Olá, Marcos Duarte!

Empate com o Náutico no Beira-Rio

Data: 29/10/2008


Inter, de Guiñazu, criou as melhores chances mas acabou sofrendo empate no final

O Internacional empatou em 1 a 1 com o Náutico na noite desta quarta-feira, no Beira-Rio, em jogo válido pela 32ª rodada. Ângelo abriu o placar para o time colorado aos 40min da etapa final, mas os pernambucanos empataram com Vágner, aos 48min. Na próxima rodada, o Inter enfrenta o São Paulo, no Morumbi. 

O Inter foi a campo com desfalques. O técnico Tite não pôde contar com os dois goleadores colorados na temporada: Alex e Nilmar. Alex recebeu o terceiro cartão amarelo, enquanto Nilmar foi vetado pelos médicos por dores musculares. Com isso, o garoto Guto e o atacante Daniel Carvalho receberam oportunidades para iniciar a partida.

A grande notícia da noite, porém, para a torcida colorada foi o retorno do volante Guiñazu, que se recuperou de uma lesão de cotovelo. O argentino se lesionou em partida diante da Universidad Católica, válida pelas oitavas-de-final da Sul-Americana, e teve que ficar de fora de algumas partidas do Brasileirão e do primeiro confronto com o Boca, pelas quartas da Sul-Americana.

O Inter foi confirmado com Lauro; Ângelo, Índio, Bolívar e Marcão; Edinho, Guiñazu, Andrezinho e D´Alessandro; Guto e Daniel Carvalho. Dos 18 jogadores que inciaram o jogo e compuseram o banco, oito são formados pelas categorias de base do Clube. São eles Danny Morais, Sandro, Ramon, Taison, Walter, Edinho, Guto e Daniel Carvalho.

O Náutico foi definido com Eduardo; Ruy, Rafael Vagner, Everaldo e Anderson Santana; Adriano Alves, Reinaldo, Ticão e William; André Oliveira e Gilmar.

Nas arquibancadas estava um convidado ilustre. O zagueiro Nena, integrante do Rolo Compressor, veio ao Beira-Rio assistir à partida. "Estou impressionado com o patrimônio do Internacional. Este estádio Beira-Rio está bonito demais", disse Nena, que hoje reside em Goiânia.

O jogo

A 1min, D'Alessandro e Guiñazu tabelaram e o volante cruzou para Guto, que raspou de cabeça na bola, mas ela não foi em direção ao gol. Aos 2min, Ângelo entrou na área e foi derrubado, mas o juiz Antônio da Hora nada marcou. Um minuto depois, Ruy foi à linha de fundo e cruzou para defesa segura de Lauro.

Os primeiros minutos mostraram que o time pernambucano pretendia jogar bem fechado. Os 11 jogadores marcavam da linha do meio-campo para trás. O  Inter procurava vencer o sistema defensivo com pressão na saída de bola e avanço dos dois laterais para apoiar o ataque.  D´Alessandro chamava o jogo para si e ajudava de forma eficiente na construção de jogadas pelo meio-campo.
 
Aos 6min,  Ângelo tocou para D´Alessandro na área. O meia foi à linha de fundo e rolou para Guinãzu, na entrada da área. O volante ajeitou o corpo e chutou por cima. Aos 13min, Edinho cruzou da direita para Guto, mas Eduardo saiu bem e defendeu. Aos 14min, Daniel Carvalho deu grande toque de primeira para Guto, na entrada da área. O atacante driblou o zagueiro e foi derrubado. Falta perigosa a favor do Inter. Ângelo deu uma bomba na cobrança de falta e Eduardo defendeu parcialmente No rebote, Guto chutou e Eduardo salvou novamente.


Guto domina a bola no peito: atacante ganhou uma chance no time

Aos 16min, D´Alessandro fez boa jogada pela direita e cruzou para Marcão ajeitar de cabeça e Índio chutar forte por cima. Aos 19min, Daniel Carvalho foi lançado e encobriu o goleiro marcando um golaço. Mas o jogo já estava parado por impedimento. Aos 20min, André Oliveira fez boa jogada pela intermediária e chutou forte para defesa de Lauro em dois tempos. Aos 23min, Daniel Carvalho cruzou com efeito da esquerda e Guto, de peixinho, quase alcançou. Aos 24min, Daniel Carvalho cruzou de novo com efeito e mais uma vez a bola quase chegou a Guto na área.

Aos 27min, saiu Andrezinho, lesionado, para a entrada de Taison, no Inter. Aos 29min, Ângelo lançou para Marcão, que cabeceou de primeira para o meio da área, mas o goleiro Eduardo saiu bem do gol e defendeu. No lance seguinte, D´Alessandro deu bom passe para Ângelo na área que chutou rasteiro ao lado do gol. Aos 30min, Daniel Carvalho cruzou da esquerda, o goleiro Eduardo salvou parcialmente. No rebote, o zagueiro afastou para escanteio.

O Náutico levava perigo nos contra-ataques. Aos 32min, Anderson cruzou para Rui na pequena área, mas Bolívar salvou cortando de cabeça. Aos 36min, Taison recebeu na entrada da área e chutou rasteiro para defesa de Eduardo. Momentos depois, Índio retomou a bola no campo do Náutico avançou e concluiu por cima. Aos 37min, depois de uma dividida na entrada da área do Inter, a bola sobrou para William, na área, mas Lauro conseguiu salvar afastando com um chutão.


D'Alessandro tenta a jogada contra a defesa pernambucana, no Beira-Rio

O Inter pressionava, mas não conseguia concluir com precisão. Aos 43min, Daniel Carvalho cobrou escanteio e Marcão cabeceou por cima. Foi o último lance de perigo do primeiro tempo.

O time colorado dominou a primeira etapa, mas não conseguiu criar muitas chances para sair na frente. O time sentiu dificuldades para furar o bloqueio do Náutico, que estava postado todo atrás. A melhor chance saiu em cobrança de falta de Ângelo, que Eduardo salvou em boa defesa.

Ambos os times voltaram sem alterações para a etapa final. O Inter começou pressionando em busca da abertura do placar. Logo aos 2min, D´Alessandro cobrou escanteio, Bolívar tocou de cabeça para Marcão cabecear no travessão. No rebote, Everaldo salvou para escanteio. Quase o gol colorado!!!! Aos 4min, Índio deu grande arrancada, ultrapassou dois marcadores com a bola e chutou de pé esquerdo para boa defesa de Eduardo. Logo em seguida, Marcão avançou pela esquerda e cruzou para Eduardo salvar. Aos 5min, Daniel Carvalho fez boa jogada pela direita, driblou para o meio e chutou no cantinho para outra defesa salvadora de Eduardo.


Daniel Carvalho avança com a bola: Inter teve mais volume de jogo

Aos 8min, D´Alessandro cobrou falta com muito efeito e quase marcou um golaço da intermediária. Aos 9min, Gilmar recebeu na área e chutou rasteiro marcando o gol, mas o juiz anulou o lance por falta do atacante em Edinho. Aos 10min,  D´Alessandro cruzou da direita para Guto, com estilo, cabecear por cima com perigo. A pressão era colorada: aos 11min, D´Alessandro deu grande passe para Daniel Carvalho na área. Ele chutou forte, a bola desviou na zaga e acertou o travessão! Em 11 minutos, o Inter já havia acertado o travessão duas vezes. Aos 14min, Índio recebeu na área, driblou dois e chutou colocado para grande defesa de Eduardo. Por pouco, o zagueiro colorado não marcou um golaço.

Os jogadores do Náutico sentem a pressão e começam a valorizar o tempo. Dos 16 aos 21 minutos, houve três paralisações para atendimento médico aos pernambucanos. Aos 22min, Índio pegou rebote na frente da área e chutou rasteiro ao lado do gol. Aos 24min, Clodoaldo recebeu na área e chutou para defesa salvadora de Lauro.

Aos 28min, sai Guto para a entrada de Walter no Inter. Na sua primeira jogada, Walter recebeu grande passe de D´Alessandro e colocou ao lado do gol, na saída do goleiro. Aos 32min,  Daniel Carvalho cobrou escanteio e Bolívar cabeceou para o zagueiro salvar na pequena área. Depois deste lance, Daniel Carvalho deixou o campo para a entrada do atacante Luiz Carlos. Aos 35min, Luiz Carlos ajeitou para Taison concluir rasteiro para defesa de Eduardo.


Ângelo marcou o seu primeiro gol pelo Inter

De tanto insistir, o Inter chegou ao gol aos 40min: Walter pegou a bola na esquerda e cruzou na medida para Ângelo, que entrou em velocidade e chutou de primeira para fazer um belo gol. Foi o primeiro gol de Ângelo com a camisa colorada.

Aos 42min, Edinho deu bom lançamento para Índio, que entrou na área driblou o goleiro, mas não conseguiu concluir e saiu pela linha de fundo. Aos 48min, após cobrança de escanteio, a bola sobrou para Vágner empatar o jogo e determinar o placar final, no último lance: 1 a 1.

"Faltou um pouco de atenção. Este empate vai nos dificultar", lamentou Marcão.

"A equipe batalhou e teve várias chances de gol, mas tivemos este descuido atrás e foi lamentável", disse Edinho.

"Produzimos bem mais chances ao longo do jogo mas não conseguimos converter em gol. Em uma chance desesperada o Náutico conseguiu empatar. Faltou uma precisão e um ritmo maior para ficarmos com a vitória. Sabíamos que os três pontos eram fundamentais para nos alavancar na competição. Mas enquanto houver chances vamos seguir lutando pela vaga na Libertadores", afirmou o técnico Tite.

O resultado acabou sendo injusto. O Inter jogou bem melhor, fez o gol, acertou duas bolas no travessão e teve 21 escanteios a favor, mas acabou cedendo o empate no último minuto. No próximo domingo, o adversário é o São Paulo, no Morumbi. No momento, o Inter é o oitavo, com 48 pontos.

> Veja os melhores momentos e a coletiva do técnico Tite


 
Internacional (1): Lauro; Ângelo, Índio, Bolívar e Marcão; Edinho, Guiñazu, Andrezinho (Taison) e D´Alessandro; Guto (Walter) e Daniel Carvalho (Luiz Carlos). Técnico: Tite.

Náutico (1): Eduardo; Ruy, Rafael Vagner, Everaldo e Anderson Santana (Alessandro); Adriano Alves, Reinaldo, Ticão e William (Geraldo); André Oliveira (Clodoaldo) e Gilmar. Técnico: Roberto Fernandes.

Gols: Ângelo (I), aos 40min do segundo tempo, Vágner (N), aos 48min do segundo tempo.

Cartões amarelos: Reinaldo, Vágner (N), Daniel Carvalho (I).

Público: 14.464 (12.398 pagantes) / Renda: R$ 186.651,00

Arbitragem: Antonio Hora Filho, auxiliado por Ivaney Alves de Lima e Ailton Farias da Silva (trio sergipano).

Local: Beira-Rio, Porto Alegre.

Fotos: Alexandre Lops

Voltar