Olá, Marcos Duarte!

Inter assina parceria ambiental com prefeitura de Porto Alegre

Data: 24/11/2008

Crianças do Saci Colorado atuarão como patrulheiros na preservação dos arroios

A Fundação de Educação e Cultura do Sport Club Internacional (FECI), através do projeto Saci Colorado, promoveu a assinatura da parceria entre o Clube e Prefeitura da Capital para despoluição do Arroio Santo Agostinho. O evento que ocorreu no auditório da FECI, nesta segunda-feira (24/11), reuniu autoridades municipais, entre eles o prefeito de Porto Alegre, José Fogaça, e os secretários municipais, Clênia Maranhão e Clóvis Magalhães.


Prefeito José Fogaça discursa (C) entre o presidente da FECI, Jorge Luiz Vieira da Cunha (E), e o 2º vice-presidente do Inter, Mário Sério Martins

Na oportunidade, o Internacional esteve representado pelo presidente da FECI, Jorge Luiz Vieira da Cunha, pelo 2º vice-presidente do Clube, Mário Sérgio Martins, e pelo coordenador do Saci Colorado, Paulo Pimentel. A apresentação foi realizada pelo coordenador pedagógico do projeto, Joaquim Proença.

O Inter e a prefeitura têm andado lado a lado no que diz respeito à elaboração de projetos sociais para a comunidade de Porto Alegre. A Escola Rubra, o Espaço da Mulher Colorada e o Interagir são exemplos de como esta dobradinha tem obtido sucesso nos últimos tempos. A manhã desta segunda-feira serviu para consolidar essa integração através do projeto Arroio é Vida, desenvolvido pelo Programa de Governança Solidária Local. Maria Amália Martini, coordenadora da região norte do programa, coloca que a iniciativa nasceu na Escola Décio Martins Costa.


Joaquim Proença (E), coordenador pedagógico da FECI, Clênia Maranhão, secretária municipal, Jorge Luiz Vieira da Cunha, José Fogaça e Mário Sérgio Martins

Segundo ela, o termo de parceria foi assinado com o intuito de ampliar o projeto para outros arroios de Porto Alegre e também para conscientizar os moradores de cada região a não utilizar os riachos como depósitos de lixos. ?O proponente desta ação é o Internacional, que trará as crianças do Saci Colorado como patrulheiros ambientais, na intenção de melhorar a natureza da nossa capital. Em seguida, pretendemos direcionar para outras escolas esse sentido de preservação?, afirmou.

O presidente de FECI, Jorge Luiz Vieira da Cunha, fez questão de ressaltar a importância do meio ambiente na nova jornada social do Inter. ?O objetivo da FECI será de trabalhar o conhecimento das crianças na preservação do espaço onde elas vivem. Queremos que esses jovens passem uma lição ambiental aos mais velhos e às próximas gerações?, salientou. Pouco antes do ato da assinatura, as primeiras damas do Internacional e da Prefeitura, Constance Piffero e Isabela Fogaça, chegaram para prestigiar a ocasião.


Inter Social: Vieira da Cunha (E) assina mais uma parceria colorada na área sócio-ambiental

O prefeito José Fogaça sublinhou a responsabilidade social da Academia do Povo ao promover projetos semelhantes ao Arroio é Vida. ?Estou muito satisfeito e feliz de compartilhar com o Clube o desenvolvimento de novas iniciativas. O projeto Saci Colorado tem quatro anos e o Interagir completou um ano bem sucedido, com resultados significativos. O nosso programa Cidade Escola encontra no Internacional uma das maiores e melhores respostas para as nossas metas que consistem em transformar o município em uma verdadeira escola?, finalizou. 

Com a parceria firmada, a cerimônia seguiu com os discursos de Jorge Luiz Vieira da Cunha, do 2º vice-presidente do Clube, Mário Sérgio Martins, e do prefeito José Fogaça. Martins argumentou que o projeto Arroio é Vida pode ser interpretado como a legitimação da relação entre o Inter e a Prefeitura. Fogaça conclamou as crianças do Saci Colorado, que lotaram o auditório FECI, no sentido de cumprir a sua tarefa como patrulheiros ambientais. O prefeito alçou o Clube do Povo como uma das riquezas de Porto Alegre.

Voltar