Títulos do Brasileirão completam aniversário
Data: 11/12/2008
O mês de dezembro traz excelentes recordações para os colorados. Foi no último mês do ano que o Inter conquistou os três títulos brasileiros, em 1975, 76 e 79, este de forma invicta. O site do Inter resgata estes momentos marcantes da história colorada reproduzindo os vídeos com os gols dos títulos nacionais. Na próxima semana, também será rememorada a antológica conquista do Mundial Interclubes Fifa, ocorrida no dia 17 de dezembro de 2006. Não perca!
Os 33 anos da primeiro título brasileiro
Depois de criar uma verdadeira geração de super atletas dentro das categorias de base, o Internacional começou a colher os frutos do bom trabalho. O campeonato de 1975 foi a oportunidade perfeita para que o Inter pudesse, pela primeira vez, mostrar a força do futebol gaúcho. O adversário na final foi o Cruzeiro, e a conquista veio na tarde de 14 de dezembro de 1975 no Beira-Rio. O time de Minas Gerais tinha Raul Plassman, Piazza, Nelinho e Joãozinho, mas ainda assim não foi páreo para a equipe de Don Elias Figueroa. O zagueiro chileno se encarregou de parar o ataque cruzeirense e marcar o único gol da partida. O chamado ?Gol iluminado?.
Inter 1x0 Cruzeiro: Final do Brasileirão 1975
O Inter, treinado por Rubens Minelli, foi a campo com seguinte formação: Manga; Valdir, Figueroa, Hermínio, Chico Fraga; Caçapava, Falcão, Carpegiani ; Valdomiro, Flávio e Lula. Ali iniciava o ciclo de grandes conquistas do Internacional no Campeonato Brasileiro.
Bicampeonato completa 32 anos
Há 32 anos, em Porto Alegre, o Internacional escrevia mais uma página gloriosa da sua história no futebol brasileiro. Em 12 de dezembro de 1976, o time colorado enfrentava o Corinthians no Beira-Rio. Em uma atuação memorável, o time treinado por Rubens Minelli venceu a equipe paulista por 2 a 0 e alcançou o bicampeonato brasileiro.
Inter 2x0 Corinthians: Final do Brasileirão 1976
O Internacional entrou em campo com Manga; Cláudio, Figueroa, Marinho Peres e Vacaria; Caçapava, Falcão e Batista; Valdomiro, Dario e Lula. Os gols foram marcados por Dario, aos 29 minutos do primeiro tempo, e Valdomiro, em cobrança de falta magistral, aos 12 da etapa final. Com a segunda conquista consecutiva, o Internacional começava a construir a imagem de dono do Brasil na década de 70.
Os 29 anos do tricampeonato invicto
Em 1979 houve uma mobilização muito grande para recuperar a decepção no Gauchão, quando o Inter ficou em terceiro lugar. E foi difícil montar uma equipe, porque qualquer jogador em que o Inter estivesse interessado custava o dobro do que poderia pagar. A torcida, revoltada, jamais poderia imaginar o que viria a seguir. O Inter deu uma incrível volta por cima e trilhou um caminho que jamais foi repetido por qualquer time do Brasil, foi novamente campeão brasileiro, pela terceira vez e sem perder um jogo, invicto.
Muitos jogadores foram trazidos de outros estados e até mesmo do Exterior. Entre eles estão Benitez, Cláudio Mineiro, Bira e Mário Sérgio. Mas somente no Campeonato Brasileiro é que a torcida veria a verdadeira força da nova equipe, que não lembraria nem de perto o time que disputara o Gauchão do mesmo ano. O Inter do técnico Ênio Andrade disputou 23 partidas na competição e não foi derrotado em nenhuma. Os colorados podiam comemorar o título inédito para clubes do Brasil: Campeão Brasileiro Invicto. Feito que jamais foi igualado até hoje no nosso futebol.
Compilação das finais do Brasileirão 79: Inter x Vasco
Era incrível. Os adversários entravam em campo sabendo que seriam derrotados pelo time vermelho. O rival Grêmio também se rendeu, e foi derrotado por 1 x 0 em um gol de falta cobrada por Jair. Mas muitos outros caíram diante do time do Beira-Rio. Entre eles o temido Palmeiras do técnico Telê Santana, que foi batido em pleno Morumbi por 3 x 2, numa partida exuberante de Falcão. Em Porto Alegre, foi só garantir o 1 x 1 e esperar o Vasco da Gama na final.
No jogo de ida, no Rio de Janeiro, foi a vez do reserva Chico Spina brilhar com dois gols, que praticamente deram o título antecipado ao Inter: 2 a 0. Faltava apenas um jogo para a torcida comemorar o tricampeonato.
Finalmente, no dia 23 de dezembro, em um Beira-Rio completamente lotado, o Internacional se sagraria campeão. Mais uma vitória, desta vez por 2 x 1, em cima do Vasco. Jair e Falcão marcaram os gols. A terceira estrela estava posta, brilhante e orgulhosa, no peito de todos os colorados. Confira o time que atuou na final: Benítez; João Carlos, Mauro Pastor, Mauro Galvão, Cláudio Mineiro; Batista, Falcão, Jair; Valdomiro (Chico Spina), Bira e Mário Sérgio.