Olá, Marcos Duarte!

Inter perde em Minas Gerais

Data: 26/07/2008

Por Alexandre Corrêa (texto) e Alexandre Lops (fotos)
Enviados especiais/Minas Gerais

O Inter chegou ao Estádio Ipatingão por volta das 17h. Então, o grupo foi ao vestiário se fardar para o aquecimento. Logo depois, o técnico Tite e o auxiliar técnico Cléber Xavier foram até o gramado ver o estado do campo. O treinador gostou da infra-estrutura do estádio, mas acreditou que haveria dificuldades para a bola rolar devido ao tipo de grama. O Estádio Ipatingão não recebeu grande público. A torcida colorada, porém, já esteve presente.

A equipe colorada buscava a primeira vitória fora de casa no Brasileirão, depois de vencer o São Paulo na última quarta-feira por 2 a 0. O time estava invicto havia sete jogos e ocupava a sétima colocação. Se vencesse, poderia ingressar na zona de classificação para a Copa Libertadores da América, dependendo dos resultados de São Paulo, Cruzeiro e Palmeiras na rodada.


Inter, de Nilmar (E), encontrou dificuldades e não conseguiu fazer gol

O Inter teve apenas um desfalque por suspensão. O zagueiro Índio não atuou por ter levado o terceiro cartão amarelo. Em seu lugar, Orozco começou a partida. Outro desfalque foi o lateral Ricardo Lopes, lesionado. Ângelo recebeu outra oportunidade na posição. O meia Taison fez teste para saber se atuaria. Se não pudesse jogar, Walter deveria ser o substituto.

O Ipatinga era o último colocado, mas já havia conseguido bons resultados diante de Cruzeiro, São Paulo e Portuguesa. O volante Augusto Recife é conhecido da torcida colorada. Atuou no Inter em 2005. O tempo era claro e a temperatura agradável ao redor dos 25 graus. Ipatinga é uma cidade do Vale do Aço de Minas Gerais. A principal indústria da cidade é a Usina de Aço. A equipe vem crescendo bastante nos últimos anos a ponto de chegar na Série A. Além disso, conquistou o Campeonato Mineiro em 2005. O Ipatingão é um estádio com capacidade para 30 mil pessoas e pertence ao Município de Ipatinga. É o terceiro estádio em capacidade do Estado, atrás apenas do Mineirão e do Parque Sabiá, em Uberlândia.

O Inter entrou em campo para a realização do aquecimento. O Inter teve os retornos do volante Magrão e do lateral Marcão, que cumpriram suspensão automática no último jogo. Taison não sentiu nada no aquecimento e foi para o jogo. Cerca de 80 torcedores colorados foram ao estádio para empurrar a equipe do técnico Tite. O estádio Ipatingão não recebeu um grande público. Pelo contrário, aproximadamente 2 mil torcedores estiveram presentes.

O Ipatinga entrou em campo todo de branco. O time colorado começou com Clemer; Ângelo, Orozco, Danny Morais e Marcão; Edinho, Magrão, Guiñazu e Alex; Taison e Nilmar. As opções de banco de reservas eram Agenor, Titi, Ramon, Maicon, Andrezinho, Walter e Guto.

A equipe vai atuar com camisa, calção e meias vermelhos. Começou a partida com a saída de bola do Inter. O Ipatinga começou pressionando com jogadas pelas laterais. Aos 2min, Adeílson recebeu na área e chutou ao lado do gol. Aos 5min, o primeiro contra-ataque colorado. Taison arrancou pela esquerda e avançou até a intermediária onde sofreu falta. Aos 6min, Alex cobrou falta e quase marcou um golaço. A bola saiu muito próxima do ângulo.


Taison (C) tenta a jogada sob forte marcação do adversário

Aos 8min, Edinho fez grande jogada pelo meio, arrancou até a entrada da área, tocou para Nilmar, que devolveu para Edinho na área. O volante chutou, a bola tocou na zaga e o goleiro defendeu. Aos 10min, Taison deu passe para Alex que entrou na área, mas perdeu o equilíbrio, pressionado pelo marcador. Aos 11min, Nilmar recebeu bom passe de Taison, entrou na área e chutou no corpo do goleiro. A bola subiu e um zagueiro afastou ela na pequena área. Grande chance colorada.

Depois dos primeiros minutos de dificuldade, o Inter já tomou conta do jogo. Marcou bem no meio e saiu em velocidade com destaque para a velocidade de Nilmar e Taison. O time colorado já havia criado três boas chances de marcar. Aos 16min, um susto. Cobrança de falta de Beto para a área e Léo Oliveira cabeceou na trave.

Aos 18min, Guiñazu arrancou pela esquerda, entrou na área e chutou cruzado. A bola desviou na zaga e quase entrou. Aos 19min, Alex cobrou escanteio, Orozco cabeceou para Nilmar, também de cabeça, concluir na rede pelo lado de fora. Aos 21min, Taison avançou pela esquerda e tocou para Nilmar, que driblou sensacionalmente o zagueiro, avançou até a entrada da área e chutou ao lado do gol com perigo. Que jogada de Nilmar. Aos 22min, Marcão arrancou pela esquerda até a linha de fundo e cruzou para a pequena área, Thiago Vieira tentou cortar e quase marcou contra.

Taison e Nilmar continuavam levando perigo ao sistema defensivo mineiro, enquanto Alex estava fazendo bom trabalho de pivô, pelo meio, armando para os outros jogadores. Aos 28min, Adeílson recebeu no bico da área, pela esquerda, e concluiu por cima, sem perigo. 33min, o Ipatinga tentou pressionar, trocando passes e cruzando bolas para a área, mas a defesa colorada estava bem posicionada.

Aos 38min, Marinho entrou na área pela direita e cruzou para boa saída de gol de Clemer, na pequena área. Aos 39min, Alex saiu do campo mancando e pediu atendimento médico. Tite chamou Andrezinho para entrar no lugar de Alex. Após, o fim do primeiro tempo. Empate sem gols em Ipatinga.

"Faltou um pouco mais de tranqüilidade nas finalizações. O campo e a iluminação são ruins para as duas equipes. Vamos ver se no segundo tempo a gente melhora para buscar a vitória", disse Clemer, na saída de campo.

O empate sem gols no primeiro tempo foi justo. O Inter teve mais chances de gols, principalmente com Nilmar em duas oportunidades e em uma cobrança de falta de Alex, que quase acertou o ângulo. O time da casa, porém, ameaçou em cabeçada de Léo Oliveira no travessão. Alex saiu com lesão muscular para a entrada de Andrezinho.

Começou a etapa final e logo no primeiro minuto Marcão cobrou lateral para Nilmar, que entrou na área a dribles e tocou para Taison, que por pouco não chegou na bola antes do goleiro Fred. Aos 2min, depois de escanteio, Léo Oliveira cabeceou forte, mas Clemer defendeu bem colocado. O Inter voltou para o segundo tempo com Nilmar bem à frente, enquanto Andrezinho e Taison atuavam pelo meio, buscando se aproximar do atacante.

O Ipatinga procurou ameaçar em lances de bola parada para a área, como escanteios e faltas laterais, mas a defesa do Inter seguia levando vantagem. Aos 8min, Ângelo cruzou da direita para Nilmar chutar de primeira para grande defesa do goleiro Fred. No rebote, quase Nilmar conseguiu chutar novamente.

Aos 9min, contra-ataque mineiro e Marinho dividiu com Clemer, a bola sobrou para o próprio Marinho que tentou chutar, mas Marcão salvou na pequena área. Aos 13min, Beto concluiu de fora da área ao lado do gol. Aos 14min, Guiñazu deu grande lançamento para Taison que chutasse forte e o goleiro Fred defendeu parcialmente. No rebote, Nilmar e Taison correram, mas o goleiro chegou antes e defendeu.

Aos 16min, Ângelo cobrou falta para a área e Fred salvou quando a bola iria cair na cabeça de Andrezinho. Aos 19min, entrou Maicon no lugar de Edinho, no Inter. Aos 20min, Beto cobrou falta, a bola desviou na barreira e foi por cima. O time colorado estava bem postado na defesa, mas não estava conseguindo puxar os contra-ataques.

Aos 25min, Marcão fez boa jogada pela esquerda, driblando o adversário e cruzando. A zaga afastou, mas o próprio Marcão pegou rebote e chutou por cima. Aos 26min, Taison recebeu na área e chutou para defesa do goleiro. Aos 28min, Taison entrou na área e tocou para Guiñazu, que foi à linha de fundo e cruzou para Nilmar. O atacante desviou na pequena área, mas a zaga salvou em cima da linha. Quase o gol colorado. Aos 32min, a bola foi erguida na área e sobrou pra Luís Fernando chutar na trave. No rebote, Beto concluiu de primeira para fazer 1 a 0.

Aos 40min, Ângelo chutou forte para a área, e a bola sobrou para Guto, livre na área. Ele tentou desviar, mas a bola saiu ao lado do gol. O Inter tentou pressionar nos úlltimos minutos. Aos 49min, saiu Luís Fernando para a entrada de Sandro no Ipatinga, mas logo acabou o jogo. O Inter perdeu a invencibilidade de sete partidas no Brasileirão.

"Não fizemos o gol. Eles tiveram a oportunidade e fizeram", lamentou o atacante Nilmar. "Perdemos muitos gols e acabamos sendo castigados", disse o goleiro Clemer.

"Nós criamos, tivemos a oportunidade, mas a bola não entrou. Agora temos a obrigação de ganhar em casa", avaliou o presidente Vitorio Piffero.

"Tivemos as oportunidades, mas faltou efetividade. Vamos continuar trabalhando. Num campeonato como esse, o grupo que estamos formando vai fazer a diferença na campanha", falou o técnico Tite.

Ipatinga-MG (1): Fred; Leandro Salino, Thiago Vieira, Léo Oliveira e Beto; Xaves, Augusto Recife, Léo Silva (Luís Fernando, Sandro) e Rodriguinho; Adeílson e Marinho (Henrique). Técnico: Ricardo Drubscky.

Internacional (0): Clemer; Ângelo, Orozco, Danny Morais e Marcão; Edinho (Maicon), Magrão (Guto), Guiñazu e Alex (Andrezinho); Taison e Nilmar. Técnico: Tite.

Gol: Beto (I), aos 32min do segundo tempo. Cartões amarelos: Taison (I), Leandro Salino (I). Local: Estádio Ipatingão, Ipatinga-MG. Arbitragem: Sérgio da Silva Carvalho, auxiliado por Enio Ferreira de Carvalho e Renato Miguel Vieira (trio do Distrito Federal).

Voltar