Interagir completa um ano e recebe doação
Data: 03/09/2008
No dia em que completou um ano de existência (3 de setembro de 2008), o Projeto Interagir recebeu uma doação da ConfraInter e o consulado de Bento Gonçalves. Foram doados 1,2 mil quilos de alimentos ao Projeto, em cerimônia realizada na tarde desta quarta-feira, no Parque Gigante. Com seis programas ativos, o Interagir, no Programa Educação e Esporte, atende 60 crianças de 6 a 12 anos através de atividades físicas e pedagógicas, no Parque Gigante.

Colorados de Bento Gonçalves doaram mais de uma tonelada de alimentos ao Interagir
Estiveram presentes a coordenadora do projeto Constance Piffero, o vice-presidente de Comunicação Social Gelson Pires, o vice-presidente do Parque Gigante Celso Chamun, além de colaboradores e voluntários do projeto. ?Eu fico orgulhoso de poder ajudar estas crianças e retirar elas das ruas?, afirmou Chamun.
Saiba mais sobre o Interagir
O Projeto Interagir foi idealizado pela primeira dama Constance Piffero, com o objetivo de promover projetos sociais realizados pelo Internacional. Constance já tinha larga experiência em iniciativas sociais ligadas ao esporte e se tornou a coordenadora do Interagir. Ao lado dela, trabalha Lorena Boelter, a coordenadora pedagógica do projeto. Essas duas mulheres comandam a ação que é considerada uma das jóias da solidariedade do Clube.
Em setembro de 2007, o Interagir tinha um programa com 30 crianças e 10 voluntários. Em 2008, já são 6 programas com 300 crianças e adolescentes e 50 voluntários. Atualmente, são 120 crianças atendidas no Parque Gigante, no Programa de Educação e Esporte, sendo 60 pela manhã e 60 à tarde. Outros voluntários trabalham com 30 jovens de 13 a 16 anos nos programas de boxe, informática e grafite.
Os principais parceiros do Interagir são a Secretaria Municipal de Educação (SMED) e a Fundação de Assistência Social e Cidadania (FASC), assim como todas as vice-presidências do Internacional.
?A vontade de todos do Clube e voluntários na intenção de ajudar e fazer um trabalho social que realmente faça a diferença na vida destas crianças e adolescentes em vulnerabilidade social extrema. Essa é a nossa idéia?, relata Lorena. A coordenadora pedagógica ressalta que a integração dos setores do Clube envolvidos tem sido fundamental para a concretização do Projeto: ?O apoio desta diretoria tem sido importante para o crescimento do Interagir e pela primeira vez uma primeira dama do Clube participa realizando um trabalho social importante?, conclui.

O Interagir tem se destacado recentemente pela promoção de novos talentos do esporte. É caso de dois integrantes do Projeto Interagir. Keni Martins e Charles Quintana, ambos de 14 anos, sagraram-se campeões do Boxe Olímpico, durante o Circuito Estadual de Lutas em Sertão Santana. Ainda nesta semana, o projeto ganhou sala multifuncional que servirá como abrigo para as oficinas pedagógicas e esportivas. Os jogos e sessões de vídeo também ocorrerão neste local.
Para os voluntários, a gratificação está no rosto de cada criança. No Interagir não existe time e sim crianças, adolescentes e parceiros que buscam maior qualidade de vida para todos que fazem parte do projeto. Assim foi no seu primeiro ano em 2007 e assim será nos próximos anos que virão.
> Programas
Programa de Educação e Esporte
Programa Boxe Olímpico/Informática e Grafite
Programa para Jovens Portadores de Necessidades Especiais
Programa de Atividades Motoras para Bebês e Crianças até 6 anos com atraso motor
Programa de Profissionalização e Geração de Renda
Programa Sábado: Futsal/Informática e Danças Gauchescas
> Amigos e Parceiros do Interagir
Sport Club Internacional
Parque Gigante
Fundação do Inter
DTG Lenço Colorado
Consulados do Inter
Tambores de Yokolahoma
Voluntários e amigos anônimos
FASC Fundação de Assistência Social e Cidadania
SMED Secretaria Municipal de Educação
SME Secretaria Municipal de Esportes( estamos iniciando)
PUC/FAENFI e Educação Física
Empresários Trevisan, Lauro Frolich, Sr. Roni da Restinga e colaboradores anônimos.