Inter e São Paulo duelam no Gigante
Data: 23/07/2008
É noite de clássico no Gigante. O Inter encara o atual campeão brasileiro na busca pela ascensão na tabela. Atualmente na sétima posição com 19 pontos, o time do técnico Tite está a quatro pontos da zona de classificação à Libertadores da América.
Quase dois anos depois, as equipes reeditam a final da Libertadores de 2006. Como curiosidade, desde a inesquecível vitória de 2 a 1 no Morumbi que abriu o caminho para a conquista do maior título do continente sul-americano, o Inter não venceu mais o São Paulo. No jogo de volta, no antológico dia 16 de agosto, no Beira-Rio, a equipe colorada empatou em 2 a 2 e ficou com a tão sonhada taça. Depois disso, foram três confrontos pelo Brasileirão: 2 a 0, em setembro de 2006, no Morumbi; 1 a 0, no primeiro turno de 2007, na capital paulista; 2 a 1, pelo returno, no Beira-Rio.
"Este confronto representa um marco histórico para o Inter. A conquista da Libertadores ainda está muito viva na lembrança dos colorados. Mas agora é um outro momento. Temos a obrigação de mostrar um bom desempenho diante da nossa torcida. Nosso objetivo é manter o padrão de atuação e o aproveitamento dentro de casa", projeta Tite.

Alex (E) e Edinho (C) voltam ao time contra o São Paulo
Para reverter a recente série de resultados desfavoráveis, o Inter conta com o retorno de três titulares que não puderam atuar em Recife em virtude da suspensão pelo terceiro cartão amarelo: Alex, Edinho e Ricardo Lopes. Em contrapartida, o time colorado não terá o goleiro Renan, que está a serviço da Seleção Olímpica, e Marcão e Magrão, suspensos. Para definir o time que irá em busca da sexta vitória no Brasileirão, Tite orientou parte do treino com os portões fechados na tarde desta terça-feira. Dessa maneira, a escalação será conhecida somente momentos antes do clássico.
"O Muricy conhece muito bem o Inter, por isso vou resguardar a escalação o máximo possível. O São Paulo tem um conjunto muito bom, além de ter jogadores muito perigosos nas cobranças de bola parada como Jorge Wagner e Rogério Ceni. É preciso ter muita atenção", observa Tite.
> Tite projeta o confronto
Curiosidades
O Inter não sofre gol com a bola rolando desde a partida contra o Vitória, em Salvador, pela sétima rodada. Depois desta partida (derrota por 2 a 1), o time colorado sofreu três gols de pênalti. Invicto há seis jogos (última derrota foi justamente para o Vitória-BA), o Inter é a única equipe que marcou gols nas 13 rodadas da competição.
Concentrados
Confira os jogadores relacionados: Clemer, Walter, Danny, Maycon, Ricardo Lopes, Ângelo, Taison, Titi, Orozco, Guiñazu, Nilmar, Alex, Edinho, Índio, Ramon, Andrezinho, Agenor, Guto, Talles Cunha e Sandro.
Adversário
O São Paulo vem de vitória sobre o Botafogo (2 a 1, no Morumbi), na última rodada. Quinto colocado com 23 pontos, a equipe do técnico Muricy Ramalho virá desfalcada para Porto Alegre: Hernanes e Alex Silva, convocados pela Seleção Olímpica, e Borges e Miranda, lesionados, não poderão atuar contra o Inter.
Por outro lado, Richarlyson e Joilson voltam a ficar à disposição após cumprirem suspensão. Provável escalação: Rogério Ceni; André Dias, Juninho e Zé Luis; Joilson, Éder, Hugo, Richarlyson e Jorge Wagner; Éder Luis (Aloísio) e Dagoberto. Técnico Muricy Ramalho.