<P>GAUCHÃO: DOMINGO DE DECISÃO NO BEIRA-RIO</P>
Data: 04/05/2008
Está chegando a hora! Depois de uma semana de intensa preparação, o Inter está pronto para a grande final deste domingo. O time do técnico Abel Braga promete muito empenho durante os 90 minutos para reverter a vantagem do adversário, que venceu o primeiro confronto em Caxias do Sul por 1 a 0. Das arquibancadas do Beira-Rio virá o apoio maciço da maior e melhor torcida do Rio Grande.

Beira-Rio deve lotar na decisão do Gauchão 2008
A mobilização da nação colorada é tão grande que os ingressos acabaram já na quinta-feira, três dias antes do confronto. A expectativa é de que mais de 50 mil colorados empurrem o Inter na busca pelo título gaúcho. "A cumplicidade do torcedor com o time no Beira-Rio é algo inigualável. A torcida injeta um ânimo nos jogadores que faz a diferença em uma decisão", reconhece Abel.
O atacante Nilmar, uma das esperança de gols do Inter, projeta uma interação entre torcida e time similar a ocorrida na partida contra o Paraná, pela Copa do Brasil, quando a equipe colorada goleou por 5 a 1: "Naquele dia os torcedores jogaram junto com a gente. Mesmo nos momentos difíceis eles estavam ao nosso lado, nos incentivando. Tenho certeza que não vai ser diferente contra o Juventude", acredita.

Nilmar é uma das armas do Inter na grande final
Nilmar também sonha em repetir o desempenho da final do Gauchão de 2004, quando marcou o gol do título na vitória de 2 a 1 sobre a Ulbra: "Pretendo fazer boas jogadas, abrir espaço para quem vem de trás e, claro, marcar o meu gol. Treinei forte durante a semana para estar 100% no domingo", conta o atacante.
Inter aguarda por Alex e Guiñazu
A dupla intensificou a recuperação durante a semana e será reavalida pelo departamento médico momentos antes do jogo. Guiñazu foi submetido a uma artroscopia no joelho na semana passada, mas vem participando dos treinos normais desde a última quarta-feira. "Estou me sentindo muito bem e com muita vontade de ajudar a equipe", garante o argentino.

Abel conversa com Guiñazu (E) e Alex (D)
O caso de Alex é um pouco mais delicado. O artilheiro do Inter no Gauchão com 12 gols sentiu uma entorse no tornozelo na semifinal contra o Caxias. Depois de intensos trabalhos de fisioterapia após a lesão, Alex voltou a treinar com o restante do grupo nesta sexta-feira. No entanto, Abel não garante o aproveitamento do meia contra o Juventude. "Ele ainda sente um pouco de dor. Ainda que ela seja suportável, vamos avaliar a situação do jogador nos próximos dias. Para uma final tem que estar 100%", salienta o treinador.
A escalação do time será divulgada somente instantes antes da decisão. Confira a lista de jogadores relacionados para o jogo: Adriano, Agenor, Alex, Andrezinho, Bustos, Clemer, Danny, Fernandão, Gil, Guiñazu, Iarley, Índio, Ji-Paraná, Jonas, Magrão, Marcão, Nilmar, Orozco, Sidnei e Walter.
Números do confronto: Inter x Juventude
175 jogos
100 Vitórias do Inter
35 Vitórias do Juventude
40 Empates
Gols do Inter: 329
Gols do Juventude: 160
Outros destaques:
> Clemer em busca de mais um recorde
> Estrangeiros do Inter atrás do primeiro título gaúcho
> Serviço de jogo: saiba como acessar o Beira-Rio na decisão
Fotos: Alexandre Lops