Olá, Marcos Duarte!

Saci Colorado firma parceria para ajudar jovens desabrigados

Data: 25/11/2008

O projeto social do Sport Club Internacional Saci Colorado firmou, neste ano, uma parceria que ajudou no desenvolvimento do programa Asteróide. A iniciativa foi criada pela Câmara Rio-Grandense do Livro em 2000 e consiste em acolher os meninos de rua que moram no entorno da Praça da Alfândega, no centro de Porto Alegre. Crianças e adolescentes do Asteróide, que antes tinham acesso a atividades na área artística e de educação durante a Feira do Livro, agora obtiveram o direito de perpetuarem esse aprendizado. Os jovens começaram a matricular-se no último dia 19 desse mês.

Eles vão ter acesso a aulas de informática na biblioteca da Fundação de Educação e Cultura do SC Internacional (FECI). As aulas iniciarão no dia 15 de dezembro e irão até o fim de janeiro. Todos os meninos são moradores de rua, mas alguns deles freqüentam a escola, por isso a idéia é realizar as atividades nos períodos da manhã e da tarde, para que nenhum desses jovens fique impossibilitado de participar do curso. A finalidade das oficinas é buscar democratização à informação digital. ?É bom salientar que estamos garantindo um direito a esses meninos e não praticando caridade?, explicou o coordenador técnico do Saci Colorado, Joaquim Proença.

A coordenadora da Área Infantil e Juvenil da Feira do Livro, Sônia Zanquetta, salientou a importância do convênio. ?Pela primeira vez alguns deles vão ter a oportunidade de desenvolverem algo em suas vidas. Agora é agarrar com unhas e dentes essa chance?, observou. Richard, de 16 anos, vive na rua, mas dorme no lar Dom Bosco. Sem muito convívio com o estudo, ele acredita que essa é a oportunidade da sua vida.

A diretora do Departamento de Trabalho da Secretaria de Justiça e Desenvolvimento Social, Carla Zitto, defende que a atuação em rede é a melhor forma para ter sucesso em trabalhos desse gênero. ?Nós enxergamos a possibilidade de concretizar o que é a política pública e assim obter impacto na luta contra a desigualdade social?, a diretora do Departamento de Trabalho da Secretaria de Justiça e Desenvolvimento Social, Carla Zitto, defende que a atuação em rede é a melhor forma para ter sucesso em trabalhos sociais. ?Nós enxergamos a possibilidade de concretizar o que é política pública e assim obter impacto na luta contra a desigualdade social?, finalizou. 

Voltar