esquerdo para fazer 1 a 0. Foi o sétimo gol do capitão colorado no Brasileirão e o 10º dele na temporada. Aos 42min, Caio respondeu com cobrança de falta que Clemer salvou com grande defesa para escanteio. Foi o último lance importante do primeiro tempo.

 


?O importante foi a vitória parcial. Temos que manter para o segundo tempo?, afirmou Fernandão, na saída do campo.


?Foi um jogo aberto e bom. Tivemos mais chances, mas eles também tiveram uma boa chance?, disse o goleiro Clemer.

Os dois times retornaram sem mudanças para a etapa final. Antes do reinício da segunda etapa, o juiz Wagner Tardelli reuniu os repórteres para dizer que não visitou o vestiário do Palmeiras no intervalo, como se aventou. O juiz mandou o policiamento então identificar e deter o segurança que teria testemunhado isso.

Quando a bola rolou, o Inter tentou ampliar aos 2min45seg quando Wellington Monteiro cobrou falta para Orozco cabecear por cima. O colombiano, por sinal, se destacava com uma nova função em campo. Em vários momentos do jogo, atuou mais avançado como se fora um volante, demonstrando eficiência. O Palmeiras tentava pressionar mais com cruzamentos para a área, mas Clemer saía bem do gol e evitava o perigo.


Gil quase marcou no segundo tempo

Aos 11min45seg, o Inter construiu um belo lance e quase ampliou. Edinho avançou pela direita e deu grande passe para Gil, que entrou na área, enganou o zagueiro e concluiu por cima. O time paulista tentou reagir com uma substituição aos 16min20seg: o atacante Luís Henrique entrou no lugar do lateral-direito Wendell. Aos 17min, depois de um bate-rebate na entrada da área, a bola sobrou para Martinez concluir por cima.


Argentino Guiñazu mostrou muita raça no meio-campo

Aos 20min10seg, o Palmeiras teve oportunidade em cobrança de falta próxima à meia-lua. Caio, porém, cobrou muito alto. Um minuto depois, nova oportunidade em bola parada para os paulistas. Desta vez foi Martinez que chutou mal. Aos 23min, o técnico Abel Braga fez a primeira substituição: saiu Gil e entrou Adriano. Dois minutos depois, foi o Palmeiras que mudou: entrou Valmir na vaga de Leandro.Aos 30min15seg, Fernandão deu grande lançamento para Adriano na área chutar forte para boa defesa de Diego.

Aos 32min20seg, saiu Iarley e entrou Jonas. Com isso, Wellington Monteiro foi para o meio-campo, enquanto Jonas ocupou a ala direita. Aos 33min15seg, Marcão roubou a bola no meio-campo e avançou em grande velocidade até a área, onde concluiu rasteiro, a bola bateu na zaga e foi para escanteio.

Aos 35min15seg, Edmundo foi substituído por David Sacone no Palmeiras. Mas foi o Inter que chegou ao gol. Aos 35min30seg, Marcão deu grande lançamento para Fernandão na área concluir de primeira com o pé direito no cantinho: 2 a 0. Na comemoração, Fernandão correu em direção a Marcão e deu um grande abraço no zagueiro.
Foi o oitavo gol de Fernandão no Brasileirão, que agora é o goleador da equipe na competição ao lado de Adriano e goleador do Inter na temporada, com 11. Aso 37min15seg, Edinho deu grande arrancada e levou um pontapé de Pierre que foi expulso com toda justiça.


Fernandão (E) e Jorge Luís comemoram o segundo gol

Curiosamente o gol de Fernandão foi o milésimo gol do Brasileirão 2007. Lembrando que foi justamente Fernandão a marcar o milésimo gol da história dos Gre-Nais em 2004.

Aos 41min, Rubens Cardoso entrou no lugar de Jorge Luís, bastante aplaudido. Aos 4 3min30seg, o sistema de som do Beira-Rio informou que foi o milésimo gol do Brasileirão 2007. A torcida vibrou e gritou o nome do capitão colorado. Nos últimos minutos, o Inter tocou bem a bola e a torcida gritou olé. Festa colorada e uma grande despedida colorada dos jogos no Beira-Rio da temporada 2007. Aos 47min15seg, o Palmeiras descontou com um golaço. Rodrigão recebeu passe na área e concluiu de bicicleta, marcando um belo gol.

Nada que impedisse, porém, a festa colorada. Com o resultado, o Inter conseguiu a vaga para a Copa Sul-Americana 2008.

?Foi importante a conquista desta vaga?, festejou o capitão Fernandão.

?Tudo correu bem. O time entrou ligado e determinado?, Wellington Monteiro.

?O importante foi a vitória para se despedir com chave de ouro da torcida. Ano que vem temos tudo para fazer uma grande temporada?, projetou Marcão.

?Estamos fechando o ano em alta. Se não foi um bom ano em termos de resultado, este final anuncia o que todo mundo imagina: que será um grande ano em 2008. O time entrou em campo pra vencer e venceu com galhardia?, afirmou o presidente Vitorio Piffero.

?Esta vitória quero dedicar a APAE de Alvorada. A professora Letícia Souza e as crianças tiveram aqui na sexta-feira e nos emocionaram muito. Estou contente com a perspectiva de 2008?, projetou o técnico Abel Braga.

Internacional (2): Clemer; Sidnei, Orozco e Marcão; Wellington Monteiro, Edinho, Guiñazu, Fernandão e Jorge Luiz (Rubens Cardoso, 41min2ºt); Iarley (Jonas, 32min20seg2ºt) e Gil (Adriano, 23min2ºt). Técnico: Abel Braga.

Palmeiras (1): Diego Cavalieri; Wendell (Luís Henrique), David, Dininho e Leandro; Pierre, Martinez, Makelele e Caio; Edmundo (David Sacone) e Rodrigão. Técnico: Caio Júnior.

Gols: Fernandão (2, I), aos 40min30seg do primeiro tempo e aos 35min30seg do segundo tempo, Rodrigão (P), aos 47min15seg do segundo tempo. Cartões amarelos: Edinho, Orozco, Guiñazu (I). Expulsão: Pierre (P). Renda: R$ 380.110,00. Público: 29.629 (25.302 pagantes). Arbitragem: Wagner Tardelli (Fifa-RJ), auxiliado por Roberto Braatz (PR) e Gilson Coutinho (PR). Local: Estádio Beira-Rio.

Fotos: Alexandre Lops

Voltar