Olá, Marcos Duarte!

FECI entrega diplomas do curso de Democratização Digital

Data: 21/07/2008

A Fundação de Educação e Cultura do Sport Club Internacional (FECI), através do projeto Saci Colorado, promoveu a formatura de mais uma turma de adolescentes do curso de Democratização Digital, em almoço festivo realizado na manhã do último sábado (19/7), no Centro de Eventos do Beira-Rio. O grupo de 15 adolescentes foi beneficiado pela primeira ação de trabalho educativo, que é formada pelos cursos básico e específico. Além do conhecimento de informática oportunizado pelo programa social no laboratório da FECI, a ação também instigou o desenvolvimento da cidadania como habilidade básica, o conhecimento acerca dos direitos humanos e a aproximação do mercado de trabalho através de visitas a empresas do setor privado.


Jovens receberam os diplomas do curso de Democratização Digital

?Os adolescentes participaram de uma série de temáticas relevantes para eles durante o curso. O trabalho educativo visa torná-los cidadãos plenos, protagonistas das suas ações. Firmamos um contrato e eles promoveram a socialização dentro das atividades?, explica o sócio-educador e sociólogo do Saci Colorado, Leonardo Menezes.

Para o coordenador técnico do projeto, Joaquim Sigaud, o trabalho educativo desenvolvido pelo Saci Colorado foi muito bem recebido pelos jovens. A metodologia aplicada no programa social, que buscou investigar o perfil dos adolescentes, se mostrou afinada ao longo dos quatro meses do curso. No momento, outra turma já iniciou uma nova ação educativa que se estenderá até outubro.

 ?Os jovens se formam, mas não querem ir embora. Nós instigamos os questionamentos típicos desta fase da vida, provocando uma reflexão de valores, uma verdadeira emancipação. Foi criado um vínculo, uma identificação com o programa, pois foram os próprios jovens que construíram todo o trabalho. Esta foi a formatura mais importante do projeto, um verdadeiro marco da política pública proposta pelo presidente da FECI Jorge Vieira da Cunha?, avalia Sigaud.


Presidente da FECI, Jorge Vieira da Cunha, entrega o diploma durante almoço festivo no Centro de Eventos

O sucesso do Saci Colorado, que ingressou no seu quarto ano de atuação, pode ser comprovado pela crescente procura de diversos municípios do interior gaúcho, todos interessados em receber o projeto. O alinhamento com as diretrizes das políticas públicas sociais e com o Estatuto da Criança do Adolescente faz com que o Saci se torne uma referência no país. Prova disso é que o case do projeto será apresentado, a convite dos governos locais, nos estados de São Paulo, Paraná e Minas Gerais no próximo mês.

Uma parceria com a UNESCO também está em fase de estudo. Em conjunto com o Ministério Público da cidade de Rio Grande-RS, será desenvolvida uma campanha contra o consumo de crack na cidade da Região Sul do Estado denominada ?Craques contra o crack?. Em Pelotas, também será conduzida uma campanha de combate à violência nas escolas que terá a participação do projeto social do Inter. ?O Saci Colorado está crescendo. Houve um reordenamento das suas ações, que passam a ter o caráter de trabalho educativo voltado para pessoas de 0 a 25 anos. Estamos muito felizes com o retorno das nossas ações?, comemora Sigaud.

Voltar