O primeiro contato com a bola
Data: 07/01/2009
Por Alexandre Corrêa (texto) e
Alexandre Lops (fotos)
Enviados especiais/Bento Gonçalves
Logo no seu primeiro dia de trabalho na pré-temporada, o grupo colorado já teve contato com a bola. O técnico Tite orientou um trabalho técnico-tático na parte da tarde proporcionando o primeiro contato com a bola da equipe, no gramado da Associação Geremia, em Bento Gonçalves. O primeiro dia foi de muito suor e esforço de todos.
Com uma boa presença de público, o Internacional realizou o seu primeiro trabalho com bola na tarde desta quarta-feira em Bento Gonçalves. Ao contrário de outras pré-temporadas, onde o contato com a bola era mais tardio, desta vez a comissão técnica decidiu trabalhar desde o começo com ela. ?Não vejo a preparação física separada da parte tática e técnica. Todos os elementos fazem parte de um todo?, disse o técnico Tite, na sua primeira entrevista coletiva realizada na última terça-feira.

Treino com bola movimentou o grupo colorado na tarde desta quarta-feira
Tite orientou uma série de trabalhos de toque de bola, movimentação, troca de passes, lançamentos e marcação, utilizando partes reduzidas do gramado. O garoto Marinho, contratado ao Fluminense, foi bem em seus primeiros movimentos com os companheiros. Com muita habilidade como se fora um jogador de futsal, o jogador conseguiu bons lances. ?Meu futebol é de velocidade e habilidade. Procuro o drible com objetividade?, explicou Marinho.

Marinho mostrou habilidade na Serra
Antes dos trabalhos com bola, porém, o grupo foi submetido a exercícios puxados pelo preparador físico Fábio Mahseredjan. Ao seu comando, os atletas tinham que dar piques curtos, giros, cambalhotas e flexões. Apesar do esforço grande, o grupo demonstrou bastante descontração e brincou com Mahseredjan, como se ele fosse um sargento e os jogadores, os soldados. Enquanto isso, a torcida presente se divertia com o clima descontraído dos atletas.

Grupo trabalhou forte mas não perdeu o bom humor
Para a quinta-feira, o treino será realizado em dois turnos novamente. Aliás, os treinos nos 12 dias de pré-temporada serão sempre em dois turnos, com exceção dos dias 10 e 14, quando haverá treinamentos em um turno apenas. Tudo para deixar o grupo bem preparado para as disputas das seis competições que tem pela frente: Gauchão, Copa do Brasil, Brasileirão, Copa Suruga, Recopa e Sul-Americana. ?Estamos nos sacrificando agora para colher os frutos mais adiante?, disse o zagueiro Índio.
Notas coloradas
- O zagueiro Álvaro sentiu uma dor no tendão e ficou alguns minutos de fora do treinamento. Segundo o jogador, isto se deve a uma readaptação às ataduras ao redor do pé. ?Esta dor dura uns três ou quatro dias até eu pegar ritmo de treinamento. Depois passa?, explicou Álvaro.
- O zagueiro Sorondo trabalhou com os fisioterapeutas Mauren Mansur e Rodrigo Rossatto, no gramado da Associação Geremia. O jogador está na fase final do seu trabalho e deverá em breve estar à disposição do técnico Tite. Sorondo está sendo naturalizado brasileiro e, desta forma, não contará mais como um estrangeiro na equipe.

Sorondo treina com os fisioterapeutas na Serra Gaúcha
- O novo preparador de goleiros Jorge Azevedo trabalhou com os goleiros Lauro, Agenor e Muriel em uma das goleiras do gramado.

Lauro ouve a orientação do preparador de goleiros Jorge Luiz
- O presidente Vitorio Piffero e os assessores de futebol Giovanni Luigi e Cuca Lima chegaram à concentração do Inter no final da tarde. Vitorio foi saudado pela torcida na sua chegada ao hotel.
- O vice-presidente de futebol, Fernando Carvalho, é um dos mais procurados pelos torcedores para os autógrafos. O dirigente concede tantos autógrafos quanto os jogadores.
