Projeto Saci Colorado entra para Rede Parceria Social do Estado
Data: 19/11/2008
O projeto Saci Colorado passa a integrar, a partir desse ano, a Rede Parceira Social, programa ligado à Secretaria de Justiça e do Desenvolvimento Social do Governo do Estado. A iniciativa começou em 2007 e teve na última segunda-feira (17/11) o lançamento da sua segunda edição.
Estiveram presentes no evento o presidente da Fundação de Educação e Cultura do Internacional (FECI), Jorge Vieira da Cunha, e o coordenador geral do projeto Saci Colorado, Paulo Pimentel. ?Esta parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Justiça e do Desenvolvimento Social, é apenas o início de uma grande aliança que está surgindo. A nossa meta para 2009 é ampliar as ações sócio-educativas do projeto para cidades do interior do Estado, através da criação de vários Núcleos do Saci Colorado,?argumentou Pimentel.
O Saci Colorado vai gerenciar o programa que objetiva fomentar a cultura afro-brasileira e o atendimento da população em vulnerabilidade social com vistas à valorização da diversidade étnico-cultural brasileira. A FECI atuará como âncora no processo e a empresa Wal-Mart será responsável pela destinação dos recursos. Conforme a assessoria de imprensa da Secretaria de Justiça , da primeira edição, em 2007, ao segundo ano de implantação, o programa deverá ampliar seu alcance de 64 para 100 cidades. O número de empresas parceiras passou de nove para 17, o que representa um crescimento no volume de recursos, investidos de R$ 6 milhões para R$ 8,5 milhões. A Rede Parceria Social chega a esta edição com a projeção de aumentar o número de pessoas atendidas de 25 mil para 35 mil pessoas.
A cerimônia contou com a presença da governadora do Estado Yeda Crusius, do secretário da Justiça e do Desenvolvimento Social (SJDS), Fernando Schüler, da presidente do Comitê de Ação Solidária, Tarsila Crusius, do presidente do Conselho de Comunicação do governo do Estado, Carlos Crusius, da secretária de Adminsitração e Recursos Humanos, Maria Eleonor Carpes, do senador Sérgio Zambiasi, dos deputados estaduais Nelson Marquezan Júnior e Edison Brum, e representando a Câmara Municipal de Porto Alegre, o vereador Maurício Dziedricki, além de diretores e representantes das empresas privadas e ONGs envolvidas na iniciativa.