Olá, Marcos Duarte!

Juniores conquistam o título gaúcho

Data: 10/07/2008

Inter venceu o Cruzeiro-POA por 3 a 0 na final realizada no Beira-Rio


Jogadores carregam a taça do Gauchão 2008 no Beira-Rio

O time júnior do Inter conquistou o título estadual da categoria depois de golear o Cruzeiro de Porto Alegre por 3 a 0 na final disputada na tarde desta quinta-feira, no gramado principal do Beira-Rio. Walter (2) e Talles Cunha marcaram os gols que garantiram a taça que não era conquistada desde 2002. A campanha colorada no Campeonato Gaúcho foi praticamente irretocável: 14 vitórias, um empate e apenas duas derrotas. O Inter marcou 77 gols e sofreu 14.

O Inter foi a campo com a necessidade de reverter a vantagem do adversário, que havia vencido o primeiro confronto por 2 a 0 no Estádio Estrelão, na capital. Para tanto, o técnico Osmar Loss escalou um time ofensivo, com três atacantes: Talles Cunha, Walter e Guto. No setor de criação, Tales tinha a missão de municiar o ataque colorado. O time colorado iniciou a partida com Agenor; Daniel, Pessanha, Titi e Pedro; Sandro, Paulinho, Tales e Talles Cunha; Walter e Guto.

Sempre disposta a apoiar o Inter em todas as suas categorias, a torcida colorada atendeu à convocação e comparaceu em grande número ao Beira-Rio. Cerca de 3,5 mil colorados apoiaram os juniores, com destaque para a presença da Guarda Popular, que trouxe sua tradicional empolgação para as arquibancadas do Gigante.


Meia-atacante Tales (D) em ação contra o Cruzeiro-POA

Quando o árbitro Jean Pierre de Lima apitou o início da decisão, ficou claro que o Inter iria pressionar o adversário no seu campo de defesa. A 1min, Tales arriscou um chute para defesa segura do goleiro Fábio. O Cruzeiro respondeu aos 3min, em um veloz contra-ataque pela esquerda que foi contido pela defesa colorada. Aos 4min, Guto girou no interior da área e concluiu desviado para escanteio. Aos 11min, Walter avançou até a linha de fundo e cruzou para a área, onde Tales quase conseguiu a finalização. O goleiro antecipou-se e ficou com a bola.


Walter teve atuação destaca na final do Gauchão

O Cruzeiro jogava no erro do Inter, valendo-se dos contra-ataques. Aos 16min, Maxwell acertou o travessão em um potente chute de fora da área. Dois minutos depois, Walter recebeu bom passe do lateral-esquerdo Pedro Carmona, matou a bola no peito e chutou por cima. Aos 19min, Walter cabeceou com força e Fábio defendeu com dificuldade.

Na tentativa de repor velozmente a bola em jogo, o goleiro cruzeirista acabou chutando em cima do atacante Talles Cunha: a bola acertou o jogador colorado e ultrapassou a lihha do gol. 1 a 0 para o Inter!


Talles Cunha abriu o placar e teve participação direta nos outros dois gols

Os garotos do Inter quase ampliaram aos 20min: Walter arriscou uma paulada de fora da área e Fábio defendeu em dois tempos. O atacante estava em tarde inspirada, e aos 29min, marcou um golaço: Walter aproveitou rebote no interior da área, protegeu a bola e girou acertando um lindo chute no ângulo esquerdo. 2 a 0. Aos 32min, de novo Walter, tentou um chute de longa distância, mas a bola tomou muita elevação e passou por cima do gol.

O Inter dominava amplamente a partida. Aos 40min, Pedro Carmona cobrou boa falta e Fábio espalmou para escanteio. Foi o último lance importante da etapa inicial.

 

O segundo tempo começou mais equilibrado, mas logo o Inter impôs sua gana pelo terceiro gol que garantiria o título. Aos 16min, Guto chutou e o zagueiro cruzeirista colocou a mão na bola no interior da área. Pênalti não marcado pelo árbitro. Mas aos 20min, Daniel foi derrubado na área, e agora não havia dúvida: pênalti! O goleiro Agenor, cobrador oficial do time, converteu na primeira tentativa, mas o árbitro mandou repetir alegando que os jogadores do Inter haviam invadido a área. Na segunda cobrança, o goleiro Fábio defendeu.


Walter (D) comemora: atacante marcou dois golaços contra o Cruzeiro-POA

Sem se abalar, o Inter acabou chegando ao segundo gol logo em seguida. Aos 23min, Talles Cunha escorou para Walter, que chutou na saída do goleiro para fazer 3 a 0. O título estava ficando novamente no Beira-Rio depois de seis anos. Foi o décimo gol do artilheiro colorado no Gauchão. O resultado garantia o título para o Inter, desde que não sofresse gol.

Aos 25min, Miguel cobrou falta por cima do gol defendido por Agenor. Aos 26min, Almir foi expulso e o Cruzeiro ficou com um jogador a menos em campo. Apesar do resultado adverso, o Cruzeiro não conseguia reagir, graças à atuação consistente do setor defensivo colorado, que anulava as investidas do adversário. O Inter sofria com a dura marcação cruzeirista, tanto que Talles Cunha e Tales deixaram o campo lesionados depois de fortes entradas dos adversários.

O Inter tentava ampliar o placar. Aos 45min, Juliano chutou de fora da área e Fábio defendeu. Quando o árbitro apitou o final de decisão, a torcida colorada soltou o tradicional "É campeão!". O grupo de jogadores prontamente se dirigiu à torcida, arremessando as camisas em uma linda festa no entardecer no Beira-Rio. Em seguida, os campeões deram um 'peixinho' em cima de uma lona com o distintivo do Clube.

O Internacional volta a conquistar o título gaúcho da categoria júnior. A última vez que a taça ficou no Beira-Rio foi em 2002. Walter encerrou a competição como artilheiro do Inter com dez gols marcados. Guto e Talles Cunha aparecem na vice-artilharia, com oito.

"Toda a equipe está de parabéns. A garotada está no caminho certo para chegar aos profissionais", elogiou o técnico Osmar Loss, que já havia conquistado o título estadual pela equipe juvenil em 2005.

"É uma grande emoção, estávamos batalhando pelo título e deu tudo certo", vibrou o zagueiro Tiago.

Às 17h45min, os garotos ergueram a taça e foram novamente comemorar com a torcida, que saudava os novos campeões do Rio Grande do Sul. Parabéns, garotada colorada! O futuro do Inter está bem encaminhado!

> Imagens da decisão do estadual de juniores

Ficha técnica:

Internacional (3): Agenor; Daniel, Pessanha (Tiago), Titi e Pedro; Sandro, Paulinho, Tales (Juliano) e Talles Cunha (Bruno); Walter e Guto (Jhon). Técnico: Osmar Loss.

Cruzeiro-POA (0): Fábio; Márcio (Abu), Alex, Leo e Douglas Silva (Max); Almir, João Pedro (Nunes), Alex Herber e Jéferson ( Miguel); Maxwell (Jô) e Paulo Sérgio (Ismael). Técnico Rovero Marquetti.

Gols: Talles Cunha (I), aos 20min do primeiro tempo, Walter (I), aos 29min do primeiro tempo, Walter (I), aos 23min do segundo tempo.

Cartões amarelos: Tite (I); João Pedro, Almir (C). Expulsões: Titi (I) e Almir (C).

Arbitragem: Jean Pierre de Lima, auxiliado por Cristiano Hennig e Carlos Alberto Bittencourt.

>> Imagens da comemoração


Zagueiro Pessanha ergue a taça do estadual de 2008


Em cima, da esq. para dir.: Agenor, Sandro, Pessanha, Titi e Walter
Agachados: Guto, Tales, Talles Cunha, Pedro Carmona, Daniel e Paulinho


Garotada vibra com a conquista do título


Taison, que também participou da campanha, comemorou com os companheiros


Jogadores erguem o técnico Osmar Loss durante a comemoração


Walter, artilheiro do Inter com 10 gols, beija a taça


Taça do estadual volta ao Beira-Rio depois de seis anos

Fotos: Alexandre Lops

Voltar