Sócio: saiba tudo sobre a eleição do Inter
Data: 11/12/2008
Votação com a participação direta dos sócios será realizada no Gigantinho e em núcleos eleitorais no Interior do Estado no próximo dia 13
O quadro social do Sport Club Internacional tem um importante compromisso no próximo dia 13 de dezembro (sábado). Na oportunidade, será escolhido o presidente do Clube para o biênio 2009-2010, em Assembléia Geral com a participação direta dos sócios no Ginásio Gigantinho, em Porto Alegre, e em oito cidades definidas como núcleos eleitorais: Santa Maria, Passo Fundo, Caxias do Sul, Bagé, Pelotas, Uruguaiana, Santa Cruz do Sul e Santo Ângelo (veja a lista abaixo).
Será uma eleição dupla para os cerca de 25 mil associados habilitados a participar do pleito, que irão escolher entre a Chapa 1 (situação) e Chapa 2 (oposição) para presidente, além de votar entre três chapas para renovação de 150 integrantes do Conselho Deliberativo.
> CLIQUE AQUI E CONFIRA AS CHAPAS PARA PRESIDENTE E CONSELHO
> CONFIRA OS NÚCLEOS ELEITORAIS DO INTERIOR
Saiba como proceder no dia da eleição:
Horário de votação: das 9 às 17 horas.
Quem pode votar
O segundo turno da eleição direta será definido pelos sócios titulares maiores de 16 anos completos até a data da eleição (13/12/08). Os associados devem estar cadastrados junto ao Clube, no mínimo, há dois anos (até o dia 31/12/2006). Para exercer o direito de voto, é necessário que a mensalidade estivesse em dia até o dia 31 de outubro de 2008. Estão também habilitados para votar:
- Sócios das categorias ?remido? e ?paraninfo?;
- Sócios do Parque Gigante com data de admissão até 12/11/1990;
Documentos necessários para votar
Os eleitores devem apresentar a carteirinha de sócio juntamente com um documento de identidade com foto.
Como será a votação para presidente
A votação será feita através de urnas eletrônicas cedidas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), assim como foi no primeiro turno realizado no Centro de Eventos do Beira-Rio. Serão 30 urnas somente no Gigantinho e uma em cada núcleo eleitoral no Interior.
O sócio irá digitar o número correspondente à chapa na qual deseja votar. Por exemplo: digita o número 1 e em seguida pressiona a tecla ?Confirma? para votar na Chapa 1. Para votar na Chapa 2, digita o número 2 seguido da confirmação da escolha. O mesmo ocorre na hora de escolher a chapa para renovação do Conselho. O associado irá votar no número correspondente à chapa que deseja eleger, 1, 2 ou 3.
Como será a eleição para o Conselho
- Cada associado votará em uma única chapa (1, 2 ou 3), em sua composição completa, sendo os votos computados para toda a chapa.
- A eleição será proporcional, ou seja, cada chapa elegerá o número de conselheiros proporcional ao número de votos recebidos.
- Para que a chapa alcance representação terá que obter no mínimo 15% do total dos votos válidos, computados os votos em branco.
- A proporcionalidade será definida pelo quociente eleitoral.
- O quociente eleitoral é determinado dividindo-se o número obtido pela soma total dos votos válidos apurados, computados os votos em brancos, pelo de lugares a preencher, desprezada a fração, se igual ou inferior a meio; equivalente a um, se superior.
Período dos mandatos do presidente e dos conselheiros
Os conselheiros têm mandato de quatro anos, enquanto o presidente, o primeiro vice-presidente e o segundo vice-presidente contam com mandatos de dois anos.
Sócios poderão votar no Interior do Estado
Afora a sede de Porto Alegre, serão disponibilizadas urnas eletrônicas em oito cidades denominadas núcleos eleitorais no Interior do Rio Grande do Sul. O TRE delimitou os núcleos (regiões) baseado no padrão utilizado nas eleições governamentais.
É importante lembrar que o sócio votará no local referente ao seu cadastro de associação. Os sócios residentes em Santa Catarina e outros Estados poderão votar somente em Porto Alegre.