Empate no Gre-Nal da Sul-Americana
Data: 13/08/2008
O Internacional empatou em 1 a 1 com o Grêmio na noite desta quarta-feira, no Beira-Rio, no jogo de ida da primeira fase da Copa Sul-Americana. Daniel Carvalho abriu o placar aos 14min do segundo tempo através de uma cobrança de pênalti, mas Léo empatou aos 18min após cobrança de falta. Com o resultado, o time colorado precisa marcar gol no jogo de volta no Olímpico, no próximo dia 28. Empate pelo mesmo placar leva a decisão para os pênaltis. Empate por dois ou mais gols também favorece o Inter.

Inter, de Daniel Carvalho, empatou no clássico de ida da Sul-Americana

>> Veja a galeria de fotos da partida
O Inter retornou a Copa Sul-Americana depois de dois anos disputando a Copa Libertadores. A Sul-Americana, por sinal, é o único título importante ainda não vencido pelo Inter, que já venceu Recopa, Libertadores, Mundial Fifa, Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil, todos os demais títulos possíveis para um clube brasileiro.
Nas últimas duas edições da Copa Sul-Americana, o Inter chegou às semifinais (2004) e quartas (2005). Nas duas acabou sendo eliminado pelo Boca Juniors. Em 2004, eliminou o Grêmio depois de vencer por 2 a 0 no Beira-Rio e perder por 2 a 1 no Olímpico.
A grande novidade da partida para o Inter ficou por conta da estréia do argentino D´Alessandro, contratado ao San Lorenzo. O jogador que já passou pela seleção argentina foi regularizado na última segunda-feira e pode atuar na Sul-Americana e no Brasileirão.
O Inter foi recebido com grande festa pela torcida no Beira-Rio. Os jogadores e o técnico foram muito aplaudidos pelos torcedores na entrada do vestiário.
O regulamento é semelhante à Copa do Brasil. Por isso, em caso de empates em pontos e saldo, o próximo critério de desempate é o gol marcado na casa do adversário.
O Inter defendia uma invencibilidade. Jamais foi eliminado pelo rival em disputas de mata-mata em competições nacionais e internacionais. Em 1988, venceu a semifinal do Brasileirão. Em 1992, ganhou as quartas-de-final da Copa do Brasil. Em 1999, passou de fase na seletiva para a Libertadores. Em 2004, passou pelo Grêmio na Copa Sul-Americana.
Quando alguns jogadores do Grêmio foram reconhecer o gramado, a torcida colorada os recebeu com vaias e gritos de "segunda divisão", referindo-se às duas vezes que o rival caiu para a Segunda Divisão do Campeonato Brasileiro, em 1991 e 2004.
Por volta das 21h15min, a escalação do Inter foi anunciada: Clemer; Índio, Sorondo e Bolívar; Wellington Monteiro, Edinho, Guiñazu, D´Alessandro e Gustavo Nery; Daniel Carvalho e Adriano.
Em seguida, o Grêmio oficializou sua escalação: Marcelo Grohe; Léo, Thiego e Jean; Makelele, Amaral, Rudinei, Souza e Helder; André Luiz e Reinaldo.
Como opções de banco para o Inter estavam Ricardo, Danny Morais, Marcão, Rosinei, Magrão, Luiz Carlos e Taison.
Foi a primeira vez que Gustavo Nery e D´Alessandro começarm uma partida pelo Internacional. O esquema foi modificado: o técnico Tite passou do 4-4-2 para o 3-5-2, com Índio, Sorondo e Bolívar formando a linha de três zagueiros. Wellington Monteiro e Gustavo Nery foram os alas, enquanto Edinho, Guiñazu e D´Alessandro compuseram o meio-campo. No ataque, Adriano e Daniel Carvalho.
Durante o anúncio da escalação colorada pelo sistema de som do Beira-Rio, a torcida aplaudiu todo o time, especialmente Guiñazu e Daniel Carvalho. Mas a maior explosão do estádio foi quando o narrador anunciou D´Alessandro. Foi como se um gol houvesse acontecido.
A torcida do Inter localizada atrás do gol ergueu seis faixas, cada uma com uma letra que forma as palavras Série B. As cores das letras são azul e preto. Uma grande bandeira também foi desfraldada na arquibancada inferior do Beira-Rio. A bandeira tinha os símbolos do In21:59 2008-08-13ter e de uma torcida organizada do clube.
Quando o Inter entrou em campo, uma grande festa pirotécnica foi feita pela torcida. Dezenas de sinalizadores vermelhos foram acesos.
O jogo
O Inter começou tentando pressionar, enquanto o Grêmio se fechava e buscava os contra-ataques. O jogo era disputado em alta velocidade pelos dois times, que demonstravam bastante disposição.
Aos 5min, D´Alessandro recebeu na esquerda e foi puxado por Amaral. Falta! Daniel Carvalho cobrou com perfeição na cabeça de Bolívar, que conclui uao lado do gol. O lance, porém, foi anulado por impedimento.
Aos 7min, Adriano chutou forte do bico da área para boa defesa de Marcelo. Nos primeiros minutos, Daniel Carvalho se destacava com arrancadas e toques rápidos. D´Alessandro também procurava se movimentar bastante. Aparecia pelos lados e também pelo meio.
Aos 12min, Daniel Carvalho cobrou falta com perigo para área e Tiego salvou de cabeça para escanteio. As primeiras faltas cobradas por Daniel Carvalho já surgiam como boas opções de bola parada para o Inter. Guiñazu se destacava com seu futebol de muita combatividade no meio-campo.
Aos 21min, D´Alessandro cobrou escanteio e Índio cabeceou ao lado do gol com muito perigo. Aos 24min, em um contra-ataque, André Luiz cruzou da direita e a bola atravessou toda a área do Inter. O time colorado respondeu no minuto seguinte: Índio recebeu na entrada da área, pela direita, que chutou forte para grande defesa de Marcelo Grohe, para escanteio.
Índio, por vezes, aparecia bem pela direita. Com o esquema de três zagueiros,o zagueiro tinha mais liberdade para o apoio, um dos seus fortes.Aos 30min, Souza cobrou falta da linha de fundo e passou com perigo na área. O Inter tentava avançar as linhas e se aproximar da área adversária, mas o Grêmio estava bem fechado.
Aos 35min, Daniel Carvalho deu bom toque de calcanhar para Edinho na entrada da área, que sofreu falta. Daniel Carvalho fez a cobrança, mas a bola saiu por cima. Aos 38min, Jean fez falta na meia-lua da área em Adriano e recebeu cartão amarelo. D´Alessandro cobrou falta no canto para boa defesa de Marcelo Grohe em dois tempos.
Aos 41min, Daniel Carvalho deu bom toque para Guiñazu, que ganhou jogada do marcador e lançou para Adriano, na área, mas Marcelo Grohe saiu bem do gol e defendeu.
No último lance do primeiro tempo, aos 46min, Souza cobrou escanteio, a bola atravessou a área e sobrou pra Reinaldo chutar de voleio e Clemer fazer boa defesa.
O primeiro tempo teve mais iniciativa do Inter, que chegou com mais perigo mas não conseguiu marcar o gol. Guiñazu, com sua habitual raça, foi um dos principais destaques da equipe colorada.
O Inter voltou para a etapa final com Marcão no lugar de Sorondo. A 1min, depois de falta, a bola foi tocada para Reinaldo chutar e marcar o gol, mas o juiz anulou o lance por impedimento corretamente.
Aos 6min, Adriano recuperou a bola no meio-campo e arrancou em direção à área até ser derrubado por Tiego, que recebeu cartão. Aos 11min, entrou Adílson no lugar de Tiego.
Aos 11min, Guiñazu fez grande jogada, entrou na área e foi puxado: pênalti. Jean foi o autor do pênalti, merecia ter sido advertido pelo cartão amarelo. Como já tem o amarelo, merecia ter sido expulso, mas o juiz não aplicou a regra.
Aos 14min, Daniel Carvalho cobrou forte e colocou o Inter na frente. Foi o primeiro gol de Daniel Carvalho no retorno ao time colorado.
> Veja o gol colorado e a entrevista pós-jogo com o técnico Tite
Depois do gol, o Grêmio saiu de trás, mas deixou espaços para os contra-ataques puxados por Adriano e Daniel Carvalho. Aos 18min, Souza cobrou falta e Léo cabeceou no canto para empatar. 1 a 1.
O jogo ganhou bastante em emoção na etapa final. Aos 22min, Daniel Carvalho ganhou em velocidade de Léo, driblou e caiu pedindo o pênalti, mas o juiz não marcou. Aos 26min, grande passe para Rosinei, que entrou na área e chutou forte para grande defesa de Marcelo Grohe. No lance seguinte, D´Alessandro fez boa jogada pela direita e concluiu direto por cima.
O Inter avançava D´Alessandro para se juntar a Adriano e Luiz Carlos na frente e soltou os alas Gustavo Nery e Rosinei na tentativa do gol da vitória. Aos 33min, depois de uma confusão na área do Inter, Clemer precisou salvar de carrinho. No rebote, Souza chutou e Clemer defendeu. Aos 35min, Souza cruzou para a área, Rosinei cortou para trás e a bola foi para escanteio. Aos 40min, Gustavo Nery cobrou falta, Índio cabeceou e Marcelo Grohe defendeu.
A partir de então, o Grêmio tentou retardar a partida, administrando o empate. O Inter tentou pressionar, mas não conseguiu o gol da vitória. Com o resultado, o time colorado precisa marcar gol no jogo de volta no Olímpico. Empate pelo mesmo placar leva a decisão para os pênaltis. Empate por dois ou mais gols também favorece o Inter.
"O Grêmio ficou todo atrás e conseguiu um gol em um lance de bola parada. Vamos para lá agora para buscar a classificação", disse o goleiro Clemer. "A equipe lutou e batalhou, mas infelizmente não conseguimos a vitória", afirmou o zagueiro Índio.
"Eles não estavam chegando para marcar gol, mas infelizmente acharam um gol de bola parada", lamentou o volante Guiñazu. "A gente conseguiu o gol, mas tomamos o gol por falha nossa. O resultado de 1 a 0 tava de bom tamanho para um Gre-Nal, que é um jogo de conflito e não um jogo bonito", avaliou o lateral Gustavo Nery.
"O Inter foi uma equipe que buscou pressionar, mas o goleiro Marcelo fez um bom jogo. Nós estamos buscando um ponto de equilíbrio entre marcar bem e agredir. Não vou dormir direito até que possa retribuir o carinho da torcida para o grupo e para mim", disse o técnico Tite.
"O Internacional teve mais volume de jogo e buscou o resultado desde o início da partida, mas faltou uma consistência na finalização. O time teve diversos jogadores que não vinham atuando junto e no futebol isso tem peso", disse o vice-presidente Giovanni Luigi.
Internacional (1): Clemer; Índio, Sorondo (Marcão) e Bolívar; Wellington Monteiro (Rosinei), Edinho, Guiñazu, D´Alessandro e Gustavo Nery; Daniel Carvalho (Luiz Carlos) e Adriano. Técnico: Tite.
Grêmio (1): Marcelo Grohe; Léo, Thiego (Adílson) e Jean; Rudinei (Soares), Makelele, Amaral, Souza e Helder; André Luiz e Reinaldo (Rever). Técnico: Celso Roth.
Gols: Daniel Carvalho (I), aos 14min do segundo tempo, Léo (G), aos 18min do segundo tempo.
Cartões amarelos: Amaral, Jean, Tiego, Hélder, Adílson, Marcelo Grohe (G), Edinho (I).
Público: 28.921 / Renda: R$ 619.895,00.
Arbitragem: Sálvio Espinola Fagundes Filho (SP), auxiliado por Ednílson Corona (SP) e Émerson Carvalho (SP). Local: Beira-Rio, Porto Alegre.