Arbitragem atrapalha e Inter empata com o Flamengo
Data: 24/08/2008

Nilmar tenta superar a marcação flamenguista: Inter empatou em 1 a 1 no Beira-Rio

>> Veja a galeria de fotos do jogo
O Internacional empatou em 1 a 1 com o Flamengo na tarde deste domingo, no Beira-Rio, em jogo válido pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro. Nilmar abriu o placar no primeiro tempo, mas Obina empatou na etapa final. O time colorado foi severamente prejudicado pela arbitragem, que deixou de marcar dois pênaltis sobre Nilmar e deixou de expulsar jogadores flamenguistas pelo segundo cartão amarelo.
Inter e Flamengo fizeram mais um grande clássico do futebol brasileiro. Juntas, as duas equipes já conquistaram oito títulos nacionais e inclusive decidiram o Campeonato Brasileiro de 1987.
Depois de muita chuva na noite, o sol abriu à tarde sobre o Beira-Rio. Com isso, o Beira-Rio recebeu mais de 30 mil pessoas.
O técnico Tite, pela primeira vez na competição, pôde repetir uma equipe, já que não havia jogadores lesionados nem suspensos. Dessa maneira, o Inter atuou iniciou com o mesmo time que enfrentou o Palmeiras na rodada anterior: Clemer; Índio, Bolívar e Marcão; Rosinei, Magrão, Guiñazu, D´Alessandro e Gustavo Nery; Nilmar e Alex.
O Flamengo foi de Bruno; Léo Moura, Fábio Luciano, Ronaldo Angelim e Juan; Airton, Jaílton, Kleberson e Ibson; Max e Marcelinho Paraíba.
Antes do jogo, os times sub-14 do Inter e do Shimizu S-Pulse, do Japão, entraram em campo e foram muito aplaudidos pela torcida. O time japonês está hospedado no Beira-Rio desde o início da semana e participou de um torneio neste final de semana, vencido pelo Internacional. Os garotos japoneses entraram com uma faixa saudando a maior torcida do Rio Grande.
O Consulado de Chapecó também exibiu uma faixa parabenizando a cidade catarinense, que está completando 91 anos, afirmando ser ela a mais colorada de SC.
O jogo
O Inter começou com marcação forte sobre Marcelinho Paraíba. Em duas tentativas do atacante, foi desarmado pelos zagueiros colorados. O Flamengo tentava pressionar, mas o Inter marcava bem e forte nos primeiros minutos e impedia a conclusão.
Aos 6min, D´Alessandro cobrou falta da intermediária em direção aos zagueiros colorados, mas a bola cruzou a área e saiu pela linha de fundo. No sistema de marcação colorado, Magrão vigiava de perto Ibson, o principal articulador do meio carioca, enquanto Guiñazu acompanhava Kléberson.
Aos 7min, depois de troca de passes, Guiñazu chutou da entrada da área para boa defesa de Bruno. No rebote, Nilmar chegou antes do goleiro e foi derrubado: pênalti claro não marcado pelo juiz Sérgio da Silva Carvalho. Um absurdo da arbitragem no Beira-Rio!
Aos 10min, boa troca de passes entre Gustavo Nery, Guiñazu, D´Alessandro e Marcão pela esquerda até o meia argentino dar bom toque até Marcão cruzar forte demais pela linha de fundo. O Inter procurava tabelas e triangulações pelo meio e pelos lados, principalmente pela esquerda.
Aos 14min, lançamento para Nilmar, a bola quicou e o goleiro Bruno não conseguiu defender. Com grande velocidade, Nilmar se antecipou ao goleiro e cabeceou no rebote para marcar o gol. Foi o 11º gol do artilheiro colorado no Brasileirão.
O Inter seguia em cima. Aos 15min, cruzamento da direita para três jogadores livres na área do Flamengo, mas desta vez Bruno salvou com grande saída de gol. Depois do gol, o Flamengo tentou avançar, mas passou a deixar muitos espaços de contra-ataque para a velocidade de Nilmar.
Aos 20min, Nilmar matou a bola com grande categoria e arrancou pra cima da zaga carioca até ser derrubado por Jailton por trás, que recebeu o cartão amarelo.
O Inter seguia envolvente na troca de passes rápidos, dificultando o trabalho de marcação do Flamengo. Destaque para a movimentação de Alex e Nilmar, na frente.
Aos 23min, Jailton fez nova falta dura em Nilmar. Já tinha o cartão amarelo, mas o juiz não o expulsou. Aos 24min, Alex se posicionou para cobrar falta alta para a área, mas surpreendeu dando passe rasteiro para Gustavo Nery, na área. O ala matou a bola, avançou e quando ía chutar foi bloqueado pela marcação.
Aos 25min, Leonardo Moura fez boa jogada de linha de fundo e cruzou para a área. A bola foi ajeitada para Ibson, que quando ía chutar foi bloqueado por carrinho sensacional de Guiñazu. Aos 26min, Nilmar e Rosinei tabelaram pela direita até que Nilmar cruzou para a área e Bruno defendeu. Aos 27min, o atacante Maxi avançou sobre os zagueiros colorados, que cortaram a bola. No rebote, porém, ela sobrou para Ibson, que chutou rasteiro ao lado do gol, com perigo.
Aos 28min, Jaílton fez nova falta por trás, desta vez em Alex. O juiz não aplicou outro cartão amarelo, errando contra o Inter. No minuto seguinte, o técnico Caio Júnior então decidiu retirar Jaílton, que já deveria ter sido expulso. Entrou em seu lugar, Toró. Aos 34min, Juan cobrou escanteio, Fábio Luciano cabeceou para Ronaldo Angelim, que não alcançou, e a bola saiu pela linha de fundo.
O Flamengo fazia muitas faltas, mas o juiz era conivente. Somente aos 37min o árbitro aplicou mais um cartão amarelo. Gustavo Nery deu boa arrancada pela esquerda e quando ía ingressar na área, foi derrubado por Fábio Luciano, que recebeu o cartão amarelo. Aos 38min, Alex cobrou falta com perfeição até Nilmar, na pequena área, que cabeceou ao lado do gol. Quase o segundo gol colorado.
Aos 41min, Gustavo Nery roubou a bola no meio-campo e deu grande passe para Alex, pela esquerda. O meia cruzou para Nilmar, que se passou um pouco da bola, mesmo assim conseguiu tocar nela, que saiu pela linha de fundo. Um minuto depois, Magrão avançou pelo meio e deu ótimo passe para Nilmar, que entrou na área, em velocidade, chegou antes do goleiro Bruno, passou por ele e chutou para o gol, mas Fábio Luciano salvou em cima da linha. Aos 47min, D´Alessandro matou a bola ao lado da área e quando ía para a jogada, o juiz terminou o primeiro tempo!!! Mais uma do juiz.
O primeiro tempo foi do Inter. Além de marcar o gol com Nilmar, teve um pênalti claro não marcado pelo juiz, que também errou ao não expulsar Jailton. O time colorado jogou bem e criou outras duas ótimas chances de ampliar também com Nilmar.
No intervalo, o Flamengo fez uma modificação: saiu Maxi e entrou Obina, no ataque. O Inter também mexeu no vestiário. Saiu Alex para a entrada de Adriano.
Aos 20seg, na sua primeira jogada, Adriano foi à linha de fundo e sofreu falta. Aos 45seg, D´Alessandro tentou surpreender com cobrança de falta direta da linha de fundo, mas o goleiro Bruno estava atento e defendeu. A 1min, Marcelinho Paraíba arriscou de fora da área ao lado do gol. Aos 3min, Marcelinho Paraíba cobrou falta na rede pelo lado de fora. O Flamengo voltou mais atrevido na etapa final, deixando o Inter buscando os contra-ataques.
Aos 4min, Magrão deu grande lançamento para Nilmar, que ganhou de dois zagueiros, ingressou na área e chutou por cima, com perigo. Aos 5min, Fábio Luciano fez falta dura em Adriano. Ele já tinha cartão amarelo e o juiz mais uma vez decidiu poupar um jogador do time carioca, não o expulsando. Aos 7min, contra-ataque rápido do Inter, Adriano tocou para D´Alessandro pela direita, que driblou Airton e cruzou de pé direito para a área, mas a bola atravessou toda a área e ninguém concluiu.
Aos 8min, D´Alessandro colocou a bola no meio das pernas de Toró que fez a falta ao lado da área. Aos 11min, Airton receeu cartão amarelo por cotovelada no rosto de D´Alessandro. Mais uma vez o juiz deveria ter expulsado jogador carioca, mas só aplicou o cartão amarelo. Aos 12min, Adriano cruzou da esquerda, Nilmar matou a bola na área e foi puxado pelo zagueiro: mais um pênalti não marcado pelo juiz. Impressionante a atuação deste árbitro. Aos 14min, saiu Índio, lesionado, para a entrada de Danny Morais.
Aos 15min, Juan cobrou falta e Obina cabeceou para empatar a partida. Aos 19min, contra-ataque em velocidade do Inter. Nilmar tocou para Adriano, que entrou na área, passou pelo zagueiro e chutou ao lado do gol, mas o juiz anulou o lance por falta do atacante.
Aos 23min, entrou Taison no lugar de Magrão, no Inter. Aos 24min, Juan avançou pelo meio e chutou com perigo ao lado do gol. Aos 25min, Marcelinho Paraíba deu bom toque para Kléberson na área, que concluiu por cima. Aos 29min, Juan recebeu pela esquerda, driblou para o meio e chutou por cima.
Aos 32min, D´Alessandro driblou na entrada da área e chutou ao lado do gol. O jogo estava complicado para o Inter. O time tentava pressionar, mas o Flamengo levava perigo nos contra-ataques. Aos 34min, Ibson recebeu na entrada da área e chutou para defesa sensacional de Clemer para escanteio.
Aos 35min, Nilmar fez grande jogada pela esquerda, passou por dois e tocou para Taison. O garoto chutou forte de fora da área, a bola tocou nas costas do zagueiro e saiu ao lado do gol. Aos 43min, D'Alessandro cobrou falta por cima. Aos 45min, D´Alessandro fez jogada de raça, ganhando de três marcadores e foié derrubado por Ibson, que recebeu amarelo. Um minuto depois, Obina tocou para Erick Flores, que entrou na área e chutou no poste.
O jogo ficou emocionante nos instantes finais. Aos 47min, Juan deu grande passe para Obina, livre na área, concluir para fora, desperdiçando a chance. Aos 48min, Marcão arrancou pela esquerda e tocou para Nilmar, que passou pelo zagueiro, entrou na área, driblou novamente e chutou ao lado do gol. Quase o gol colorado no finalzinho. Foi o último lance da partida.
O jogo foi complicado pela boa atuação do Flamengo, na segunda etapa, e pela atuação da arbitragem, que não marcou dois pênaltis sobre Nilmar e deixou de expulsar os jogadores Jailton e Fábio Luciano, pelo segundo cartão amarelo. O Inter teve boa atuação na primeira etapa, criou chances, mas acabou esbarrando no time carioca e na atuação calamitosa do árbitro Sérgio da Silva Carvalho. Com o resultado, o Inter foi para 30 pontos e manteve a nona colocação na competição.
"O jogo foi muito igual. Não conseguimos vencer,, mas o espírito é esse", disse Marcão.
"O Flamengo é uma equipe de qualidade, tivemos pelo menos dois pênaltis não marcados. Não foi um fato isolado", observou Alex.
"Fizemos um grande primeiro tempo. Tivemos volume de jogo e criamos boas chances. Desperdiçamos oportunidades, senão teríamos feito um placar mais dilatado. No segundo tempo o Flamengo equilibrou a partida. Pressionamos nos contra-ataques mas não consegumis marcar o gol da vitória", analisou o técnico Tite.
"Na primeira etapa o Inter jogou muito bem e podia ter marcado mais gols. Infelizmente não conseguimos repetir o aproveitamento na etapa final. Afora isso, a arbitragem nos prejudicou ao não ter marcado dois pênaltis, além de não expulsar jogadores por faltas seguidas", afirmou o vice-presidente de futebol Giovanni Luigi.
Internacional (1): Clemer; Índio (Danny Morais), Bolívar e Marcão; Rosinei, Magrão (Taison), Guiñazu, D´Alessandro e Gustavo Nery; Nilmar e Alex (Adriano). Técnico: Tite.
Flamengo (1): Bruno; Léo Moura, Fábio Luciano, Ronaldo Angelim e Juan; Airton, Jaílton (Toró), Kleberson e Ibson; Maxi (Obina) e Marcelinho Paraíba (Erick Flores). Técnico: Caio Júnior.
Gols: Nilmar (I), aos 14min do primeiro tempo, Obina (F), aos 15min do segundo tempo.
Cartões amarelos: Jailton, Fábio Luciano, Airton, Ibson, Erick Flores (F), Adriano, Magrão, Rosinei, D´Alessandro (I).
Público: 33.927 (29.329 pagantes) / Renda: R$ 456.609,00.
Arbitragem: Sérgio da Silva Carvalho (DF), auxiliado por Emerson Carvalho (SP) e Renato Vieira (DF).
Local: Beira-Rio, Porto Alegre.