Olá, Marcos Duarte!

ÍNDIO REFORÇA A ZAGA

Data: 10/04/2008

O Inter tem o melhor ataque do Gauchão com 41 gols. Mas para garantir segurança ao equema marcado pela ofensividade, é necessário ter solidez no sistema defensivo. Neste sentido, a figura de Índio aparece como um referencial na zaga colorada. O experiente jogador recuperou-se das dores no joelho e está pronto para defender o Inter na busca por uma vaga na final do estadual.

Desde 2005 no Beira-Rio, Índio é um jogador totalmente identificado com o Inter. Vestir a camisa colorada para ele é o mesmo do que se revestir com uma armadura para a batalha. Para o zagueiro, cada jogo é encarado como uma decisão na qual sua vida está em jogo.

Sempre foi assim. Um momento que exprime bem a postura aguerrida de Índio pode ser resgatado da final do Mundial no Japão, em 2006. Mesmo com o nariz fraturado depois de uma cotovelada acidental do companheiro Edinho, o zagueiro não abriu mão de jogar até o final contra o Barcelona. Assim que os médicos conseguiram estancar o sangue que corria abundantemente do seu nariz, Índio voltou ao gramado e deu início a antológia jogada que culminou com o gol de Adriano Gabiru. Pressionado pela marcação do time espanhol próximo à linha de fundo defensiva, deu um chutão para frente  que acabou resultando no contra-ataque letal do Inter.

"Procuro sempre simplificar, pois zagueiro não pode errar lá atrás", resume Índio com sua característica simploriedade.

Antes de conquistar o título mundial, as atuação seguras no Brasileirão de 2006 já haviam garantido o prêmio 'Bola de Prata', da Revista Placar, que o elegeu o melhor zagueiro da competição. Mas as qualidades de Índio não ficam restritas ao setor defensivo, que também costuma marcar gols, a grande maioria através de precisas cabeçadas. Nas 143 partidas em que defendeu o Inter marcou 12 gols, número satisfatório para quem tem como principal obrigação dificultar a vida dos atacantes.

A regularidade de Índio também chama a atenção. Em 2007, o defensor esteve presente na equipe titular em praticamente todas as competições que o Inter disputou. Em 2008, na sua quarta temporada no clube colorado, Índio segue com a confiança de Abel. Depois de inciar o ano na reserva, o zagueiro não se abalou e permaneceu treinando forte no Beira-Rio. Assim que recuperou sua melhor forma física, reconquistou naturalmente a titularidade.

"Devo muito ao Inter, porque aprendi muitas coisas aqui. Sei que é preciso estar sempre se empenhando nos treinos e nos jogos. Procuro ser um jogador melhor a cada dia", ensina.


Índio e Sidnei no treino desta quinta

Tetracampeão gaúcho em 2005, quando o Inter venceu o 15 de Novembro na decisão, Índio garante estar pronto para lutar na busca pela presença em mais uma final. Depois de ficar de fora da partida contra a Ulbra em virtude de dores no joelho, o zagueiro treinou forte durante esta semana e está liberado para enfrentar o Caxias no domingo. "Estou com a mesma disposição de sempre. Quero dar o meu máximo para ajudar o Inter a chegar à final", promete.

Notas coloradas

  • O técnico Abel Braga comandou um 'treino alemão' na manhã desta quinta-feira no gramado suplementar. O grupo foi dividido em três times que se alternavam em situações de ataque e defesa. Na manhã desta sexta, o treinador comandará mais uma atividade.

  • O zagueiro Sorondo e o meio-campista Ji-Paraná voltaram a treinar normalmente com o restante do grupo nesta quinta. Ambos haviam operado o joelho no final de 2007, e desde então estavam em processo de recuperação. Momentos antes de participar do primeiro treino com bola depois de mais de quatro meses de afastamento, a dupla foi recebida com alegria pelos companheiros. "Sejam bem-vindos!", saudou Abel.


Sorondo (E) e Ji-Paraná voltaram a treinar com bola

  • Fernandão e Iarley foram poupados do treino e permaneceram no vestiário realizando um trabalho de reforço muscular com o preparador Élio Carravetta.

  • O departamento médico do Inter divulgou um boletim sobre a lesão sofrida por Wellington Monteiro no treino de quarta-feira. O jogador sofreu uma pequena fratura no tornozelo direito e será submetido à cirurgia no próximo sábado (12/4). A previsão de retorno aos treinos é de 2 a 3 meses.

>> Galeria de fotos do treino

>> Vídeo: imagens do treino e entrevista exclusiva com Índio

Fotos: Átila Sbruzzi

Voltar