Olá, Marcos Duarte!

Dezembro de glórias coloradas

Data: 24/12/2008

Os 33 anos do  primeiro título brasileiro

Depois de criar uma verdadeira geração de super atletas dentro das categorias de base, o Internacional começou a colher os frutos do bom trabalho. O campeonato de 1975 foi a oportunidade perfeita para que o Inter pudesse, pela primeira vez, mostrar a força do futebol gaúcho. O adversário na final foi o Cruzeiro, e a conquista veio na tarde de 14 de dezembro de 1975 no Beira-Rio. O time de Minas Gerais tinha Raul Plassman, Piazza, Nelinho e Joãozinho, mas ainda assim não foi páreo para a equipe de Don Elias Figueroa. O zagueiro chileno se encarregou de parar o ataque cruzeirense e marcar o único gol da partida. O chamado ?Gol iluminado?.


Inter 1x0 Cruzeiro: Final do Brasileirão 1975

O Inter, treinado por Rubens Minelli, foi a campo com seguinte formação: Manga; Valdir, Figueroa, Hermínio, Chico Fraga; Caçapava, Falcão, Carpegiani ; Valdomiro, Flávio e Lula. Ali iniciava o ciclo de grandes conquistas do Internacional no Campeonato Brasileiro. 

Bicampeonato completa 32 anos

Há 32 anos, em Porto Alegre, o Internacional escrevia mais uma página gloriosa da sua história no futebol brasileiro. Em 12 de dezembro de 1976, o time colorado enfrentava o Corinthians no Beira-Rio. Em uma atuação memorável, o time treinado por Rubens Minelli venceu a equipe paulista por 2 a 0 e alcançou o bicampeonato brasileiro.


Inter 2x0 Corinthians: Final do Brasileirão 1976

O Internacional entrou em campo com Manga; Cláudio, Figueroa, Marinho Peres e Vacaria; Caçapava, Falcão e Batista; Valdomiro, Dario e Lula. Os gols foram marcados por Dario, aos 29 minutos do primeiro tempo, e Valdomiro, em cobrança de falta magistral, aos 12 da etapa final. Com a segunda conquista consecutiva, o Internacional começava a construir a imagem de dono do Brasil na década de 70. 

Os 29 anos do tricampeonato invicto

Em 1979 houve uma mobilização muito grande para recuperar a decepção no Gauchão, quando o Inter ficou em terceiro lugar. E foi difícil montar uma equipe, porque qualquer jogador em que o Inter estivesse interessado custava o dobro do que poderia pagar. A torcida, revoltada, jamais poderia imaginar o que viria a seguir. O Inter deu uma incrível volta por cima e trilhou um caminho que jamais foi repetido por qualquer time do Brasil, foi novamente campeão brasileiro, pela terceira vez e sem perder um jogo, invicto.

Muitos jogadores foram trazidos de outros estados e até mesmo do Exterior. Entre eles estão Benitez, Cláudio Mineiro, Bira e Mário Sérgio. Mas somente no Campeonato Brasileiro é que a torcida veria a verdadeira força da nova equipe, que não lembraria nem de perto o time que disputara o Gauchão do mesmo ano. O Inter do técnico Ênio Andrade disputou 23 partidas na competição e não foi derrotado em nenhuma. Os colorados podiam comemorar o título inédito para clubes do Brasil: Campeão Brasileiro Invicto. Feito que jamais foi igualado até hoje no nosso futebol.


Compilação das finais do Brasileirão 79: Inter x Vasco

Era incrível. Os adversários entravam em campo sabendo que seriam derrotados pelo time vermelho. O rival Grêmio também se rendeu, e foi derrotado por 1 x 0 em um gol de falta cobrada por Jair. Mas muitos outros caíram diante do time do Beira-Rio. Entre eles o temido Palmeiras do técnico Telê Santana, que foi batido em pleno Morumbi por 3 x 2, numa partida exuberante de Falcão. Em Porto Alegre, foi só garantir o 1 x 1 e esperar o Vasco da Gama na final.

No jogo de ida, no Rio de Janeiro, foi a vez do reserva Chico Spina brilhar com dois gols, que praticamente deram o título antecipado ao Inter: 2 a 0. Faltava apenas um jogo para a torcida comemorar o tricampeonato.

Finalmente, no dia 23 de dezembro, em um Beira-Rio completamente lotado, o Internacional se sagraria campeão. Mais uma vitória, desta vez por 2 x 1, em cima do Vasco. Jair e Falcão marcaram os gols. A terceira estrela estava posta, brilhante e orgulhosa, no peito de todos os colorados. Confira o time que atuou na final:  Benítez; João Carlos, Mauro Pastor, Mauro Galvão, Cláudio Mineiro; Batista, Falcão, Jair; Valdomiro (Chico Spina), Bira e Mário Sérgio.

O mundo é do Inter

São lembranças que jamais serão esquecidas. No dia 17 de dezembro de 2006, o Internacional venceu Barcelona no Estádio de Yokohama, no Japão, e conquistou título do Mundial Fifa. O gol marcado por Adriano aos 36min do segundo tempo ainda está vivo na memória de cada colorado. Clique aqui e saiba mais!


Clique exclusivo da história conquista no Japão

A inédita Sul-Americana

O Internacional foi campeão invicto da Copa Sul-Americana. Em uma final eletrizante, o time colorado venceu o Estudiantes La Plata por 1 a 0 na prorrogação. Nilmar marcou o gol do título inédito. No tempo normal, o time de La Plata venceu por 1 a 0. O Inter é o primeiro clube brasileiro a erguer a taça da competição. Nos seus 99 anos, o clube conquistou todos os títulos que disputou. Clique aqui e saiba mais sobre o título!


Bastidores da conquista da Sul-Americana

Voltar