Olá, Marcos Duarte!

Inter empata com Atlético-MG em BH

Data: 25/10/2008

Por Alexandre Corrêa (textos) e
Alexandre Lops (fotos)
Enviados especiais/Belo Horizonte


Alex mantém sua boa fase, fazendo o primeiro gol e o passe para o segundo



>> Veja  a galeria de fotos do jogo

O Internacional empatou com o Atlético-MG em 2 a 2 na noite deste sábado (25/10), no Mineirão, em jogo válido pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro. Os gols colorados foram de Alex e Sandro. Com o resultado, o Inter manteve a sétima colocação no Brasileirão e está a oito pontos do G4, faltando sete rodadas para o fim da competição. 

Inter e Atlético-MG se enfrentaram no início da noite deste sábado (25/10) no Mineirão em partida válida pela 31ª rodada do Brasileirão. O time colorado buscava a vitória para se aproximar da zona de classificação para a Copa Libertadores. Três pontos em Belo Horizonte deixariam o Inter a seis do G4. O público no Mineirão era pequeno. Apesar disso, a torcida colorada estava presente em bom número com vários integrantes do Consulado de Belo Horizonte.

O técnico Tite não pôde contar com três jogadores da equipe que venceu o Boca Juniors, pela Copa Sul-Americana, na última quarta-feira. Índio e Gustavo Nery, com dores musculares, sequer viajaram para BH. Já o meia D´Alessandro, devido ao desgaste da partida, começou no banco de reservas. Com isso, o Inter teve Lauro; Ângelo, Danny Morais, Bolívar e Marcão; Edinho, Magrão, Andrezinho e Taison; Alex e Nilmar.

Nos últimos sete jogos, o Inter havia vencido cinco, empatado um e perdido um, o que deixou a equipe na sétima colocação do Brasileirão. Já o Atlético vinha de derrota no clássico diante do Cruzeiro no último domingo por 2 a 0. O desgaste podia ser um problema para o Inter na partida. O time atuou difícil partida diante do Boca na quarta, enquanto o Atlético teve a semana toda somente de treinamentos. No primeiro turno, o Inter venceu por 1 a 0 no Beira-Rio, com gol de Nilmar. O atacante colorado é o goleador da equipe na competição com 14 gols.

O time colorado defendia uma invencibilidade de nove partidas diante do Atlético. A última derrota havia sido em 2002 por 3 a 2. Quando os goleiros Lauro e Clemer foram para o gramado realizar o aquecimento, a torcida do Galo vaiou Lauro, que já atuou no Cruzeiro, o grande rival da equipe. O Atlético-MG estava escalado com Juninho, Sheslon, Leandro Almeida, Vinícius e César Prates; Serginho, Márcio Araújo, Elton e Renan Oliveira; Marques e Castillo.

As opções de banco para o técnico Tite eram Clemer (goleiro), Álvaro (zagueiro), Sandro (volante), D´Alessandro (meia), Ramon (meia), Daniel Carvalho (atacante) e Adriano (atacante). O Inter foi para o campo com seu uniforme principal e acompanhado por várias crianças coloradas que moram em Minas Gerais.

"O D´Alessandro sentiu o cansaço da última partida e não tem condições de jogar os 90 minutos. O Taison tem uma saída para o contra-ataque mais rápida e podemos explorar isso", disse o técnico Tite. "Há o risco de meu ferimento abrir de novo, mas a vontade de jogar é mais forte que isso", disse o volante Magrão, antes do jogo, referindo-se ao corte sofrido diante do Boca Juniors.


Mesmo sem marcar gol, Nilmar incomodou o adversário com suas jogadas

Começou o jogo com o Atlético dando a saída. E logo aos15seg, o Atlético início assustando. Renan Oliveira avançou pelo meio e chutou na entrada da área para boa defesa de Lauro. Aos 45seg, o Inter respondeu com Nilmar entrando a dribles na área e chutando sobre o zagueiro Vinícius. O jogo começou em alta velocidade com o Atlético tentando atacar e pressionar a saída de bola do Inter, que também levava perigo nos contra-ataques. Aos 6min, Marques foi à linha de fundo e cruzou para Castillo chutar de primeira e fazer um bonito gol.

Aos 8min, Alex cobrou falta da esquerda, Nilmar tocou de cabeça para a pequena área, mas a zaga salvou com um chutão. Aos 11min, César Prates fez boa jogada, avançou até a entrada da área e chutou forte ao lado do gol. Aos 15min, Nilmar apanhou a bola na entrada da área, enganou o zagueiro, entrou na área e concluiu dividindo com a zaga. Boa iniciativa do atacante colorado.

Depois de um início complicado, o Inter começava a avançar mais com Taison, Nilmar e Alex procurando trocar passes e penetrar na área do time mineiro. Aos 20min, o Inter pressionava com boa troca de passes e empurrava o time mineiro para trás. Um minuto depois, Renan Oliveira chutou cruzado ao lado do gol com perigo. Aos 25min, César Prates arriscou uma cobrança de falta da intemediária, mas a bola subiu e passou longe do gol.

Aos 28min, Castillo recebeu bom passe, entrou na área e chutou para grande defesa de Lauro, mas o árbitro já estava anulando o lance por impedimento. Passados dois minutos, Alex cobrou escanteio, Magrão desviou de cabeça para a pequena área, mas ela passou por Nilmar, que não alcançou. Aos 35min, o Inter dominava o meio-campo e tocava bastante a bola, mas não conseguia as penetrações. O Atlético ficava postado com todos seus jogadores no seu campo.


Magrão foi à campo e mostrou sua habitual raça

Aos 36min, Alex cobrou falta da intermediária, mas a bola subiu demais. Aos 38min, o Inter pressionava. Taison arrancou pelo meio e deu grande passe para Alex, na entrada da área. Alex tentou colocar e a bola passa ao lado do gol com perigo. Boa chance do Inter. Aos 40min, o Inter seguiu com a posse de bola, trocava passes, enquanto o Atlético procurava se defender como podia. Aos 44min, Bolívar arrancou pelo meio e tocou para Ângelo, que foi à linha de fundo e cruzou para defesa tranqüila de Juninho. Final do primeiro tempo. Atlético 1 a 0.

"Nossa equipe melhorou quando começou a tocar a bola", disse o lateral Ângelo. "O jogo está igual, mas eles aproveitaram a única chance e fizeram", avaliou Marcão. "Foi ruim o primeiro tempo, a gente precisa dar uma melhorada", disse Alex. "Eles estão bem fechados, vamos procurar melhorar no ataque no segundo tempo", disse Nilmar, na saída de campo.

O jogo começou complicado para o Inter. Levou um gol logo aos seis minutos, mas, aos poucos, passou a dominar o meio-campo com boas trocas de passes. O Atlético, então, fechou-se bem e dificultou as ações do Inter. A melhor chance do Inter foi em dois chutes de Alex. Um, em cobrança de falta por cima, e outro em conclusão dentro da área, que passou ao lado.

"Vamos tentar retomar os últimos 15 minutos do segundo tempo com mais intensidade e uma marcação melhor", avaliou o técnico Tite.

Logo a 1min, Andrezinho roubou a bola e tocou para Nilmar, que arrancou pela esquerda, entrou na área, mas a zaga conseguiu cortar. Aos 2min, César Prates arrancou pelo meio e concluiu forte para boa defesa de Lauro, em dois tempos. Aos 4min, Marcão recebeu na área grande passe de Andrezinho e foi derrubado!!! Pênalti para o Inter!!! Alex cobrou com paradinha no cantinho e empatou o jogo!!! 1 a 1. Foi o 29º gol de Alex na temporada e o 10º no Brasileirão.

Aos 7min, Marcão novamente apareceu bem na frente e cruzou na medida para Alex, livre na área. O goleador chutou de primeira e quase marcou o gol da virada. O Inter, a exemplo dos últimos minutos do primeiro tempo, dominava o meio-campo na etapa final. O Atlético ficava postado atrás e buscava os contra-ataques. Aos 15min, Andrezinho recebeu na área e cruzou para Nilmar, mas a bola passou por cima dele.

Aos 19min, depois de escanteio cobrado por Petkovic, a bola sobrou para César Prates que cruzou, a bola foi desviada de cabeça e saiu ao lado do gol. Aos 23min, Alex cobrou falta para a área com perfeição para Sandro, que completou de pé direito, de primeira para fazer o gol da virada!!! O Inter virou no Mineirão!!! Foi o primeiro gol de Sandro com a camisa colorada!!!

Aos 26min, D´Alessandro arriscou da intermediária e chutou ao lado do gol com perigo. Quase o terceiro gol do Inter. Aos 28min, Pedro Paulo cruzou e Castillo chutou de primeira para fora. Após um minuto, Pedro Paulo entrou na área, enganou a marcação e chutou rasteiro no cantinho pra fazer 2 a 2. Tudo igual no Mineirão. Aos 32min, Renan Oliveira fez boa jogada, entrou na área e concluiu com perigo. Aos 34min, Castillo recebeu na área e chutou cruzado rasteiro. A bola passou muito perto e quase entrou.

O time da casa cresce depois do gol de empate. O Inter dominava o jogo, mas com o gol mineiro está sendo mais pressionado agora. Aos 35min, Petkovic fez boa jogada pela intermediária e concluiu por cima do gol. O jogo fica emocionante. Os dois times atacam e a partida fica num lá e cá. Aos 41min, Alex lançou para Nilmar que cabeceou e o goleiro Juninho defendeu. Aos 43min, Petkovic recebeu na área e chutou cruzado. A bola desviou na zaga e tocou no pé da trave e foi para escanteio.

Aos 44min, D´Alessandro chutou da entrada da área, o goleiro soltou e Nilmar fez o gol, mas o juiz anulou o lance por impedimento. Aos 46min, D´Alessandro deu grande lançamento para Ângelo que cruzou de primeira para Adriano, na pequena área. O atacante concluiu livre, mas a bola subiu demais. O Inter perdeu a chance do gol da vitória! Final de jogo. Empate em 2 a 2. Com o resultado, o Inter manteve a sétima colocação no Brasileirão e está a oito pontos do G4, faltando sete rodadas para o fim da competição.

"Fizemos o mais difícil, que era virar, mas acabamos tomando um gol em jogada individual", disse Nilmar.

"A gente sai frustrado porque a gente poderia ter valorizado mais a posse de bola", afirmou Alex.

"A gente merecia a vitória", lamentou Edinho. "Posicionamos melhor o time na segunda etapa", avaliou o lateral Marcão.

"Merecíamos a vitória. O Inter mostrou seu futebol de qualidade e foi uma pena não conseguir o gol da vitória", declarou o vice-presidente de futebol, Giovanni Luigi.

> Imagens do jogo e entrevistas

Atlético-MG (2): Juninho, Sheslon, Leandro Almeida, Vinícius (Welton) e César Prates; Serginho, Márcio Araújo, Elton (Petkovic) e Renan Oliveira; Marques (Pedro Paulo) e Castillo. Técnico: Marcelo Oliveira.

Internacional (2): Lauro; Ângelo, Danny Morais, Bolívar e Marcão; Edinho, Magrão (Sandro), Andrezinho (D´Alessandro) e Taison (Adriano); Alex e Nilmar. Técnico: Tite.

Gols: Castillo (A), aos 6min do primeiro tempo, Alex (I), aos 5min do segundo tempo, Sandro (I), aos 23min do segundo tempo, Pedro Paulo (A), aos 29mim do segundo tempo.

Cartões amarelos: Sheslon, Elton, César Prates (A), Ângelo, Alex (I).

Arbitragem: Salvio Spinola Fagundes, auxiliado por Ednilson Corona e Evandro Silveira (trio paulista).

Local: Mineirão, Belo Horizonte-MG.

Voltar