FERNANDÃO É SÓ ALEGRIA
Data: 28/11/2007
Fernandão convive com o sucesso desde que chegou ao Inter, em 2004. Na sua primeira partida, marcou um gol que até hoje é lembrado. Foi no Gre-Nal válido pelo primeiro turno no Brasileirão 2004, quando marcou o gol 1000 da história do clássico. O feito teve grande repercussão e até uma placa foi inaugurada no Beira-Rio. No último domingo, contra o Palmeiras, Fernandão marcou o milésimo gol do Brasileirão 2007. "Foi uma marca importante, mas o Gol 1000 no Gre-Nal teve muito mais significado para mim", compara.
Artilheiro sucessivo do Inter nas temporadas de 2004 (16 gols), 2005 (25) e 2006 (17), Fernandão já marcou 69 gols em 165 jogos. Em 2007, apesar do longo período que ficou afastado dos gramados em virtude de uma cirurgia no púbis, o capitão das conquistas da Libertadores da América e do Mundial Fifa já marcou 11 gols. Ao lado de Adriano, é o artilheiro do time colorado no Brasileirão com oito gols. "Foi um ano de superação. Tive que me dedicar muito nos treinamentos para voltar em condições à equipe. Estou muito feliz com o momento que estou vivendo", revela o meia-atacante.
A reabilitação do Inter nas últimas rodadas do Brasileirão foi acompanhada por atuações memoráveis de Fernandão. Foram dois gols marcados contra o Juventude, dois contra o Vasco da Gama e dois contra o Palmeiras. O reencontro com o seu melhor futebol é atribuído ao crescimento do próprio time. "Cada dia que passa estou ganhando mais confiança, pois o time está se encaixando. O Abel conseguiu organizar todos os setores da equipe. Isso facilita muito o meu desempenho lá na frente", avalia.

Fernandão marcou seis dos oito últimos gols do Inter
A perspectiva de atuar ao lado de Nilmar na próxima temporada anima o meia-atacante: "O Nilmar é um jogador rápido que se movimenta muito para abrir espaços no campo. É muito interessante atuar ao lado dele", elogia. Com contrato asssinado até 2010, Fernandão reafirma seu amor pelo clube e sonha em encerrar a carreira no Beira-Rio. "Meu sonho é ficar dez anos no Inter, pois fui muito bem recebido aqui. Quero participar da campanha do centenário. Futebol é algo muito dinâmico, mas seu eu puder, quero acabar a carreira no Beira-Rio", projeta.

Dupla de artilheiros: Fernandão e Nlmar
Artilheiro engajado nas causas sociais
No dia seguinte ao jogo contra o Goiás, no Serra Dourada, pela última rodada do Brasileirão, Fernandão promoverá uma partida beneficente na cidade de Palmeiras de Goiás. O evento denominado 'IV Natal Contra a Fome e o Câncer' será realizado no Estádio Hélio Arantes e reunirá os amigos de Fernandão e os amigos de Marrone, da dupla sertaneja 'Bruno & Marrone'. Nilmar, Clemer, Magrão e Renan também devem participar do amistoso.
O ingresso será a doação de dois quilos de alimento não-perecíveis. Os alimentos arrecadados serão repassados para entidades filantrópoicas.
Fotos: Alexandre Lops