Sul-Americana: Inter projeta clássico
Data: 26/08/2008
O penúltimo treino antes do Gre-Nal foi realizado no campo suplementar do Beira-Rio. Tite orientou uma movimentação de dois toques com o campo reduzido, instigando a velocidade das equipes na condução da bola.
Depois de permanecer uma semana realizando trabalhos específicos de aprimoramento físico, o meia-atacante Daniel Carvalho (foto) voltou a treinar normalmente com o restante do grupo. Por outro lado, Alex e D'Alessandro permaneceram no vestiário fazendo tratamento médico. A situação mais delicada é a de Alex, que sofreu uma pancada na partida contra o Flamengo, na última rodada do Brasileirão. "Houve um avanço de ontem para hoje, mas ainda sinto um pouco de dor. Agora tem que ver como vou reagir ao tratamento até o jogo", ponderou Alex, artilheiro na temporada com 22 gols.
Paralelamente ao treino técnico, os jogadores também exercitaram cobranças de pênalti. Como o primeiro confronto acabou empatado em 1 a 1, o Inter tem a necessidade de marcar gol no jogo desta quinta. Empate pelo mesmo placar leva a decisão para os pênaltis, por isso a atenção especial dada durante o treinamento desta terça. Empate por dois ou mais gols garante a classificação ao Inter. "Segundo o regulamento, precisamos fazer gol e o Grêmio não pode sofrer. Vamos trabalhar o time em cima destas possibilidades", decalarou Tite na entrevista coletiva.
Entretanto, o time que irá iniciar o clássico será conhecido somente momentos antes da partida. Segundo Tite, haverá uma conversa com a comissão técnica para avaliar qual a situação física de cada jogador para o Gre-Nal. As situações de Daniel Carvalho, D'Alessandro e Alex serão observadas no treino fechado programado para a manhã desta quarta. "A preparação e o clima que envolvem um Gre-Nal são diferentes de qualquer outro jogo. Por isso teremos cuidados especiais com os atletas", avaliou o treinador.
Como o Inter voltará a campo menos de três dias depois do clássico - contra o Sport, domingo, no Recife, pelo Brasileirão - Tite antecipou que jogadores deverão ser preservados, sem deixar claro em qual dos confrontos: "O Inter prioriza sempre a próxima partida. Mas é claro que calendário às vezes é desumano, pois já temos outro jogo no domingo. Devo utilizar um time bem diferente do que vai atuar no Gre-Nal na partida contra o Sport", revelou.
Fotos: Alexandre Lops