<P>COPA DO BRASIL: NOITE DE DECISÃO NA ILHA DO RETIRO</P>
Data: 14/05/2008
Fotos: Alexandre Lops
Enviado especial/Recife
O sonho do título da Copa do Brasil passa por Recife na noite desta quarta. O time do técnico Abel Braga encara o Sport na luta por uma vaga entre os quatro semifinalistas. Apesar de jogar com a vantagem de ter vencido o primeiro confronto por 1 a 0 no Beira-Rio, com gol de Alex, a missão na capital pernambucana não deve ser fácil. O Inter terá pela frente um adversário motivado pela fanática torcida, que deve lotar a Ilha do Retiro.

Danny Morais deve atuar contra o Sport
O time colorado espera uma pressão similar à enfrentada pelo Palmeiras nas quartas-de-final. Na oportunidade, o time paulista foi eliminado após ser goleado por 4 a 1. Para não ser surpreendido, o Inter promete atenção durante os 90 minutos. A vantagem mínima terá que será administrada com inteligência, segundo o capitão Fernandão: "Se for o caso, vamos administrar a vantagem somentes nos minutos finais. Durante o jogo não podemos abrir mão de atacar. Temos que saber nos defender, mas sem ficarmos encolhidos atrás", avalia.
Uma das armas do Inter no jogo decisivo da Copa do Brasil, o atacante Nilmar acredita que o caminho para o sucesso no Recife poderá passar pelos contra-ataques: "Eles vão ter que vir para cima, por isso temos que aproveitar a velocidade do nosso time. Marcar um gol fora de casa seria muito importante para consolidar a nossa vantagem", afirma Nilmar.

Abel conversa com os jogadores no último treino antes da partida decisiva
Abel, por sua vez, ressalta a intenção do Inter em não ficar limitado ao plano defensivo: "É claro que para jogar contra o Sport na sua casa é preciso ter atenção na defesa. Mas também vamos ter que tomar a iniciativa, sem deixar que eles gostem do jogo. Não podemos ficar só atrás. É preciso ter equilíbrio, atacando de forma organizada", projeta.
Time treina no Recife
O Inter treinou na tarde da última terça-feira no Estádio dos Aflitos, a casa do Náutico, arqui-rival do Sport. A movimentação durou cerca de 1h30min. Abel treinou a bola parada ofensiva e defensiva e cobranças de pênaltis antes do tradicional 'rachão'. A escalação será anunciada somente momentos antes da partida, mas o certo é que Abel não poderá contar com Magrão, lesionado, e Marcão e Índio, suspensos.

Fernandão (D) e Guiñazu (ao fundo) no treino realizado nos Aflitos
A delegação colorada conta com 19 atletas. São eles: Orozco, Guiñazu, Fernandão, Renan, Sidnei, Adriano, Andrezinho, Bustos, Clemer, Iarley, Derlei, Titi, Alex, Nilmar, Danny Morais, Jonas, Pessanha, Walter e Ji-Paraná.
Inter de branco na Ilha do Retiro
Assim como foi na final do Mundial, da Dubai Cup, do Gauchão e na emblemática goleada de 5 a 1 sobre o Paraná, pelas oitavas da Copa do Brasil, o Inter irá a campo mais uma vez com seu uniforme todo branco. Além da mística vitoriosa que envolve o uniforme 2, o time colorado utilizará camisas, calções e meias brancas para que não haja confusão com o fardamento do Sport, que deve utilizar camisa vermelha com detalhes pretos e calções e meias pretas.
Sono tranqüilo na véspera do jogo
O Internacional está atento a todos os detalhes que cercam a partida. Para que os jogadores não tivessem o sono perturbado pelo intenso foguetório promovido por torcedores do time pernambucano, a delegação deixou o hotel na Praia da Boa Viagem no final da noite de terça-feira e hospedou-se em um resort distante 37 quilômetros do local. Dessa maneira, o grupo colorado teve garantida a noite tranqüila de sono na véspera do jogo.
Adversário
O Sport foi derrotado por 2 a 0 pelo Botafogo na partida de estréia no Brasileirão, disputada no Engenhão, no Rio de Janeiro. O técnico Nelsinho Batista poupou o lateral Luisinho Netto, o volante Sandro Goiano e o atacante Enílton para o jogo decisivo contra o Inter.
Para o lugar do meia Romerito, suspenso na Copa do Brasil, o treinador deve promover a entrada de Luciano Henrique, que passou pelo Inter em 2007. O volante Everton foi condenado pelo STJD por incidente no jogo contra o Palmeiras e não poderá atuar contra o Inter. Dutra e Leandro Machado, também julgados, foram absolvidos. Nelsinho antecipou que irá escalar uma equipe ofensiva, com três atacantes: Carlinhos Bala, Leandro Machado e Enílton.
Provável escalação: Magrão; Luisinho Netto, Igor, Durval e Dutra; Sandro Goiano, Júnior Maranhão e Luciano Henrique; Carlinhos Bala, Leandro Machado e Enílton.